Saiba o que é um ativo operacional e conheça alguns exemplos práticos

Neste artigo você vai saber tudo sobre o que é um ativo operacional e conhecer exemplos práticos sobre o assunto.

 Passivo e ativo circulante são conceitos fundamentais na administração financeira de uma empresa. Eles são responsáveis por separar e organizar as diferentes contas de um negócio, tendo como foco tornar a gestão empresarial mais eficiente.

Neste artigo, vamos falar sobre o ativo operacional. Você entender melhor o que é e qual a importância dele para o crescimento da sua empresa..

O que é um ativo operacional?

Antes de explicar especificamente o que é um ativo operacional, precisamos ressaltar que existem diferentes definições para ativos, são elas: conjunto de bens e direitos de uma organização; aplicações de recursos de uma empresa; e contas que correspondem aos bens, direitos e créditos, que formam o patrimônio de uma pessoa jurídica.

Como exemplos de ativos citamos o estoque (seja matéria-prima ou mesmo produtos acabados); equipamentos e máquinas; imóveis; contas a receber e os ativos financeiros ( que são investimentos como ações e contratos futuros).

Falando em ativos, não podemos esquecer de citar os passivos, que são as contas relacionadas às obrigações de um negócio. Entre os passivos podemos citar pagamento para fornecedores e funcionários, impostos e empréstimos, entre outras obrigações fiscais ou sociais.

Em meio aos ativos e passivos temos o capital de giro, que é o dinheiro necessário para bancar a continuidade do funcionamento da sua empresa. A necessidade desse capital em um negócio apresenta os valores investidos em ativos operacionais, especialmente em estoque e créditos com clientes, cujo valor possa ser obtido através da diferença entre o Ativo Operacional (que consistem em ativos necessários para operar o negócio) e o Passivo Circulante Operacional (aquele diretamente relacionado com a operação da empresa, como o pagamento de funcionários).

Um ativo operacional representa os recursos utilizados nas operações da empresa. Ele depende das características de seu ciclo operacional. É composto por estoques, duplicatas e outros valores a receber que possuem natureza permanente.

Exemplos de ativos operacionais

Entre os ativos operacionais utilizados por uma empresa para gerar lucro, citamos como exemplo estoques, contas a receber, máquinas e equipamentos, veículos, entre outros.

O trabalho na área financeira é delicado e importante, exigindo um cuidado redobrado com o capital de giro. Afinal, é por meio desse recurso que se garante a continuidade da empresa. Com um bom trabalho, é possível determinar quando os investimentos devem ser feitos, para ampliar as ações empresariais.

No entanto, o que se vê no mercado é que os negócios ignoram a importância e a necessidade do capital de trabalho, ou como também é chamado, ativo circulante. O resultado é uma saúde financeira mais complicada, que pode acarretar problemas, como déficit nas contas.

Ou seja, um bom planejamento na área de ativos operacionais pode resultar em saúde financeira do seu negócio. 

 

 

Assine abaixo nosso newsletter para receber as melhores atualizações do mercado financeiro e Bolsa de Valores.

Recomendados

Investimentos

Anbima: entenda o papel dessa associação reguladora do mercado financeiro

Saiba mais sobre o que é a Anbima, entendendo seu papel regulador do mercado e ...

5 anos atrás

Investimentos

Ativo gerador de renda: o que é, tipos e como investir

Entenda mais sobre investimentos em ativos geradores de renda como imóveis ou ...

5 anos atrás

Investimentos

Bolsa de Valores: o que é, qual sua importância e 5 razões para investir

A Bolsa de Valores pode ser uma maneira de aumentar a rentabilidade dos seus ...

5 anos atrás