Call de Fechamento: o que é, como funciona e como participar

Aprenda o que é a call de fechamento do pregão da bolsa de valores, como funciona e como participar desse leilão de ações.

A call de fechamento é um momento decisivo e merece a sua atenção. Trata-se do período final do pregão, que define as últimas negociações do dia. Se você está buscando saber mais sobre o funcionamento da bolsa de valores para investir o seu dinheiro da melhor forma, compreender como esse momento funciona é muito importante.

Para facilitar sua vida nas movimentações da call de fechamento, produzimos um pequeno guia sobre o tema. Pronto para tirar suas dúvidas? Siga a leitura.

O que é call de fechamento

A call de fechamento ocorre nos cinco minutos finais do pregão da bolsa de valores, a B3. Durante esse período, o pregão se transforma em um leilão de compra e venda. Diferentemente do leilão de pré-abertura, a call de fechamento tem um horário para início e fim e só permite a participação de determinados papéis.

Seu principal objetivo é determinar o preço de ajuste dos contratos no término do pregão, ou seja, é ele que irá estabelecer como a ação fechou o dia. Para isso, ele segue as mesmas regras utilizadas para o fixing no Sistema Eletrônico de Negociação. Isso permite que o fechamento de preços seja processado com transparência, e a negociação de ativos possa ser acompanhada por todos os investidores.

Bom, e quando ocorre esse leilão da call de fechamento? Durante a maior parte do ano, a call de fechamento ocorre entre 16h55 até às 17h. No final do ano, no entanto, com o fim do horário de verão nos Estados Unidos, a call de fechamento no Brasil começa às 17h55 e segue até 18h. Os horários atualizados de abertura e fechamento podem ser conferidos no site da B3.

Call de abertura x call de fechamento

O leilão de pré-abertura da bolsa de valores compreende os 15 minutos que antecedem o início do pregão. Nesse período, ficam registradas as ofertas de compra e venda, mas o negócio não é efetivado. Ou seja, se houver uma oferta de compra que coincida com o preço de uma oferta de venda, a operação só é realizada de fato na abertura do pregão.

No entanto, embora a transação não seja registrada durante a call de abertura, a oferta não pode ser retirada ou cancelada. E, assim como na call de fechamento, esse procedimento visa à definição do preço de abertura das ações de forma transparente e democrática. Mas diferente do call de abertura, na call de fechamento a participação fica restrita aos ativos que fazem parte de alguma das carteiras de índice da B3.

Como funciona o call de fechamento

As negociações na call de fechamento funcionam da mesma forma que durante o pregão: o processo de fechamento de negócios ocorre de acordo com o cruzamento de ofertas de compra e venda. E seguem as mesmas regras, como a prioridade de preço — ganha a oferta de maior valor na compra, e de menor preço na venda — e a ordem cronológica de registro da oferta.

De acordo com a B3, o volume de negócios nos cinco minutos da call de fechamento chega a ser de 5% a 10% das operações realizadas em todo o dia. Isso, porque muitos investidores adotam a estratégia de negociar determinados ativos no preço de fechamento (oferta MOC – Market on Close), ou ainda a um percentual do volume total negociado no dia do ativo. E como tanto o preço de fechamento como o volume total do dia só são definidos no fim do pregão, esse tipo de transação acaba sendo realizada somente na call de fechamento.

Como participar da call de fechamento

Diferente do call de abertura — em que não há qualquer distinção sobre quem participa —, na call de fechamento só entram ativos que fazem parte de alguma das carteiras teóricas dos índices da B3, assim como no pregão ocorrido no after-market. After-market é um período de negociação fora do pregão da bolsa de valores.

No entanto, há exceções: em alguns casos, a bolsa pode determinar a participação de alguma ação em particular da call de fechamento. Isso acontece quando a ação alcançou maior liquidez em um dia e terá uma maior disputa pelo seu preço de fechamento naquele pregão.

Então, para que isso ocorra de forma transparente, a bolsa determina que todos poderão participar do preço de fechamento daquele ativo por meio das ofertas registradas durante a call de fechamento. Mas, nesse caso, a bolsa deve informar ao mercado a inclusão desse ativo pelo menos 30 minutos antes do início da call de fechamento.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender o que é a call de fechamento. Conte com a Capital Research para obter os melhores insights para gerir os seus investimentos e para levar seu portfólio a um novo patamar.

Recomendados

Investimentos

Anbima: entenda o papel dessa associação reguladora do mercado financeiro

Saiba mais sobre o que é a Anbima, entendendo seu papel regulador do mercado e ...

5 anos atrás

Investimentos

Ativo não circulante: o que é, tipos e exemplos práticos

Ativo não circulante se refere aos bens e direitos que são permanentes em uma ...

4 anos atrás

Investimentos

Certificação PQO: como se qualificar enquanto investidor?

Aprenda mais sobre essa certificação essencial para profissionais que atuam e ...

5 anos atrás