Bolsa de Valores: o que é, qual sua importância e 5 razões para investir

Entenda mais sobre a Bolsa de Valores e como começar a investir

Quando se fala em Bolsa de Valores, muitas pessoas pensam que o mercado de ações se trata de um clube restrito, no qual poucos podem participar. No entanto, hoje em dia o cenário é muito mais receptivo, permitindo que investidores de todos os perfis possam atuar, além do fato de que com a presença da tecnologia, gerenciar investimentos tem se tornado uma tarefa relativamente simples.

Por isso, neste conteúdo mostraremos o que é a Bolsa de Valores, por que ela é importante nacional e internacionalmente e 5 razões para você começar a investir ainda hoje. Acompanhe a leitura do artigo para conferir!

O que é Bolsa de Valores?

A Bolsa de Valores é um mercado que abrange diversos centros de negociação de valores mobiliários, que utilizam sistemas eletrônicos para que investidores possam se encontrar para negociar a compra e a venda de ações de produtos financeiros e empresas de variados segmentos, como saúde, consumo, bancário e assim por diante.

No Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é quem regulamenta e fiscaliza a Bolsa de Valores. Por sua vez, a Bolsa tem total autonomia para exercer seu poder de auto-regulamentação sobre as corretoras de valores que operam nela.

A principal finalidade da Bolsa de Valores é proporcionar um ambiente líquido e adequado para que sejam realizados negócios com valores mobiliários de maneira transparente. Os investidores só podem ter acesso aos sistemas de negociação — para que possam comprar ou vender esses ativos — por meio de corretoras de valores.

Qual é a importância da Bolsa de Valores?

A Bolsa de Valores é indispensável para as organizações, pois permite que elas ampliem seus horizontes de crescimento, sem que precisem apelar para empréstimos ou financiamentos. Ao vender parte de seu capital social, a empresa financia os investimentos e, ao mesmo tempo, recebe a confiança dos investidores/acionistas.

Além disso, as empresas utilizam a estrutura da Bolsa de Valores para se protegerem das variações cambiais, por meio de contratos futuros, realizar investimentos em outros segmentos e a desenvolver estratégias financeiras para seu capital. Por isso, é correto afirmar que o crescimento econômico mundial — e de um país — estão diretamente ligados à Bolsa de Valores.

Resumindo, é através da Bolsa de Valores que as companhias conquistam investidores e, por meio desses investimentos, atingem o crescimento. A Bolsa atua como se fosse o coração da economia, concentrando capitais e movimentando-os para as demais regiões da nação. Com isso, novos empregos são gerados direta e indiretamente, aumentando a riqueza, produção, crédito e prosperidade.

5 motivos para investir na Bolsa de Valores

Agora que você já tem uma noção mais ampla sobre o que é a Bolsa de Valores e por que ela é tão importante para a economia do país, mostraremos 5 motivos para você começar a investir no mercado de ações.

 

1. Possibilidade de margem de garantia

Um fato que muitos investidores iniciantes desconhecem é a margem de garantia. Pois bem, trata-se de um mecanismo que permite ao investidor utilizar suas aplicações na renda fixa para atuar na Bolsa de Valores.

Uma das maiores vantagens é que não é necessário retirar o capital da aplicação. Sendo assim, o dinheiro pode render em dois lugares ao mesmo tempo. Ações, títulos públicos e CDB podem ser utilizados como margem de garantia. Aliás, os dois últimos têm se destacado bastante no mercado financeiro, atraindo um crescente número de investidores cadastrados no Tesouro Direto.

 

2. Acessível a diversos perfis de investidores

A Bolsa de Valores, diferente do que muitos pensam, não é somente para multimilionários. Hoje em dia, qualquer pessoa pode investir na Bolsa. Basta abrir uma conta em uma corretora de valores e começar a comprar ou vender ações.

Um dos benefícios que tornou o acesso à Bolsa muito mais fácil foi o surgimento da tecnologia Home Broker, um sistema oferecido por inúmeras companhias com a finalidade de conectar os usuários ao pregão eletrônico no mercado de private equity e no mercado de capitais. Com ele, a pessoa pode operar na Bolsa diretamente de sua casa, pois tudo é realizado no ambiente virtual, e investir sem complicações.

Independentemente de qual seja o seu perfil de investidor, o fato é que existem diversas alternativas de investimentos e, sem dúvida, há uma mais adequada para você.

Se você tem paciência, dá preferência para segurança na aplicação e é mais conservador, pode investir em ações de longo prazo. Contudo, se você é mais moderado e está mais aberto aos riscos calculados, pode investir em investimentos de curto prazo.

Agora, se gosta de agilidade e prioriza a alta rentabilidade em curto espaço de tempo, mesmo que isso represente mais exposição ao mercado, há a possibilidade de investir no Day Trade — operações que têm duração de menos de um dia.

 

3. Ótimo poder de reação

Não é nenhuma novidade que o mercado financeiro é altamente dinâmico, correto? O que pode significar que, num piscar de olhos, uma ação pode valorizar bastante, assim como despencar. E você não quer ter um prejuízo astronômico por ter demorado para agir, assim como não quer perder uma oportunidade de ouro, certo?

Dito isso, os investidores mais experientes prezam bastante pela agilidade. Portanto, para ficar de olho no mercado, muitos usuários têm utilizado a tecnologia de Home Broker a seu favor.

Outra grande vantagem é que atualmente existem diversas plataformas para dispositivos móveis. Desse modo, é possível monitorar os investimentos a qualquer hora e em qualquer lugar, além de aproveitar as oportunidades que surgem diariamente com apenas alguns toques na tela do smartphone.

 

4. Mais facilidade de acesso

Investir na Bolsa de Valores tem se tornado mais acessível, graças à tecnologia. Por meio de plataformas online (Home Brokers), o usuário pode gerenciar seus investimentos e realizar diversas transações, como comprar e vender ações, além de investir em contratos futuros, moedas, índices e commodities.

Essa facilidade de acesso tem contribuído diretamente com a popularização do mercado financeiro nos últimos anos. Para que você tenha uma ideia, em 2019, o número de brasileiros que passou a investir na bolsa bateu um recorde, atingindo a marca dos 858 mil. A quantidade de investidores fora do país também tem crescido exponencialmente.

 

5. Mais rentabilidade do que os investimentos bancários

Por fim, é importante mencionar que há muito mais vantagens em investir na Bolsa de Valores do que nos investimentos fornecidos por instituições bancárias. Em primeiro lugar, um banco jamais disponibilizará um especialista em investimentos para você.

O gerente é especializado em cuidar do atendimento e oferecer produtos de sua própria companhia, mas não em aplicações. E a maioria desses produtos não oferece uma boa remuneração, como os títulos de capitalização. Por isso, a melhor alternativa é aplicar o seu dinheiro em uma corretora para investir na Bolsa de Valores.

Gostou deste artigo? Quer receber mais dicas sobre como investir no mercado financeiro? Então, acompanhe a Capital Research e assine nossa Newsletter!