Aplicação de dinheiro: as melhores estratégias para investir com rentabilidade

Uma boa estratégia de aplicação de dinheiro aproxima você de seus objetivos. Veja dicas sobre como e onde investir.

Fazer uma aplicação de dinheiro é mais simples do que parece. Mas, para ganhar dinheiro de verdade com o investimento, é necessário ter atenção a alguns detalhes.

Pensando nisso, elaboramos este guia completo para você entender como aplicar seu dinheiro e ter bons retornos financeiros. Então, acompanhe e descubra maneiras de lucrar ao investir.

O que é aplicação de dinheiro?

Uma aplicação de dinheiro nada mais é do que um investimento. Ou seja, você reserva uma quantia, aplica em algum ativo e recebe juros como pagamento por aplicar o valor.

Outra forma de a gente entender o que é uma aplicação é pensar sobre ela como um empréstimo que o investidor faz a terceiros. Por exemplo: o governo precisa de recursos financeiros para sustentar as suas atividades. Além de recolher impostos, ele pode emitir títulos e vendê-los no mercado de investimentos.

Quem compra esses papéis “empresta” dinheiro aos cofres públicos por determinado tempo. A maneira que o governo tem para recompensar os investidores pelo “empréstimo” é pagando juros a eles.

Nesse mesmo sentido, uma aplicação financeira oferece riscos ao investidor, já que o seu dinheiro fica “emprestado” a terceiros. A instituição financeira pode falir, pode não pagar o valor ou, em alguns casos, o papel em que você aplicou pode desvalorizar.

Além disso, os investimentos têm custos com taxas e impostos. Por isso, antes de começar a investir, é importante entender como funcionam as aplicações, quais os riscos envolvidos e como você pode ganhar dinheiro com elas. Por aqui, você vai conferir várias dicas para fazer investimentos mais rentáveis.

Por que aplicar dinheiro?

É claro que quem investe espera ganhar mais dinheiro com as aplicações, certo? Mas, além deste motivo, existem outras importantes razões para você fazer investimentos. Veja algumas das principais:

Vale destacar, ainda, uma função essencial dos investimentos: não perder dinheiro. Parece meio óbvio, mas não é. Ao aplicar seu dinheiro em ativos que pagam valores acima das taxas de inflação, você está protegendo seu poder de compra e evitando a corrosão do processo inflacionário.

A inflação faz a moeda valer menos de um mês para outro. Assim, você pode evitar perder dinheiro ao investir em ativos que remunerem com taxas maiores do que a inflação. Não é o caso da caderneta de poupança, vale adiantar.

Onde fazer a aplicação de dinheiro?

Existem muitos tipos de investimento, com perfis, taxas de rentabilidade, prazo de resgate, riscos e custos diferentes. Por isso, você tem várias opções para analisar e, então, fazer a aplicação de dinheiro.

Mas, para que você conheça um pouco melhor sobre algumas dessas modalidades, selecionamos três aplicações rentáveis e simples para você investir. Confira:

 

Tesouro Direto

Lembra que falamos sobre o “empréstimo” ao governo? Os papéis desta aplicação são chamados de títulos da dívida pública. Eles são negociados pelo Tesouro Nacional, no programa Tesouro Direto. Entre os títulos mais conhecidos estão: Tesouro Prefixado, Selic e IPCA.

Cada um desses formatos rende a uma taxa de juros diferente. O Tesouro Prefixado tem taxa fixa de rentabilidade. Já o Tesouro Selic e IPCA são pós-fixados e rendem juros de maneira indexada. 

Entre todos eles, o Tesouro Selic é o mais líquido e seguro para o investidor, já que os demais possuem marcação a mercado. Ou seja, os valores oscilam diariamente, o que aumenta os riscos de um resgate antecipado.

 

Fundos de investimento

Outra forma para aplicar dinheiro é comprando cotas em fundos de investimento. Eles funcionam como grupos de investidores que, juntos, aplicam seus recursos financeiros em determinados ativos. 

Existem vários tipos de fundos, como imobiliários, de renda fixa, ações e outros. Vale a pena estudar cada um dos modelos para entender qual deles é mais indicado para você.

 

Ações

As ações são o tipo de renda variável mais conhecido para aplicação de dinheiro. Assim, você compra os papéis e se torna sócio da empresa emissora da ação. É possível ganhar dinheiro neste mercado de diferentes maneiras. Entre elas, está comprando e vendendo os ativos ou recebendo dividendos.

Como aplicar dinheiro do jeito certo: dicas práticas

Preocupado com a sua estratégia de aplicação de dinheiro? Resumidamente, ela precisa atender aos seguintes critérios:

  • Conheça seu perfil de investidor
  • Estabeleça metas de investimento: prazos, ganhos e tolerância ao risco
  • Estude o mercado e descubra as opções de aplicação que estejam alinhadas com suas estratégias de investimento
  • Compare diferentes ativos, suas taxas de remuneração e custos
  • Faça uma avaliação cuidadosa de todos os fatores e, então, comece a investir.

Erros comuns ao aplicar dinheiro

Viu como pode ser vantajoso aplicar seu dinheiro? Mas, para evitar prejuízos e aumentar a sua rentabilidade, é preciso tomar alguns cuidados.

O primeiro deles é analisar os gastos dos investimentos. Eles são um dos principais fatores para que a remuneração fique baixa. Portanto, avalie taxas da corretora de investimentos, taxas diretamente ligadas às aplicações e impostos.

Outro ponto de atenção é ter paciência e, assim, evitar ficar trocando as estratégias de investimento. Para ter ganhos reais, é necessário aplicar de forma consciente e com disciplina.

Quer saber mais sobre como aplicar seu dinheiro de forma segura e rentável? Acompanhe a Capital Research e invista melhor com nossos conteúdos exclusivos, análises e carteiras recomendadas.

Recomendados

Investimentos

Aplicações financeiras mais rentáveis: quais são e como encontrar

...

2 semanas atrás

Investimentos

Como aplicar dinheiro com lucratividade em renda fixa e variável

Ainda não faz investimentos financeiros? Saiba como aplicar dinheiro da forma certa ...

1 mês atrás

Investimentos

Como ganhar dinheiro investindo 100 reais em 5 aplicações financeiras

...

2 semanas atrás