Saiba como comparar fundos de investimento

Com mais de 15 mil fundos no Brasil é preciso adotar critérios para escolher o melhor

Em meio às várias alternativas que os investidores têm à disposição no mercado financeiro, os fundos de investimentos revelam-se uma escolha que mescla forte segurança com boas chances de retorno. 

Propiciados pelos recursos unidos de grupos de investidores (os cotistas) e gerenciados de forma profissional por empresas especializadas, os fundos oferecem vantagens como redução de riscos, diversificação dos investimentos e alta liquidez. 

O propósito principal do fundo e de sua administração, evidentemente, é obter o maior rendimento possível para os cotistas.

🡪 Saiba como escolher um fundo de investimento

Para aqueles que, após identificar seu perfil de investidor e estudar as possibilidades existentes no mercado, optaram por aplicar em um fundos de investimento, o desafio é escolher o ideal: são mais de 15 mil fundos em atividade no Brasil – cada um com diferentes taxas, riscos e estratégias para render mais. 

Felizmente, selecionar o fundo que oferece as maiores vantagens para seu momento financeiro pessoal é uma tarefa que pode – e deve – seguir uma estratégia bem definida.

Como comparar fundos de investimento

O patrimônio líquido de todos os fundos de investimentos atuantes no Brasil somados ultrapassa o valor de R$ 5 trilhões. 

Os tipos variam: Fundos de Ações, Fundos Multimercado, Fundos de Renda Fixa, Fundos Imobiliários, Fundos Cambiais, Fundos Referenciados e Fundos da Dívida Externa são alguns dos principais que, com cerca de 17 milhões de contas ativas entre si, formam o 10º maior mercado de fundos de investimentos do planeta.

A estratégia sobre como comparar fundos de investimento, no entanto, não se resume a botar um do lado do outro e confrontar os dados sem nenhum contexto. 

O histórico de rentabilidade, a volatilidade, a quantidade de cotistas e o patrimônio líquido são apenas alguns dos parâmetros que devem ser levados em conta na hora de verificar qual é o fundo de investimento mais adequado para o seu perfil.

Confira abaixo os principais critérios sobre como comparar fundos de investimento:

Risco: o histórico de rendimento revela o quanto o fundo de investimento pode oscilar negativamente: compare esse nível de risco com seu perfil de investidor;
Taxas: enquanto a Taxa de Administração está sempre presente, cobrar Taxa de Performance, Taxa de Entrada e Taxa de Saída varia de Fundo para Fundo;
Liquidez: o prazo para resgatar o dinheiro também varia de acordo com o Fundo;
Duração: o tempo mínimo que o dinheiro deve ficar aplicado no Fundo para se obter lucro é outro fator a ser observado; 
Aporte Inicial: cada Fundo exige um valor diferente para que o investidor torne-se um cotista: avalie se cabe no seu bolso;
Cotistas: um Fundo com maior número de investidores transmite confiança e aumenta a probabilidade de diluir possíveis perdas;
Regras e Prazos: a forma como o fundo de investimento é administrado difere segundo a empresa gestora;
Categoria: como existem diferentes tipos de fundos, é fundamental que o investidor sempre compare um Fundo com outro ou mais da mesma categoria (Renda Fixa x Renda Fixa, Fundos de Ações x Fundos de Ações, Fundos Imobiliários x Fundos Imobiliários, etc.);
Rentabilidade: não basta checar a rentabilidade absoluta: é preciso avaliar todo o desempenho do Fundo ao longo dos diferentes períodos de tempo e compará-lo com o benchmark ou com o índice de referência do próprio Fundo. 

4 dicas de ferramentas online para comparar fundos de investimento 

Com o mercado de fundos de investimento em franco crescimento no Brasil, o que não faltam são ferramentas online gratuitas para comparar fundos de investimento. 

De forma geral, elas funcionam de maneira simples: basta selecionar ou digitar o CNPJ dos fundos de investimentos que deseja comparar e a ferramenta traçará um paralelo entre eles usando como base alguns indicadores: rentabilidade em diferentes períodos, taxas cobradas, benchmark de comparação, prazo de resgate, entre outros – a quantidade de informações oferecidas pode mudar de acordo com a ferramenta.

Conheça 4 ferramentas gratuitas e disponíveis online para comparar fundos de investimento:

Magnetis: basta digitar o nome ou CNPJ do Fundo para adicioná-lo à ferramenta comparativa;

Mais Retorno: a ferramenta já traz como sugestão alguns grupos comparativos de fundos de investimentos separados por categoria;

Vérios: outra ferramenta que pede somente o nome ou CNPJ do Fundo para compará-lo a outros;

Comparadordefundos.com.br: mais uma ferramenta de uso simples que pede somente nome ou CNPJ do Fundo desejado.

Encontre as melhores recomendações de investimentos! Experimente gratuitamente o plano Premium por 30 dias e tenha acesso ilimitado a relatórios e carteiras de Ações, Fundos Imobiliários e Renda Fixa. Acesse: https://www.capitalresearch.com.br/

Recomendados

Investimentos

Fundos Multimercado: por que investir e como escolher

Fundos multimercado são aplicações administradoras por gestoras para entregar ...

5 anos atrás

Investimentos

Fundos DI: o que são e vale a pena investir?

Entenda como funciona os Fundos DI, quais as vantagens e desvantagens e muito ...

5 anos atrás

Investimentos

Fundos de investimento: o que são e como funcionam?

Entenda o que são fundos de investimento, como funcionam e por que vale a pena ...

4 anos atrás