Você sabe o que são Commodities?

Você sabe o que são commodities? Sabia que o mercado financeiro oferece essa possibilidade de investimento? Quer saber mais? Então leia o nosso texto!

commodities

O mercado financeiro não é formado apenas por ações e títulos de renda fixa (os produtos mais conhecidos). Existem inúmeros segmentos dentro desse mercado que podem ser utilizados para compor parte de sua carteira de investimentos. Um desses segmentos é o mercado futuro, que negocia, como o nome diz, contratos futuros. São acordos de compra e venda de ativos objetos, sendo um deles as commodities.

Mas o que são commodities?

Commodities são produtos que servem como matéria-prima, geralmente produzidos em larga escala e estocados. O mercado de commodities tem os seus preços definidos pela oferta e pela procura dessas mercadorias primárias (discorreremos sobre isso mais à frente). Confira alguns exemplos de commodities:

Agrícolas

O que são commodities agrícolas? São aquelas ligadas ao agronegócio, como suco de laranja, milho, café, soja, trigo, açúcar. 

 

Ambientais

São bens produzidos a partir de recursos naturais, como madeira e água.

 

Minerais

São recursos energéticos, minerais e ligados a metais, como ouro, etanol, gás natural, petróleo.

 

Financeiras

Você sabe o que são commodities financeiras? Ou mesmo que existe esse tipo de commodities? Elas são compostas por títulos emitidos pelo governo e moedas negociadas nos mercados, como os títulos públicos do governo federal (tesouro direto), o euro, o dólar e o real. 

>>> Leia também: Royalties: tudo o que precisa saber.

Quais são as principais commodities brasileiras?

O Brasil é um grande produtor e exportador de commodities. Isso por conta, entre outros fatores, da grande extensão do território e da exploração dos recursos naturais. Portanto, nossa economia é bastante ligada a commodities e à valorização ou desvalorização internacional desses produtos. Algumas das commodities mais exportadas pelo Brasil são petróleo, café, boi gordo, minério de ferro, suco de laranja, soja e alumínio.

Como investir em commodities?

Agora que você já sabe o que são commodities e quais as principais commodities brasileiras, vamos explicar como se investe nesses produtos e quais são os riscos relacionados. 

Primeiramente, você precisa saber que o preço das commodities não é determinado pelos seus produtores, como acontece com a maioria das empresas no mundo capitalista. 

O que define o valor de uma commoditie é a lei da oferta e da procura. Caso a oferta de um produto aumente — estamos falando em nível internacional — o seu preço cai. Já no caso de um aumento de demanda, o preço sobe.

Isso porque são produtos pouco industrializados e cuja padronização na sua produção também se dá na questão do preço. Assim, os produtores são dependentes do mercado internacional, e o mercado interno não importa muito.

Por exemplo, há uma alta procura pelo café no Brasil e sua oferta é baixa. O comum seria o valor desse produto disparar. No entanto, isso tudo depende do que estiver acontecendo no mercado global, ou seja, se a demanda estiver internacionalmente maior que a oferta, o preço sobe; do contrário, despenca. 

E é a isso que o investidor em commodities precisa estar atento: à oferta e procura do mercado global. É com base nesse quesito que seus investimentos irão render ou se desvalorizar no mercado futuro. 

Mas porque essas transações ocorrem no mercado de futuro? Principalmente para minimizar riscos e potencializar retornos. Os produtores de commodities realizam o hedge, assegurando o preço de seus negócios, vendendo contratos futuros. Nesse caso, ele garante que até determinado período, seu produto será vendido por um preço pré-determinado, independentemente das oscilações do mercado. 

O comprador desses contratos espera que o produto aumente de preço (por meio de observações do mercado global, como já abordamos), o que fará com que ele lucre. Já se o valor despencar, esse comprador perde dinheiro, mas o produtor não.

O que a Capital Research pode fazer por você

Se você entendeu o que são commodities e ficou interessado em investir no mercado futuro, é preciso estudar as oscilações do mercado e como fatores como clima, política e economia interferem nos preços das commodities globalmente. Para isso, você precisa ler, informar-se, pesquisar, entender do assunto.

E é isso que a Capital Research traz a você: conteúdos de acordo com o seu perfil e interesse, para que você esteja sempre bem informado sobre o mercado financeiro, para realizar sua própria análise sobre quando, como e em que investir. Cadastre-se em nosso site e comece a receber conteúdos hoje mesmo!

Recomendados

Investimentos

Análise técnica: o que é e como lucrar com ações

Análise técnica é uma ferramenta utilizada para qualificar o investimento no ...

4 anos atrás

Investimentos

Debêntures: confira aqui o que é e como investir

Aprenda o que são debentures, os tipos, rendimentos e como ...

5 anos atrás

Investimentos

Fundos Multimercado: por que investir e como escolher

Fundos multimercado são aplicações administradoras por gestoras para entregar ...

5 anos atrás