BOVA11: Entenda tudo e saiba como investir neste fundo de índice

Saiba o que é, como funciona e como investir em BOVA11. Veja também os prós e contras desta opção de fundo de investimento.

O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, proporcionando liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizando o processo de capitalização. Esse mercado é constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

Os títulos mobiliários negociados representam o capital social das empresas ou empréstimos (debêntures), conversíveis em ações, bônus de subscrição ou outros papéis. Isso permite a circulação de capital e também custeia o desenvolvimento econômico. 

Um tipo de ativo negociado na bolsa é o ETF (Exchange Traded Fund), também chamado de fundo de índice. Trata-se de um fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores como se fosse uma ação, acompanhando um índice. O perfil do investidor de ETFs é de moderado a arrojado, mas também pode ser uma boa alternativa a iniciantes, já que sua exposição é indireta, quando comparado às ações.

Existem inúmeros ETFs, e um deles é o BOVA11, sobre o qual  iremos explicar nos próximos tópicos.  

O que é BOVA11?

O BOVA11 é um dos vários ETFs baseados no índice Ibovespa, que é composto por ações das empresas responsáveis por mais de 80% do número de negócios e do volume financeiro da Bolsa de valores brasileiras. Ele é hoje o maior ETF da bolsa, com mais de 6,5 bilhões de patrimônio líquido. 

Como funciona o BOVA11

Enquanto o XBOV11, por exemplo, outro fundo baseado no Ibovespa, é gerido pela Caixa Econômica Federal, o BOVA11 é administrado pelo Citibank, tendo sua gestão realizada pela BlackRock Brasil, filial nacional da maior gestora de ativos do mundo, a BlackRock. O lote mínimo para compra e venda do BOVA11 é de 10 cotas, e sua taxa de administração é de 0,54% ao ano.

Como investir em BOVA11

Para comprar e vender cotas do fundo de índice BOVA11, é preciso ter uma conta em uma corretora. A partir daí, é só acessar o home-broker e colocar o código BOVA11, realizando a compra ou a venda, como qualquer outra ação.

Prós e Contras de investir em BOVA11

 

Prós

Diversificação

Ao adquirir o fundo BOVA11, o investidor está apostando em uma carteira bastante diversificada de ativos.

Acessibilidade

Qualquer investidor pode fazer a aquisição de cotas desse fundo, que pode começar com valores baixos, como menos de R$ 1.000. 

Riscos menores

Como o índice é composto de muitas empresas, as mais negociadas da Bolsa, os riscos diminuem.

Alto custo-benefício

Como os custos operacionais são baixos, já que a compra e venda de várias ações em conjunto compreendem um único custo de corretagem, essa transação possui um ótimo custo-benefício.

 

Contras

Carteira pouco inteligente

Para investidores mais avançados, a gestão individualizada de ativos pode trazer melhores resultados.

Sem benefício tributário

Nos fundos de índice, a alíquota do IR é sempre de 15% sobre os lucros obtidos. Nas ações, o investidor tem isenção de IR para vendas que não ultrapassem R$ 20 mil. 

Quer investir de acordo com seu perfil? Encontre as melhores recomendações de investimentos no site da Capital Research.

Recomendados

Investimentos

Como escolher um fundo de investimento: Guia Completo 2020

Assim como qualquer modalidade, saber como escolher um fundo de investimento é a ...

4 anos atrás

Investimentos

Curva de oferta: o que é e como ajuda a entender seus investimentos

Entenda mais sobre um dos elementos mais importantes da econometria e como ele ...

5 anos atrás

Investimentos

ECOO11: Entenda tudo e saiba como investir neste fundo de índice

Entenda o que é ECOO11 para descobrir se é o investimento mais adequado ao seu ...

4 anos atrás