Carteiras Digitais: o que é, como usar e quais as vantagens

Digital Wallets oferecem segurança, sigilo e agilidade para seus usuários. Entenda mais sobre suas vantagens.

Disseminados pelo Brasil há cerca de 50 anos, os cartões de débito e crédito representaram um grande progresso em termos de facilidade e segurança financeira.

O dinheiro vivo em papel, afinal, sempre trouxe consigo empecilhos como necessidade de espaço, facilidade para roubar e fragilidade do material. O tempo passou, novas tecnologias foram criadas e outras necessidades também surgiram.

Por possibilitarem o armazenamento de dados e a transferência de dinheiro eletronicamente de forma ágil e segura, as carteiras digitais representam um grande avanço em relação aos tradicionais cartões físicos de débito e crédito.


Para que se entenda as carteiras digitais, imagine que o usuário de uma pode, por exemplo, fazer aquisições pela Internet sem precisar compartilhar nenhum de seus dados bancários ou mesmo ir ao shopping fazer compras levando consigo apenas seu aparelho smartphone.

Dependendo do tipo de carteira digital escolhida e das possibilidades que ela oferece, também é possível realizar pagamentos de contas, receber e fazer transferências diretas ou até adicionar saldo virtual.

Tudo isso sem precisar pagar taxas (em boa parte dos casos) e de forma totalmente sigilosa e segura, com seus dados e dinheiro protegidos por criptografia – as chaves e fechaduras do mundo virtual. 

Entenda o que são carteiras digitais

Existem diferentes tipos disponíveis no mercado mas, de maneira geral, as carteiras digitais (ou digital wallets) são Softwares oferecidos ao público na forma de aplicativos para smartphones, computadores e outros meios digitais.

O cliente que abre uma conta e cria uma carteira digital recebe também uma “identidade virtual”; essa identidade armazena os dados financeiros do cliente e pode ser acessada para realizar pagamentos e fazer transações nos estabelecimentos (físicos ou virtuais) que também aderem ao serviço.

Isso dá ao usuário a segurança de tanto deixar a carteira física em casa quanto manter reservados os dados bancários tradicionais, substituindo-os basicamente pelo uso do smartphone.

Em alguns casos, basta aproximar o aparelho da maquininha física na loja ou do QR Code do produto desejado para efetuar a transação. 

Quanto custa usar carteiras digitais

As carteiras digitais mais utilizadas e conhecidas no Brasil, são: PagSeguro, Samsung Pay, Google Pay, PayPal, Mercado Pago, Apple Pay e Pic Pay.

Para abrir conta em uma delas, não é preciso pagar nada – logicamente é necessário, porém, transferir crédito ou inserir bitcoins e outras moedas virtuais para utilizá-la em compras e fazer transações.

Geralmente, o usuário que está realizando um pagamento via carteira digital não precisa arcar com nenhuma taxa; já o usuário que recebe o pagamento tanto pode não ser cobrado (o que costuma ocorrer nas transferências entre contas do mesmo serviço) quanto pode ser taxado como se fosse um pagamento via maquininha de cartão de crédito.

Tipos de carteira digital

De acordo com seu respectivo modo de usar, as carteiras digitais podem ser classificadas, em:

Carteira Digital Móvel 🡪 São as carteiras digitais que podem ser baixadas no smartphone ou em outro aparelho móvel na forma de um aplicativo; práticas e fáceis de usar, são ideais para armazenar pequenas quantias de crédito e efetuar pagamentos menores em grande quantidade.

Carteira Digital de Desktop 🡪 Precursoras no mercado de carteiras digitais, são aquelas que podem ser baixadas e utilizadas no computador tradicional – também por meio do download de um aplicativo.

Carteira Digital de Hardware 🡪 Trata-se de um pen-drive diferenciado que armazena bitcoins e outras moedas criptografadas; seguro porém de valor alto.

Carteira Digital Online 🡪 São como contas bancárias que ficam armazenadas online e que permitem uma série de operações financeiras.

Carteira Digital de Papel 🡪 É um papel impresso que representa e armazena as chaves de acesso da carteira digital.

Exemplos de carteiras digitais disponíveis no mercado

Como já mencionamos, as carteiras digitais mais utilizadas e reconhecidas no mercado financeiro brasileiro atualmente, são:

🡪 PagSeguro

🡪 PicPay

🡪 Samsung Pay

🡪 Google Pay

🡪 PayPal

🡪 Mercado Pago

🡪 Apple Pay

Como usar as carteiras digitais

Usar uma carteira digital no dia a dia é muito simples: após abrir conta na empresa que desejar, o cliente baixa o aplicativo em seu smartphone, tablet ou computador.

Depois, quando for fazer uma compra via computador (por exemplo, em um e-commerce que aceita essa forma de pagamento), a carteira digital possibilita a transferência direta do dinheiro sem precisar fornecer seus dados pessoais e bancários. 

Já os dispositivos móveis aplicam as carteiras digitais em locais físicos de duas formas: por NFC – um sistema que permite a transferência de crédito por aproximação – e QR Code – posicionando o aparelho para “ler” o código em questão. 

 

Vantagens de usar carteiras digitais

Confira algumas das principais vantagens que uma carteira digital oferece em relação aos cartões tradicionais de débito e crédito:
Segurança: os dados são guardados por criptografia e o uso é autorizado por meio de reconhecimento biométrico digital ou facial;
Sigilo: não é preciso sair por aí compartilhando os dados bancários de seu cartão de crédito;
Agilidade: em muitos casos, basta aproximar o smartphone de outro smartphone ou de uma maquininha para efetuar a transação;
Simples e sem burocracia: possibilita deixar a carteira tradicional em casa e sair somente com o smartphone no bolso.

Recomendados

Investimentos

Análise de custos: o que é, para que serve e como fazer

Entenda a importância, quais os métodos mais utilizados e de que forma a análise ...

5 anos atrás

Investimentos

Business to business: saiba o que é e seus desafios

Você realmente sabe o que é B2B ou Business to business? Vamos explicar para você ...

4 anos atrás

Investimentos

Como investir em ações com pouco dinheiro: passo a passo

Aprenda como investir e comprar ações com pouco dinheiro, confira nosso passo a ...

5 anos atrás