Como comprar ações: confira o passo a passo e 4 formas diferentes para voce começar a investir agora!

Está pensando em aumentar seus investimentos, mas não sabe como comprar ações? Aprenda com nosso passo a passo e descubra 4 maneiras de começar a investir agora!

Como comprar ações

Saber como comprar ações é um passo importante para quem quer entrar no mundo dos investimentos de médio e alto risco. Com esse conhecimento, é possível começar a investir de maneira segura, tendo em mente uma estratégia que se alinhe com seus objetivos.

Confira abaixo como comprar ações e veja ainda 4 formas diferentes de começar a investir agora mesmo!

O que são ações?

Para saber como comprar ações, é preciso primeiro entender o que são elas: ações são como pequenas partes do capital social de uma empresa. Isso significa que, ao comprar uma ação, você se torna dono de uma pequena parte dela, e participa dos lucros e dos prejuízos de acordo com o crescimento ou desvalorização da empresa no mercado.

Se você compra ações, se torna um acionista minoritário de uma empresa, ou um sócio, com algumas vantagens importantes: ao contrário de todo o processo burocrático que é virar sócio de uma companhia, comprar e vender ações é mais simples e rápido; isso quer dizer que se, a qualquer momento, você não quiser mais participar dessas ações, é possível vende-las.

Mas como comprar ações pode trazer lucros? A melhor maneira de conseguir um bom retorno é comprando as ações de empresas bem geridas, que estão em fase de crescimento e têm boas perspectivas para o futuro. Assim, sempre existirão investidores dispostos a comprar essas ações por preços maiores do que os que você pagou.

Passo a passo para comprar ações

Agora que você já sabe o que são ações e como é possível ganhar dinheiro com elas, vamos dar um passo a passo de como comprar. Confira abaixo e comece sua vida de investidor!

1. Escolha a instituição financeira

As instituições financeiras que possibilitam a compra de ações são corretoras de valores. Elas vão intermediar as suas compras, negociando com diferentes tipos de instituições e disponibilizando os investimentos possíveis para você. Uma corretora de valores oferece uma vasta cartela de possibilidades para investir, mas também são as únicas instituições que permitem aplicar na bolsa de valores.

Para escolher a corretora de investimentos certa para você, é preciso levar em conta alguns fatores como o atendimento, as ferramentas oferecidas e, principalmente, o preço, porque toda corretora cobra taxas para fazer esse trabalho.

2. Envie dinheiro para a corretora

Depois de escolher a corretora de valores, é hora de transferir seu dinheiro para começar a investir. Não existe uma quantia certa para começar a investir em ações, mas é preciso lembrar que o investimento precisa valer a pena. Lembre-se, também, que comprar ações está na faixa dos riscos moderados e altos quando se trata de investimentos, e que você precisa estar disposto a se arriscar para lucrar.

3. Acesse o Home Broker

Home Broker é a plataforma pela qual um investidor acessa a bolsa de valores e descobre quais são as ações disponíveis para compra, além de disponibilizar ações para venda. Como é uma plataforma online, o Home Broker pode ser operado de qualquer dispositivo, seja um computador, um celular ou mesmo um tablet.

Só é preciso escolher um ativo e fazer a compra com alguns cliques. A parte mais difícil, na verdade, é saber quais são as melhores ações para comprar. Afinal, elas devem estar alinhadas com seus objetivos e estratégias. Por isso, quem quer comprar ações não deve deixar de estudar, se informar e compreender profundamente todos os tipos de investimentos.

4 diferentes formas de comprar ações

Você já sabe o passo a passo de como comprar ações, mas descobrir os melhores investimentos continua sendo complicado? Investir seu dinheiro sem saber por onde começar pode ser muito arriscado, e você não quer sofrer prejuízos logo no começo.

Pensando nisso, vamos falar de 4 tipos diferentes de compras de ações, que podem ajudá-lo a começar essa jornada como investidor. Confira abaixo!

1. ETFs (Exchange Traded Funds)

Os ETFs são um fundo de ações de gestão passiva, administrado por um gestor especializado que acompanha o mercado e faz as transações por você. Esses fundos têm como referência índices da bolsa de valores e têm como objetivo chegar a rendimentos iguais ou maiores do que seus indicadores. O patrimônio de um ETF é dividido em cotas iguais, cujo preço varia de acordo com os valores das ações que o compõem.

Para comprar ações pelo ETF, é preciso fazer uma conta em uma corretora, acessar o Home Broker e conferir quais são os índices disponíveis para você.

Pessoas que nunca investiram em ações costumam começar pelo ETF, que é uma forma menos direta de lidar com os investimentos. Além disso, ele é uma boa opção para quem quer diversificar seus investimentos. Veja abaixo algumas vantagens e desvantagens desse tipo de compra de ações:

Vantagens:

  • Suas ações são gerenciadas por um profissional no assunto;
  • Os investimentos são diversificados: você pode ter várias ações com só uma cota;
  • Os custos são acessíveis, podendo chegar até R$ 50,00.

Desvantagens:

  • Ao contrário do investimento em ações, cotas de ETFs de qualquer valor estão sujeitas ao Imposto de Renda;
  • Você não pode escolher a composição da sua carteira, o que torna essa opção desconfortável para quem sabe onde quer investir;
  • Os investimentos podem mudar a qualquer momento.

2. Fundos de Investimento

Fundos de investimento são um tipo de aplicação que junta os recursos de diferentes investidores para investir em ativos de mercados diversos. Esses ativos podem ser títulos de renda fixa, públicos, derivativos e ações, por exemplo. O objetivo é diversificar ao máximo. Então, todo o dinheiro aplicado é convertido em cotas, e cada investidor tem um número de cotas proporcional ao valor de seus investimentos.

Os fundos de investimentos são uma boa opção especialmente para quem quer diversificar as ações em que investe. Além disso, assim como os ETFs, eles são gerenciados por um profissional da área, o que os torna interessantes para quem está começando.

Abaixo estão algumas das vantagens e desvantagens desse tipo de investimento:

Vantagens:

  • Uma boa diversificação de tipos de investimento;
  • Aplicações podem começar a partir de R$ 100;
  • Os custos da gestão dos fundos de investimento são divididos entre os cotistas;

Desvantagens:

  • Com taxas de administração, de performance e outras despesas relacionadas, o custo pode ser alto;
  • Você não tem como realocar seus recursos, apenas retirá-los do fundo de uma só vez;
  • Taxas mais baratas são encontradas somente em fundos que exigem aplicações iniciais maiores.

Assim como os ETFs, os fundos de investimento podem ser comprados por meio de uma corretora.

3. Clubes de Investimento

Os clubes de investimento começaram a surgir no final do século 19, com cotistas contribuindo para investir de diversos modos. No Brasil, cada clube pode ter de três a 50 participantes, e nenhum deles pode ter mais de 40% do clube. Quanto mais os investimentos do clube valorizam, maiores são os valores das cotas.

O administrador de um clube de investimentos pode ser uma corretora, um banco, uma distribuidora e qualquer outro tipo de instituição financeira. Mas a gestão do fundo fica a cargo dos próprios participantes – que podem contratar um gestor externo, se preferirem.

Os clubes de investimento atraem muitas pessoas que estão começando a investir, mas que querem colocar a mão na massa e aprender mais sobre o mercado de ações. Veja abaixo algumas das vantagens e desvantagens desses clubes:

Vantagens:

  • Diluição dos custos de transação e taxas de administração, corretagem, etc.;
  • Não é preciso fazer o pagamento periódico de Imposto de Renda e há isenção de IOF.

Desvantagens:

  • Comparados às corretoras online, os clubes de investimentos oferecem poucas opções;
  • A aplicação inicial pode ser alta.

Para abrir ou entrar em um clube de investimentos, é preciso conhecer outras pessoas interessadas nesse negócio e falar com o administrador do clube.

4. Carteira de ações

Também chamada de carteira de investimentos, a carteira de ações é o conjunto de todos os ativos em que seus investimentos estão alocados. O objetivo é que, com o seu dinheiro em diferentes tipos de aplicações, você consiga gerar mais lucros e correr menos riscos.

A carteira de ações é interessante não apenas para quem já está no mercado há um bom tempo, mas também para iniciantes bem informados, que já tem uma boa estratégia para gerar lucros. Algumas das vantagens e desvantagens de montar uma carteira de ações são:

Vantagens:

  • Menos riscos, de acordo com os tipos de investimentos feitos;
  • Mais diversificação;
  • A possibilidade de escolher onde investir.

Desvantagens:

  • É preciso conhecer muito sobre o mercado de ações para não correr riscos desnecessários;
  • Cada tipo de ação tem uma rentabilidade e um prazo diferente;
  • Sem gestores profissionais – você cuida da sua carteira.

Comprar ações é um grande passo na vida de um investidor. Informe-se com clareza antes de tomar suas decisões e mantenha seus objetivos sempre em mente.

Agora que você já sabe como comprar ações, acesse o site da Capital Research e saiba mais sobre investimentos!