Bull x Bear: mercado em alta contra o mercado em baixa

A simbologia “touro versus urso” representa as subidas e descidas nos valores dos ativos.

Bull x Bear

Anos de subidas e descidas nos valores das ações criaram, na mente dos investidores que operam na Bolsa de Valores, uma interessante metáfora que ajuda a explicar o mercado financeiro.

Imagine primeiro o ataque de um touro feroz: progredindo em direção ao seu alvo, o touro faz um movimento de baixo para cima com seus chifres para atingi-lo; por outro lado, um urso enfurecido investiria em um movimento de cima para baixo contra sua presa, usando a força de suas patas. Em um sentido figurado, os ataques do touro (bull) e do urso (bear) representam as tendências, os ânimos e o comportamento do mercado financeiro. É o Bull x Bear.

Bull x Bear

A metáfora do Bull x Bear é uma representação para as tendências de alta – quando os preços das ações estão subindo – e baixa – quando ocorre a queda das ações. A simbologia do touro contra o urso acabou originando ainda os adjetivos “bullish”, para caracterizar os acionistas que estão otimistas com um mercado em alta (o “Bull Market”), e “bearish” que representa os investidores pessimistas com um mercado em queda (o “Bear Market”).

Você já deve ter visto a escultura acima em fotos ou filmes. Trata-se do Charging Bull, um dos maiores símbolos da Bolsa de Valores de Wall Street, em Nova Iorque, e do mercado financeiro norte-americano como um todo. Reza a lenda, inclusive, que esfregar a mão nos chifres ou no focinho do touro de bronze traz sorte e prosperidade. O bull é a representação do otimismo no mercado financeiro.

– Bull Market = Bulllish = Mercado em alta      

Quando os preços dos ativos e ações estão      subindo,      i     sso proporciona um sentimento de otimismo nos investidores.

– Costuma iniciar após um período de baixa (bearish)
– Alta das ações
– Valorização dos ativos
– Indicadores de desempenho positivos
– Clima de otimismo

– Bear Market = Bearish = Mercado em baixa      

Quando os preços dos papéis negociados estão caindo, isso causa um efeito em cascata de pessimismo dos acionistas e ainda mais redução nos valores das ações.

– Geralmente começa após um período de alta (bullish)
– Baixa das ações
– Desvalorização dos ativos
– Indicadores de desempenho negativos
– Clima de pessimismo

A origem da metáfora Bull x Bear

Ninguém sabe ao certo como surgiu a simbologia Bull x Bear para o mercado
financeiro, mas não faltam lendas para explicá-la. Uma delas diz respeito às lutas entre touros e ursos que eram promovidas nos Estados Unidos por imigrantes que estavam de olho no lucro das apostas de quem escolhia entre o ataque que vinha por cima ou por baixo. Outra lenda fala de comerciantes que compravam peles de urso por um valor baixo do mercado para revendê-las posteriormente com maior lucro – o que teria originado o termo Bearish.

Investindo na alta e na baixa

A maioria dos acionistas prefere atuar em períodos de Bull Market, com indicadores de desempenho positivos, valores das ações subindo e clima de otimismo generalizado. Os investidores mais experientes, porém, cientes de que o Bulllish não dura para sempre, sabem atuar também durante o Bear Market. Eles compram ações com valores Bearish já vislumbrando a futura valorização das mesmas      e sabem o momento de se desfazer de alguns ativos que estão prestes a cair após um longo período de alta. No fim das contas, é preciso saber trabalhar com os dois lados do Bull x Bear.

Quer mais informações sobre o mercado de investimentos?

A Capital Research é uma casa independente que recomenda apenas o que acreditamos ser o melhor para o investidor.      Para isso, possuímos um time de analistas com anos de experiência que acompanha diariamente o mercado financeiro e traz as melhores análises e recomendações de investimentos.

Abra sua conta e tenha acesso a conteúdo exclusivo e gratuito sobre investimentos e o mercado financeiro! Aproveite e assine nossa Newsletter para ter acesso também a análises diárias do cenário financeiro nacional e internacional! 

Recomendados

Investimentos

Bullish: o termo que todo mundo quer ouvir no mercado financeiro

Mercado operando em alta e clima de otimismo entre acionistas tem nome: bullish. ...

4 anos atrás

Investimentos

Bearish: Sobre ursos e touros no mercado financeiro

Saiba tudo em nosso artigo sobre o bearish no mercado de ações, qual é o seu ...

4 anos atrás

Investimentos

Conheça os principais tipos de investimento do mercado financeiro

Aprenda sobre os tipos de investimento disponíveis, seus respectivos níveis de ...

5 anos atrás