Saiba tudo sobre agenda de dividendos. Veja como nós explicamos aqui.

Uma das formas de se ganhar dinheiro com ações é pelo recebimento de parte dos lucros das empresas. Entenda como funciona a agenda de dividendos

O mercado de ações é um ambiente no qual são negociadas frações do patrimônio de empresas de capital aberto. É possível que qualquer pessoa compre frações dessas companhias e também fique suscetível aos seus lucros ou prejuízos. Não é tão simples calcular os possíveis ganhos ao se adquirir ações de uma empresa, mas um pouco de conhecimento sobre o mercado pode fazer com que você consiga obter grandes lucros e até viver de renda.

Existem muitas formas de se ganhar dinheiro com ações, como:

 

Aumento no valor da ação

Essa é a forma mais comum de se ganhar dinheiro comprando ações. Se a empresa aumenta seus lucros, o mercado valoriza suas ações.

 

Dividendos

Os dividendos são valores que os acionistas recebem com a participação nos lucros da empresa. Eles são pagos de acordo com uma agenda de dividendos, que é sobre o que trataremos a seguir.

O que são dividendos

Explicando melhor esse conceito, os dividendos são valores que a empresa paga aos acionistas quando registra lucro. Ela, no entanto, não é obrigada a dividir todo o lucro, podendo também reinvesti-los em projetos de expansão, recomprar ações ou pagar dívidas ou ainda utilizar uma parte para isso e outra para pagar dividendos.

No Brasil, a maioria das empresas da Bolsa de Valores distribui pelo menos 25% do lucro líquido aos seus acionistas, de acordo com os seus devidos estatutos. Isso porque os papéis das ações em sua maioria não variam muito de preço, e assim o pagamento de dividendos é o maior ganho dos acionistas, que, por sua vez, reinvestem na empresa. O pagamento de dividendos também leva à conquista de novos acionistas.

As melhores pagadoras de dividendos são empresas que normalmente não são tão afetadas em momentos turbulentos na política e economia. Ou seja, essas companhias conseguem obter bons lucros mesmo quando a conjuntura interna e externa não vai bem. 

Agenda de dividendos: como são pagos os dividendos

A agenda de dividendos é uma previsão que a empresa realiza de quando serão pagos os valores relacionados ao lucro de um determinado período. Primeiro, vamos aos diferentes tipos de pagamentos de dividendos. São eles:

  • Em dinheiro: O acionista recebe o valor em dinheiro, na sua conta e pode reinvestir em ações da empresa. 
  • Em ações: O pagamento neste caso é realizado por meio de ações adicionais da empresa. 
  • Dividendo especial: Também chamados de dividendos one-time, compartilhado fora das datas habituais da agenda de dividendos. Isso acontece quando uma empresa realiza um negócio, como a venda de parte dela, por exemplo. 
  • Juros sobre Capital Próprio (JCP): É similar aos dividendos, mas possui imposto de 15% para o investidor e isenção fiscal para a empresa. Isso leva as empresas a distribuir mais lucros dessa forma. 
  • Direitos de subscrição: Quando uma empresa emite mais ações, pode conceder aos acionistas o direito de comprá-las antes do mercado, por vezes com valores mais baixos que ao público em geral. 

Como é feita a agenda de dividendos das empresas

A agenda de dividendos segue um protocolo, que acontece da seguinte forma:

– Primeiro, o pagamento precisa ser aprovado pelo Conselho de Administração da empresa.

– Depois, é preciso aprovar o pagamento na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que fiscaliza o mercado financeiro.

– Em seguida, as datas de pagamento são divulgadas no site da empresa, na seção “Relação com os Investidores”.

– É então divulgada a data ex-dividendos, quando são listados os acionistas que terão direito aos valores.

– A data de registro é quando a empresa registra os acionistas que receberão o pagamento.

– Enfim, a data de pagamento, quando os valores são repassados aos investidores. 

Vale lembrar que há uma data limite para se realizar a compra das ações e ter direito aos dividendos, chamada data com, um dia antes da data ex-dividendos. 

Quer saber mais sobre as melhores ações para investir?

Conte com a Capital Research para obter informações e cursos sobre o investimento em ações, agenda de dividendos e tudo o que você precisa saber para entrar ou se aperfeiçoar no mercado financeiro. Cadastre-se e comece a receber hoje mesmo a nossa newsletter.

Recomendados

Investimentos

Calculando o Índice de Endividamento: saiba como aqui!

...

4 anos atrás

Investimentos

Dividend Yield: o indicador de rendimento de dividendos para acionistas

Já ouviu falar do Dividend Yield? Nós, da Capital Reseach, preparamos um artigo ...

4 anos atrás

Investimentos

O que é o imposto sobre dividendos?

Empresas são taxadas quando dividem parte do lucro com seus ...

4 anos atrás