BDR: Invista no exterior, sem sair do Brasil

Conheça as vantagens e desvantagens do BDR, os fundos que investem em títulos de empresas norte-americanas.

BDR

Você sabia que é possível investir em ações de empresas norte-americanas sem precisar abrir uma conta em corretora fora do Brasil? Pois saiba que entrar no mercado financeiro dos EUA é uma realidade disponível aos investidores por meio do Brazilian Depositary Receipt (BDR). Aliás, é uma excelente opção para diversificar a sua carteira de investimentos.

Confira o artigo abaixo e conheça mais informações sobre o BDR, quais os tipos de investimento oferecidos, como investir nos fundos americanos e quais as vantagens e desvantagens desse tipo de investimento.

BDR: O que é?

O BDR é uma sigla que vem do inglês, Brazilian Depositary Receipt, e que significa “Certificado de Depósito de Valores Mobiliários”. Em outras palavras, são certificados emitidos no Brasil que estão vinculados aos certificados de empresas norte-americanas e representam as ações dessas organizações. Como os títulos são oferecidos nas bolsas de ações dos Estados Unidos, os investidores podem negociá-las a qualquer momento.

Algumas das empresas que possuem BDRs comercializados no Brasil são: Apple, Amazon, Disney, WalMart, Facebook, Pfizer, McDonald’s, Microsoft, Alcoa, Cisco, GP Investimentos, Dufry, Agrenco, dentre outras.

Portanto, é uma ótima alternativa para investidores que querem diversificar a sua carteira de investimento, especialmente em mercados internacionais. Além disso, a principal vantagem é que, com o BDR, o investidor reduz os custos e ainda tem os mesmos direitos de investidores estrangeiros.

Quais os tipos de BDR?

A classificação dos BDRs é feita de acordo com a forma como as informações são divulgadas, distribuídas, negociadas e, se há ou não, o patrocínio das empresas que emitem os valores mobiliários.

Toda a negociação desses papéis é realizada através de ações e Fundos Imobiliários na bolsa de valores, mercado de balcão e Home Broker. Tudo é feito por meio de empresas brasileiras, sem a necessidade de abrir conta em uma corretora no exterior. É importante dizer que a negociação do ativo é feita em moeda local, ou seja, em reais. Entretanto, o valor dos papéis estão sujeitos à variação cambial, já que as empresas são estrangeiras e negociadas no mercado internacional.

BDR Patrocinados

No caso dos BDRs Patrocinados, a empresa estrangeira manifesta a sua intenção de ter seus ativos negociados no Brasil e solicita a uma instituição brasileira que seja depositária dos seus papéis. A empresa brasileira é então contratada e será a responsável pela emissão dos BDRs.

Os ativos patrocinados podem ainda ser divididos em três níveis:

  • Nível I: indicado para pessoas físicas e jurídicas e investimentos maiores do que R$ 1 milhão. Podem ser adquiridos por diversos fundos de investimentos, bancos, administradores de carteira, consultores mobiliários;
  • Nível II: exige um registro da empresa emissora na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e que sejam adquiridos para negociação em mercado de balcão ou em bolsa de valores;
  • Nível III: com exigências iguais ao nível II, entretanto há a distribuição pública no Brasil e no exterior ao mesmo tempo.

BDR Não-Patrocinados

O BDR não patrocinado é caracterizado por ter uma instituição depositária brasileira, responsável pela emissão e divulgação de informações (corporativas e financeiras) no mercado financeiro. Ou seja, não há um acordo direto entre a empresa estrangeira e a brasileira, e os ativos negociados são os que já circulam no mercado do seu país de origem.

De acordo com a legislação do país de origem, a empresa deve divulgar informações e balanços periodicamente. E no caso do BDR Não-Patrocinado, a empresa depositária brasileira apenas repassa as informações divulgadas no país de origem da organização.

Como investir em BDR?

Os BDRs são negociados na Bovespa. Portanto, se você quiser investir em alguns dos títulos disponíveis, será preciso procurar um agente intermediário, que pode ser uma corretora de valores ou uma instituição bancária. Lembre-se de conferir se a instituição é confiável e se possui o registro no CVM.

Assim como em outros casos de investimentos em ações, é preciso ficar atento ao mercado do qual a empresa faz parte. Análises de gráficos de tendências são essenciais para a tomada de decisões e da compra e venda de ações.

Vale lembrar ainda que o investimento em mercados internacionais, é considerado como sendo de risco moderado e que as corretoras cobram taxas de administração. O valor cobrado varia conforme a instituição intermediária na negociação dos papéis.

É possível consultar a lista de empresas com BDRs no site da Bolsa de Valores de São Paulo.

Vantagens e Desvantagens de investir em BDR?

Assim como em outros produtos financeiros, o BDR também possui riscos, além de vantagens e desvantagens. Portanto, é importante conhecer quais são antes de começar a investir.

Riscos

Assim como ocorre com quem investe em ações de empresas brasileiras, é fundamental ter conhecimento sobre o mercado no qual você está investindo o seu dinheiro. Por exemplo, se você investe empresas de tecnologia, é preciso acompanhar o desempenho e as tendências das empresas deste ramo na bolsa de valores.

Lembre-se que, quanto mais informações você tiver em mãos, mais fácil será a tomada de decisões. Sem contar que o risco de perder dinheiro, apesar de existir, pode diminuir.

Por mais que a diversificação da carteira de investimentos seja fundamental, se você for um iniciante no mercado de ações, é recomendado que você foque, primeiramente, no mercado nacional. Depois de se familiarizar com o mercado de ações, e entender melhor como ele funciona, aí então vale a pena se arriscar com os BDRs.

Vantagens

Dentre as principais vantagens do BDR, é possível destacar:

  • O acesso aos valores mobiliários estrangeiros sem a necessidade de pagar taxas para remessa de dinheiro ao exterior;
  • Diversificar a carteira de investimentos;
  • Como a negociação dos papéis é realizada no Brasil, as transações são feitas em reais;
  • Receber os dividendos das empresas que oferecem os títulos. Vale lembrar que a porcentagem paga de dividendos varia de empresa para empresa.

Desvantagens

Já entre as desvantagens de operar com BDRs, destacam-se:

  • Os ativos estão sujeitos não apenas a variação do valor das ações, mas também à variação da taxa cambial;
  • O pagamento de dividendos está sujeito à taxação no exterior e no Brasil;
  • esse é um investimento de risco moderado, portanto, não é recomendado para investidores mais conservadores.

Para diversificar os seus investimentos, confira os planos da Capital Research. Assinando qualquer um deles, você terá direito ao acesso a diversos conteúdos exclusivos e ainda terá o auxílio de uma equipe de especialistas para te orientar a investir melhor.

Recomendados

Investimentos

COE: o que é, quais as principais vantagens, como funciona e mais

Conheça o COE, saiba suas vantagens, desvantagens, tipos, taxas e tributações, ...

5 anos atrás

Investimentos

Commodities agrícolas: o que são e como investir neles

Commodities agrícolas são produtos negociados na bolsa de valores. Conheça as suas ...

4 anos atrás

Investimentos

Commodities: O que são e como investir?

Não é só de Bovespa que vive o investidor. Vem descobrir como funcionam os ...

4 anos atrás