Como viver da Bolsa de Valores: 5 dicas para atingir esse objetivo

Viver de investimentos no mercado de capitais pode ser uma meta atingível. Saiba como seguindo nossas recomendações.

Alguma vez na vida você já deve ter parado para pensar e desejar: “gostaria de viver de rendimentos da bolsa”. Você e muita gente têm esse pensamento, mas a grande maioria não o transforma em um objetivo e muito menos corre atrás para concretizá-lo.

Pois saiba que, se você realmente quiser, esse sonho é sim possível. Por isso, neste texto, trazemos dicas de como viver da Bolsa de Valores. Leia, pare de sonhar e transforme seu desejo em realidade!

É possível viver da Bolsa de Valores?

A resposta a essa pergunta é: sim, é possível. É fácil? É simples? Não e não. Por quê? Porque são necessários diversos requisitos, sendo o principal deles: conhecimento!

Sem conhecimento, você não se torna um investidor da Bolsa, mas um apostador. E essa é a maneira mais fácil de perder dinheiro.

Por isso, viver da Bolsa de Valores exige preparo, treino e paciência. Você vai conseguir operar na Bolsa do dia para a noite? Não. Inclusive, especialistas sugerem que você passe um tempo operando em um simulador para somente depois acessar um home broker “real”.

 

O que pode atrapalhar esse projeto?

Sem dúvidas, imediatismo, impaciência e falta de conhecimento são as três principais causas de um investidor malsucedido na Bolsa. Portanto, vá com calma, passo a passo, como explicaremos a seguir.

5 dicas para viver da Bolsa de Valores

A primeira resposta para a pergunta “Como viver da Bolsa de Valores?” é: seja um day trader! Ou seja, negocie ações, seja comprando ou vendendo, diariamente. E para isso, é preciso:

 

Conhecer muito bem o mercado

Não há outro método como viver da Bolsa de Valores. É preciso entender profundamente o mercado. O que faz as ações baixarem? Subirem? Qual tendência está pairando no ar? Que segmentos estão com maior propensão a obter lucros? Quais podem ter uma queda? Como está o mercado no mundo? E no Brasil? Não adianta. É preciso estudar.

 

Identificar o seu perfil de investidor

O mercado de capitais já exige um perfil de moderado a arrojado. No entanto, dentro desses perfis, é preciso se conhecer ainda mais.

Você é desesperado com perdas e quer logo repor prejuízos? É ganancioso e quer enriquecer em pouco tempo?

Você provavelmente terá que trabalhar essas características, já que ganância e a impaciência são as piores inimigas de um investidor da Bolsa de Valores.

 

Procurar bons consultores

Uma boa corretora tem bons especialistas para zelar pelos seus investimentos junto a você. Procure conversar com esses profissionais, além de obter o seu próprio conhecimento.

Não se apegue a uma ideia fixa. Ouça o que os outros têm a dizer. Leia outras análises. Não tema em mudar de opinião.

 

Trabalhar muito

Não pense que viver da Bolsa de Valores irá deixá-lo livre para passar o dia todo de pernas para o ar. Nada disso. Você precisará passar o dia na frente do computador, analisando seus investimentos, seguindo sua estratégia, negociando ações ou aguardando o momento ideal, além de obtendo conhecimento.

O mercado de ações é extremamente volátil e, portanto, as informações de hoje já não valem mais para amanhã.

 

Diversificar seus investimentos

Nunca colocar seus ovos em uma só cesta. Esse é um dos mantras dos bons investidores. Investidores da Bolsa também precisam seguir essa máxima e diversificar suas ações, além de trabalhar com outros produtos dentro desse mercado, como ETFs, por exemplo.

Quer as melhores recomendações de investimentos na Bolsa de Valores? Acesse o site da Capital Research, cadastre-se e receba nossos relatórios diários!

Recomendados

Investimentos

7 dicas para você investir sem medo

Quer investir, mas não sabe por onde começar? Confira nossas dicas para perder o ...

4 anos atrás

Investimentos

Análise de custos: o que é, para que serve e como fazer

Entenda a importância, quais os métodos mais utilizados e de que forma a análise ...

5 anos atrás

Investimentos

Bolsa de Valores para iniciantes: tudo o que você precisa saber

Entenda o que é, como funciona e as principais características da bolsa de valores ...

4 anos atrás