Quer investir em fundo de investimentos? Saiba como avaliar um gestor

Antes de aplicar em um fundo de investimentos é importante avaliar diferentes aspectos, sendo que um dos principais deles é obter informações sobre a gestão do fundo. Saiba como avaliar um gestor de fundo.

Contar com a expertise de um profissional ou empresa para administrar seus investimentos é essencial para escolher as melhores opções de investimentos e garantir uma boa rentabilidade, principalmente se está começando a investir.

Investir em fundo de investimentos é uma das opções mais procuradas pelos brasileiros para guardar dinheiro, depois da poupança. No entanto, escolher um fundo de investimento adequado ao seu perfil de risco e retorno esperado não é considerado uma tarefa fácil. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), há cerca de 16 mil fundos operando no país.

Portanto, antes de decidir pelo fundo de investimento, é importante avaliar diferentes aspectos, sendo que um dos principais deles é obter informações sobre o responsável pela gestão do fundo. Por esse motivo, antes de optar por um determinado fundo de investimento, é importante realizar uma pesquisa sobre o gestor do fundo — profissional ou empresa com experiência no mercado de finanças responsável pela administração do capital dos cotistas,

Saiba como avaliar um gestor de fundo e entenda também como uma gestão eficiente influencia nos seus investimentos.

Quem é e o que faz um gestor de fundo?

Todo fundo de investimento conta com um gestor que pode ser um profissional ou uma empresa com habilitação para administração de carteiras de valores mobiliários que monitora a rentabilidade dos investimentos para tomada de decisões estratégicas com objetivo de obter o melhor retorno possível.

O gestor é o responsável pela administração da carteira de investimentos, bem como pela decisão de compra e venda de ativos, otimizando o potencial de ganho do valor aplicado. Isso é possível devido ao fato desse tipo de gestão e análise profissional contar com uma estrutura e ferramentas de gestão de risco e performance que possibilitam avaliar as melhores oportunidades de investimentos. 

O que tende a gerar rendimentos maiores e menos risco comparado às aplicações feitas por investidores individuais.

A BB DTVM está no topo do Ranking de Gestores de Fundos de Investimento de 2019 e é considerada líder da indústria nacional de fundos de investimento e carteiras administradas, com patrimônio superior a 1 trilhão. Em segundo lugar está o Itaú Unibanco, com R$ 770,3 bilhões, e em terceiro o Bradesco com R$ 560,4 bilhões.

Dicas de como avaliar um gestor de fundo

Saiba o que levar em conta na hora de avaliar um gestor de fundo:

Histórico do gestor e do fundo

Pesquise o histórico profissional do gestor para avaliar se possui experiência no mercado financeiro e para saber em quais gestoras já atuou. Sabendo dessas informações, analise ainda a rentabilidade passada dos fundos geridos pelo profissional ou gestora pesquisada.

Especialista na gestão de ativos

Um profissional especialista na gestão de ativos tem conhecimento e habilidades necessárias para se antecipar às tendências do mercado e optar pelas melhores opções de investimentos com potencial de ganho, muitas vezes, superiores à média de mercado.

Valor dos ativos sob gestão

Avalie o valor dos ativos sob gestão do profissional ou empresa. Quanto mais alto o montante de ativos investidos patrimônio líquido sob gestão, maior a chance de a gestora ser uma empresa qualificada.

Perfil de gestão do fundo

O investidor deve analisar o perfil de gestão do fundo (ativa ou passiva) para avaliar se está adequado com o seu perfil de risco e objetivos alinhado, comparando individualmente cada uma das gestoras.

A influência do gestor de fundo no sucesso do investimento

O gestor tem um importante papel no sucesso do investimento. Isso porque, esse profissional é responsável por decidir quais ativos financeiros devem compor o portfólio, assim como determinar quando e quanto comprar ou vender cada ativo. Para isso, deve levar em consideração as perspectivas de retorno, risco e liquidez do fundo, respeitando a política de investimento e os objetivos definidos no regulamento do fundo.

Por conta disso, a escolha de uma gestão profissional é determinante para obter melhores rendimentos a longo prazo. Afinal, o gestor do fundo se responsabiliza pela administração e tomada de decisão sobre patrimônio do fundo, oportunizando que o investidor obtenha o melhor retorno sobre seus investimentos.

Saiba mais sobre como investir conferindo o Guia do Investimento da Capital Research e comece a multiplicar seu patrimônio investindo nas melhores oportunidades do mercado financeiro.

Recomendados

Investimentos

Fundos DI: o que são e vale a pena investir?

Entenda como funciona os Fundos DI, quais as vantagens e desvantagens e muito ...

2 anos atrás

Investimentos

Tipos de fundos de investimentos: conheça os principais

Entenda quais são os tipos de fundos de investimentos disponíveis no ...

2 anos atrás

Investimentos

Fundos de ações: Entenda o que são e como investir

Entenda o que são fundos de ações, como investir e se esse tipo de investimento ...

2 anos atrás