Investidor: saiba o que são dividendos e como recebê-los

Entenda como ganhar dinheiro com ações que pagam dividendos

dividendos

Os investimentos são divididos em renda fixa, renda variável e fundos. Renda fixa é quando já se sabe quanto vai ganhar e em que período, como no caso do CDI, Tesouro Direto, etc. Já no caso da renda variável, o investidor está sujeito a oscilações do mercado e seu risco é maior, como no caso das ações. No entanto, os rendimentos podem ser bem mais altos. Por fim, os fundos de investimento dividem o dinheiro investido entre renda fixa e variável para equilibrar ganhos e riscos.

Existem muitas formas de ganhar dinheiro com ações, sendo as duas principais, o aumento no valor da ação, ou seja, a valorização do mercado sobre os títulos acionários; e os dividendos, que é quando os acionistas recebem uma participação dos lucros da empresa. 

Dividendos e ações

Quando uma empresa que está na Bolsa de Valores registra lucro, ela pode dividir todo o seu lucro entre os acionários, dividir uma parte e reinvestir a outra na própria empresa, realizar um pouco de cada uma dessas ações. No Brasil, para chamar mais investidores, é comum que as empresas dividam pelo menos 25% de seu lucro entre os acionistas. Esse pagamento é feito na forma de dividendos. 

As melhores pagadoras de dividendos, ou seja, empresas que distribuem a maior parte de seus lucros, são empresas que normalmente não são tão afetadas em momentos turbulentos na política e economia. Ou seja, essas companhias conseguem obter bons lucros mesmo quando a conjuntura interna e externa não vai bem. 

Essas empresas, portanto, são consideradas de baixo risco e seu valor por papel não varia muito. O acionista conta portanto somente com os dividendos, que muitas vezes pode ser um valor não tão considerável, mas que se torna um bom investimento em longo prazo. Esse tipo de investimento é um pouco mais arrojado que a renda fixa, por exemplo, e pode ocupar uma parte da carteira do investidor.

Distribuição de lucros

As empresas que reinvestem a maior parte de seus lucros estão com isso obtendo mais valor de mercado e, consequentemente, seus papéis sobem. Assim, o investidor não obtém tanto rendimento dos dividendos, mas da valorização dos títulos. É também uma boa forma de investimento, lembrando que provavelmente essas empresas estão mais suscetíveis às oscilações do mercado. Assim, como qualquer bom consultor de investimentos diria: não ponha todos os ovos em uma só cesta!

Como funciona o pagamento de dividendos

Existem diferentes formas de se pagar dividendos. São elas:

  • Em dinheiro: O acionista recebe o valor em dinheiro, na sua conta e pode reinvestir em ações da empresa. 
  • Em ações: O pagamento neste caso é realizado por meio de ações adicionais da empresa. 
  • Dividendo especial: Também chamados de dividendos one-time, compartilhado fora das datas habituais da agenda de dividendos. Isso acontece quando uma empresa realiza um negócio, como a venda de parte dela, por exemplo. 
  • Juros sobre Capital Próprio (JCP): É similar aos dividendos, mas possui imposto de 15% para o investidor e isenção fiscal para a empresa. Isso leva as empresas a distribuir mais lucros dessa forma. 
  • Direitos de subscrição: Quando uma empresa emite mais ações, pode conceder aos acionistas o direito de comprá-las antes do mercado, por vezes com valores mais baixos que ao público em geral. 

Saiba mais sobre o mercado de ações!

Conte com a Capital Research para obter informações e cursos sobre o investimento em ações, o pagamento de dividendos e tudo o que você precisa saber para entrar ou se aperfeiçoar no mercado financeiro. Cadastre-se e comece a receber hoje mesmo a nossa newsletter.

Recomendados

Investimentos

Anbima: entenda o papel dessa associação reguladora do mercado financeiro

Saiba mais sobre o que é a Anbima, entendendo seu papel regulador do mercado e ...

5 anos atrás

Investimentos

Capitalização simples: entenda o conceito e impactos nos investimentos

Saiba mais sobre a capitalização simples, como calcular e qual sua utilidade para o ...

4 anos atrás

Investimentos

Commodities: O que são e como investir?

Não é só de Bovespa que vive o investidor. Vem descobrir como funcionam os ...

4 anos atrás