Assessor de investimentos: saiba por que a profissão está em alta

Um assessor de investimentos é alguém que aconselha clientes sobre onde aplicar seu dinheiro. Conheça a profissão, com mais detalhes.

Assessor de investimentos

O mercado está em constante mudança e, assim também, as profissões. Muitas delas deixarão de existir do modo como as conhecemos hoje. Outras passarão a ser mais reconhecidas. Uma das profissões em ascensão e que promete ser ainda mais reconhecida no futuro é a de assessor de investimentos.

Com o acesso cada vez maior às informações, o mercado de investimentos está crescendo e as pessoas estão cada vez mais dispostas a fazer parte dele. Assim, o mercado se abre à profissão de assessor de investimentos, para que os investidores possam ter pessoas especializadas para guiá-las.

Mas o que faz um assessor de investimentos?

O assessor de investimentos também chamado de consultor de investimentos, realiza algumas análises sobre o investidor para que possa oferecer produtos mais adequados do mercado financeiro. São elas:

 

Perfil de risco

Essa classificação avalia o quanto um investidor está disposto a correr riscos. Lembrando que, quanto mais risco se corre, maiores são os prêmios que podem ser alcançados. 

 

Conhecimentos financeiros

O assessor de investimentos precisa saber qual é o seu conhecimento sobre o mercado financeiro. Ele também irá explicar noções básicas ao cliente, para que ele entenda as decisões de que precisa tomar. Afinal, o profissional tomará todas as decisões junto ao cliente, e não pelo cliente.

 

Recursos a alocar

É preciso entender quanto o cliente está disposto a alocar para investir, seja do que ele já têm poupado ou de economias que fará mensalmente. Essa informação é importante para que o consultor avalie opções de investimentos.

 

Objetivos de curto, médio e longo prazo

Outra informação necessária é saber quais são os objetivos desse cliente, qual é o motivo do investimento, e o que ele quer conquistar em curto, médio e longo prazo.

 

Por que devo ter um assessor de investimentos?

O mercado financeiro não é nada simples. Alguns investimentos podem ser mais fáceis de entender, como os de renda fixa, por exemplo. No entanto, os de renda variável, como fundos multimercado e ações, possuem diversos fatores que precisam ser entendidos para auxiliar na tomada de decisão. É aí que entra um assessor de investimentos que, de acordo com o perfil do investidor, irá oferecer os produtos possíveis.

Além disso, esse profissional irá realocar seus investimentos de tempos em tempos, de acordo com as mudanças do mercado, para que seus rendimentos atinjam o máximo possível diante das oscilações desse cenário. Vale lembrar que a decisão final será sempre sua, mas é muito importante que uma pessoa especializada acompanhe seus investimentos.

 

Como me tornar um assessor de investimentos?

Para se tornar um assessor de investimentos é necessário obter a Certificação de Agente Autônomo de Investimentos (AAI), concedida pela Fundação Getúlio Vargas. Ao ser aprovado, você já pode exercer o cargo.

A prova abrange tudo o que for ligado ao mercado financeiro, desde tipos de investimentos, lavagem de dinheiro, além da regulação para atuar como assessor de investimentos.

Para ser um bom assessor, é necessário ter bastante conhecimento sobre essa área técnica, mas também ter habilidades comerciais, como empatia, boa comunicação, etc.

O assessor de investimentos trabalha para corretoras, mas ele é um profissional autônomo, já que seus ganhos irão depender da quantidade de clientes, dos recursos alocados por esses clientes, etc.

 

Quer saber quais são os investimentos ideais para você?

Para saber mais sobre investimentos, e até obter as informações necessárias para se tornar um assessor de investimentos, assine um plano da Capital Research. Nós podemos lhe ajudar de várias maneiras, com dados e análises sobre esse vasto e interessantíssimo mercado.

Cadastre-se já e experimente nosso plano gratuito!

Recomendados

Investimentos

Ancord: Saiba o que é e como funciona essa certificação

Confira o artigo para que você entenda melhor o que é a certificação Ancord e ...

5 anos atrás

Investimentos

Entenda o que é uma carteira de investimentos e como montar a sua

Construa seu perfil de investidor para descobrir qual estrátegia se encaixa melhor e ...

5 anos atrás

Investimentos

Entenda o que é passivo circulante e como afeta as finanças de uma empresa

Saber identificar como anda a saúde financeira de uma instituição pode fazer a ...

4 anos atrás