Calculadora do Cidadão Bacen: como usar a ferramenta para investir melhor?

A Calculadora do Cidadão do Banco Central (Bacen) é uma ferramenta financeira muito útil. Veja quando usar e como fazer isso.

A Calculadora do Cidadão do Bacen (Banco do Brasil) é uma ferramenta gratuita que pode ajudar você em seus investimentos. Ela possibilita que qualquer pessoa possa calcular de forma simples o quanto uma aplicação rende em juros, além de descobrir o valor pago em financiamentos.

Aprenda, neste artigo, como utilizar a Calculadora do Cidadão do Bacen e veja como ela pode auxiliar na comparação entre investimentos.

Calculadora do Cidadão Bacen: o que é?

O Banco Central desenvolveu a Calculadora do Cidadão e a disponibiliza em seu site oficial. O acesso é gratuito e qualquer pessoa pode utilizar o serviço. Além de poder acessar diretamente no portal do Bacen, é possível baixar e instalar o aplicativo da calculadora para dispositivos com Android e iOS.

A ferramenta faz cálculos financeiros utilizando a metodologia de juros compostos – ou juros sobre juros. É possível calcular:

  • Correção de valores
  • Financiamento com prestações fixas
  • Aplicações com depósitos regulares
  • Valor futuro de capital.

É importante destacar que a Calculadora do Cidadão do Bacen utiliza dados simples no cálculo das aplicações. Assim, o sistema não considera taxas, tarifas, custos e impostos tanto da instituição financeira intermediadora, quanto de outras fontes – como a B3.

Dessa forma, você pode utilizar a calculadora para ter uma base sobre valores de investimentos e financiamentos. No entanto, sempre considere outros gastos na sua conta.

Para que serve a Calculadora do Cidadão

O principal objetivo da calculadora do Bacen é, segundo o próprio banco, ser um instrumento de auxílio ao cidadão. Nesse sentido, a ferramenta serve como uma orientação inicial sobre o resultado de aplicações financeiras e sobre valores pagos a título de financiamentos.

O que é possível fazer na Calculadora do Cidadão?

A ferramenta do Banco Central pode ser utilizada para quatro diferentes cálculos. Agora, você vai aprender como usar cada uma das suas funções. Confira!

 

Correção de valores

A “correção de valores” é a parte mais extensa da calculadora. Nela, você pode simular a atualização dos valores de índices de preços, Taxa Referencial, Caderneta de Poupança, taxa Selic e CDI.

Para cada um destes cálculos, basta inserir:

  1. Data inicial
  2. Data final
  3. Valor a ser corrigido.

Assim, a calculadora do Bacen atualiza os valores com base nos indicadores preenchidos. Mas, atenção: alguns cálculos exigem outros dados, como regras e índice de correção. Confira mais detalhes diretamente no Bacen.

 

Financiamento com prestações fixas

Nesta seção, o Banco Central te auxilia a encontrar os valores da contratação de um financiamento. Dessa forma, você descobre o valor total do pagamento, da prestação, taxa de juros ou quantidade de parcelas.

O cálculo do “financiamento com prestações fixas” considera a Tabela Price – o sistema francês de amortização.

Para utilizar a ferramenta, você deve preencher três destes itens:

  1. Número de meses
  2. Taxa mensal de juros
  3. Valor da prestação ou
  4. Valor financiado.

 

Aplicação com depósitos regulares

A Calculadora do Cidadão do Bacen também permite que você calcule o quanto uma aplicação financeira vai render em juros, depois que forem feitos aportes mensais regulares. Então, na área “aplicação com depósitos regulares”, informe ao menos três destes itens:

  1. Número de meses
  2. Taxa mensal de juros
  3. Valor do depósito regular ou
  4. Valor obtido ao final.

 

Valor futuro de um capital

Por fim, você também consegue usar a ferramenta do Bacen para encontrar o valor final de uma aplicação única, investida na data atual. Ou seja, a calculadora encontra o “valor futuro de um capital investido” hoje. Basta, assim, inserir três destes quatro dados:

  1. Número de meses
  2. Taxa mensal de juros
  3. Capital atual ou
  4. Valor obtido ao final.

Como a Calculadora do Cidadão ajuda a investir melhor

Você deve ter observado que a Calculadora do Cidadão do Bacen sempre solicita 3 números de uma série de 4 itens. Isso significa que é possível encontrar qualquer um deles, se você souber ao menos 3 dos outros. 

Por exemplo, dá para saber quanto tempo leva para um investidor alcançar o montante total de R$ 50 mil, aplicando um capital X, a determinada taxa. Ou, ainda, descobrir qual deve ser o valor depositado mensalmente para acumular R$ 100 mil em uma aplicação que remunera a 2% ao mês, durante 24 meses.

Assim, você consegue utilizar a ferramenta do Bacen para fazer diferentes simulações e comparativos entre aplicações financeiras, de forma simplificada e rápida, para conhecer a a remuneração de diferentes ativos.

É dessa forma que o Banco Central oferece um serviço gratuito que auxilia você a encontrar as melhores taxas de juros, prazos e valores entre as opções de investimento. No entanto, lembre-se de considerar os resultados como uma base para simulações mais realistas.

Aqui, na Capital Research, você descobre como aprofundar os elementos da comparação entre investimentos a partir de conteúdos exclusivos, análises especializadas e carteiras recomendadas. Então, acesse nossos materiais para comparar e investir melhor!

Recomendados

Investimentos

Calculadora de investimentos: veja quando e como usar os simuladores

...

2 semanas atrás

Investimentos

Como calcular taxa de juros compostos: passo a passo e exemplo

...

2 semanas atrás

Investimentos

Aprenda como calcular prestações, de forma rápida e prática

Calcular suas prestações é essencial, não importa qual seu ramo de negócios. ...

9 meses atrás