BOVV11: Entenda como funciona o fundo de índice IBOVESPA

Saiba o que é, como funciona e como investir em BOVV11. Veja também os prós e contras desta opção de fundo de investimento.

BOVV11

Investir na bolsa de valores pode ser um bom negócio a longo prazo para investidores mais arrojados que buscam diversificar sua carteira de ativos. Se você se encaixa nesse perfil de investidor, deve aprofundar seus conhecimentos sobre como funciona o fundo de índice Ibovespa para avaliar se essa é a melhor opção de investimento para você.

Saiba o que é, como funciona e como investir em BOVV11. Veja também os prós e contras desta opção de fundo de investimento.

O que é BOVV11?

O BOVV11 é um fundo de índice ou ETFs (Exchange Traded Funds) negociado na bolsa de valores. O fundo é composto por ações de empresas que operam o maior volume de negócios da Bolsa de Valores brasileira, seguindo como referência o desempenho do índice Ibovespa. Além do BOVV11, existem outros ETF’s que replicam o desempenho do Ibovespa, como o BOVA11, o XBOV11 e o PIBB11.

Como funciona o BOVV11

Criado em 2016, o BOVV11 é gerido e administrado pelo Itaú Unibanco S.A. Compõe a lista apenas empresas que tiveram suas ações comercializadas em mais de 95% dos pregões do último ano com volume financeiro relevante. Após analisar esses critérios, são escolhidas para compor a carteira teórica as ações que representam, em conjunto, 85% das negociações.

O BOVV 11 funciona como um fundo de investimentos, sendo administrado por uma gestora e com uma rentabilidade atrelada à uma carteira teórica de ações. O principal diferencial desse fundo é a taxa de administração atrativa de cerca de 0,3% ao ano.

Como investir em BOVV11

Para investir em BOVV11 é necessário abrir conta em uma corretora de sua confiança. Escolha o fundo de índice BOVV11 e transfira o valor que deseja investir para a corretora contratada. Por fim, faça a emissão da ordem de compra da ação que você deseja adquirir no home broker, plataforma oferecida pela corretora para realizar as operações de compra e venda de ativos na bolsa.

Antes de investir recursos nesse fundo de índice, é recomendado ao investidor se inteirar sobre o Regulamento do Fundo e ler cuidadosamente os fatores de risco, taxas, despesas e encargos descritos, bem como as demais informações disponíveis.

Prós e Contras de investir em BOVV11

Confira as vantagens e desvantagens de investir em BOVV11:

Vantagens

  • Diversificação de ativos da carteira de investimentos;
  • Praticidade de investimento;
  • Taxas de administração mais baixas em comparação a fundos de investimentos tradicionais.

Desvantagens

  • Ciclicidade de desempenho;
  • Rentabilidade oscilante;
  • Cobrança de taxas administrativas.

Encontre as melhores recomendações de investimentos no site da Capital Research para começar a investir agora mesmo na bolsa de valores.

Recomendados

Investimentos

BRAX11: Entenda tudo e saiba como investir neste fundo de índice

BRAX11: Entenda tudo e saiba como investir neste fundo de ...

4 anos atrás

Investimentos

SMAL11: entenda tudo e saiba como investir neste fundo de índice

Saiba o que é, como funciona e como investir em SMAL11. Veja também os prós e ...

4 anos atrás

Investimentos

ECOO11: Entenda tudo e saiba como investir neste fundo de índice

Entenda o que é ECOO11 para descobrir se é o investimento mais adequado ao seu ...

4 anos atrás