6 dicas para ficar rico: você também pode alcançar a riqueza!

O seu sonho é ficar rico? Não perca mais tempo e atente-se a estas dicas para ficar rico.

Se você sair perguntando por aí qual é o maior sonho das pessoas, com certeza vai ouvir muito “ficar rico” como resposta. Isso certamente envolve possuir uma grande quantidade de dinheiro para fazer muitas viagens, ter a casa dos sonhos ou ajudar muitas pessoas. Não importa a finalidade, o que interessa é que as pessoas sonham em adquirir e usufruir do dinheiro. Por isso, neste texto, juntamos algumas dicas para ficar rico, provando que isso não precisa ser um sonho distante, mas uma possibilidade bastante realista.

Claro que ficar rico envolve muito esforço e não acontece de uma hora para outra. É preciso ter planejamento, não cair em tentações e seguir firme o plano, muitas vezes se abstendo de alguns supérfluos agora para poder aproveitar mais tarde. E, quanto mais rico você é, ou seja, quanto mais dinheiro você tiver, maior a probabilidade de fazer mais dinheiro.

6 dicas para ficar rico

 

Crie um plano

Tudo começa com um plano, um planejamento. Por isso, entre as dicas para ficar rico, essa é a primeira! Coloque no papel quanto dinheiro você tem para investir, quanto você pode aplicar mensalmente e quais são os seus gastos e rendas atuais. Também tenha em mente um valor que você considere “ser rico”. Se você for o provedor principal de sua família, é preciso envolver todo mundo nesse processo. 

 

Aumente sua renda

Quanto mais dinheiro investido, mais dinheiro você terá. Por isso, aumentar a sua renda é importante. Você tem um apartamento? Que tal alugar aos finais de semana e feriados pelo Airbnb? Tem um carro? Que tal trabalhar como Uber nos finais de semana? Tudo isso ajuda a ter mais dinheiro e investir para conquistar o seu objetivo. 

 

Informe-se

Uma das principais dicas para ficar rico é aprender o que você puder sobre investimentos. Leia análises de mercado, acompanhe o mercado, faça cursos online e presenciais, converse com quem entende do assunto. Quando você menos esperar, irá deter uma quantidade de informações suficientes para arriscar um pouquinho mais nos investimentos e ter a possibilidade de ganhar mais. 

 

Economize!

Não adianta focar em ficar rico sem economizar. Aqui, qualquer gasto a menos é válido. Utilizar produtos mais baratos, buscar opções de lazer que não envolvam gastar dinheiro, como ir a parques, andar de bicicleta etc. Economize água, luz, internet, roupas, calçados, comida e tudo o que você conseguir. Viva do básico e esqueça os supérfluos. É assim que se começa a juntar dinheiro.

 

Abandone o cartão de crédito

A maioria das pessoas que adquire um cartão de crédito o faz para utilizar em casos de emergência. Mas sabemos que isso não acontece, grande parte delas acaba gastando muito mais do que deveria, parcelando compras e perdendo totalmente a noção dos gastos. Para quem quer economizar, o cartão de crédito é uma grande furada. Livre-se dele de uma vez por todas! Gaste somente o que você se propôs a gastar lá no seu planejamento. 

 

Procure uma corretora de investimentos

Não entre sozinho no mercado de investimentos, sempre tenha alguém para te ajudar, pelo menos no início. Uma boa dica é uma corretora de investimentos que, diferentemente dos bancos, conseguem ser mais imparciais na hora de indicar investimentos a seus clientes.

Em quanto tempo você quer ficar rico?

Todas as ações acima precisam ser realizadas considerando o tempo no qual você quer atingir sua meta. Isso precisa ficar bem claro lá no planejamento e você precisa conversar sobre isso com seu corretor de investimentos. Ele irá lhe dizer se sua meta é plausível, se você vai precisar economizar mais dinheiro, aumentar mais a renda ou mesmo focar em um tempo maior para ficar rico. 

Como dissemos acima, o planejamento é uma das dicas para ficar rico mais importantes, já que é ali que você irá pontuar tudo o que você precisa fazer, como e ao longo de quanto tempo. Não meça energias para essa parte do seu projeto. Planeje tudo muito bem e não saia da linha. Foco e determinação serão essenciais para que você atinja seus objetivos.

Quais são os investimentos ideais para você?

Colocamos essa pergunta como um subtítulo porque sabemos que as pessoas costumam questionar sobre investimentos ideais. A resposta é que isso não existe. Cada pessoa tem um objetivo e um perfil de investidor, estando disposta a correr mais ou menos riscos. A princípio, títulos de renda fixa são menos arriscados. 

No entanto, também obtêm menos rendimentos. Muitas pessoas costumam apostar em uma carteira diversificada, equilibrando o risco entre os investimentos, como CDB, LCI e Tesouro Direto (todos títulos de renda fixa), e títulos de renda variável, como ações, por exemplo. 

De qualquer forma, é preciso conversar com quem entende, como um corretor, e também estudar o mercado, como já abordado acima. A Capital Research é uma empresa que está sempre buscando informações e realizando análises sobre investimentos. 

Basta cadastrar-se no site e escolher o modo de assinatura (Lite ou Premium) e começar a receber conteúdo sobre carteiras de investimento, ações, renda fixa e fundos imobiliários. Para saber mais como trabalhamos, envie um e-mail para atendimento@capitalresearch.com.br.

Recomendados

Investimentos

Capital especulativo: como funciona e como ganhar dinheiro

Entenda mais sobre esse tipo de ação de mercado e conheça melhor suas vantagens e ...

4 anos atrás

Investimentos

Finanças comportamentais: 5 segredos para investir melhor

As finanças comportamentais revelam erros comuns dos investidores iniciantes. ...

4 anos atrás

Investimentos

Como investir em ações com pouco dinheiro: passo a passo

Aprenda como investir e comprar ações com pouco dinheiro, confira nosso passo a ...

4 anos atrás