Redução de custos e aumento de lucros: como a economia de escala pode impulsionar negócios

Usada com sabedoria, a economia em escala é uma técnica pode auxiliar no crescimento das empresas.

O nome pode parecer difícil, mas a lógica é simples. Economia de escala ocorre quando, ao aumentar a quantidade de produtos produzidos, uma empresa consegue diminuir o seu custo médio de produção.

Portanto, é um conceito econômico que trata da relação inversamente proporcional entre quantidade produzida e os custos fixos por unidade. No caso, quanto maior a quantidade de produtos produzida, menor é o custo fixo por unidade, já que eles serão diluídos por um número maior de mercadorias.

Os custos fixos normalmente são: aluguel, depreciação do maquinário, telefone, energia elétrica, funcionários, investimentos em pesquisa e desenvolvimento do produto. Isso ocorre, também, quando uma empresa já está com sua capacidade de funcionamento estabelecida e passa a aumentar o volume de produção utilizando os mesmos recursos de maquinário, instalações e mão de obra é quando se dá a economia de escala.

Esses custos são fixos até um determinado ponto, logo, a economia de escala também não é infinita. Porque uma vez atingido esse ponto – chamado de ponto ótimo na curva de preço médio –  passam a surgir custos fixos adicionais, como a necessidade de um espaço maior para estocagem e aumento do quadro de funcionários, que terminam por elevar novamente o preço médio . Quando isso acontece é chamado de deseconomia de escala.

Exemplos de economia em escala

Um exemplo simples de economia e deseconomia de escala é um curso de idiomas. No exemplo, um professor de inglês particular percebe que está com uma grande demanda de alunos e com poucos horários disponíveis.

Depois fazer uma pesquisa entre seus alunos, ele constatou que a maioria gostaria de ter aulas em grupo. Então ele decide alugar um espaço e passa a ter alguns gastos fixos como aluguel e eletricidade, mas consegue atender mais alunos que dividem esse mesmo gasto. Antes, cada novo aluno significava gasto adicional com locomoção.

A longo prazo, atender mais alunos por dia cria um aumento de seus rendimentos. Contudo, esse aumento de alunos só é possível até certo ponto (vamos supor que até 10 alunos), por conta do tamanho da sala e qualidade de ensino.

Com muitos alunos por turma, alguns podem ficar sem compreender o conteúdo e acabar até saindo da aula. Então, a partir do décimo primeiro aluno seria necessário alugar uma nova sala e mais um professor, passando do ponto ótimo e entrando na deseconomia de escala. Para continuar com a economia de escala, uma alternativa nesse momento poderia ser a fusão com outro professor ou escola.Avaliando os processos produtivos e tomando medidas de impulsão.

Conseguir aumentar a quantidade de produção de uma empresa nem sempre é um processo fácil, principalmente em pequenos negócios. Implementar a economia de escala é uma estratégia que demanda tempo, expertise e a realização de algumas mudanças importantes nos modos de gestão e produção das empresas.

É importante lembrar que a economia de escala não diz respeito somente à área de produção, ela também atua e pode gerar economias em outros setores como: financeiro, marketing, distribuição.

Um modo de economia de escala muito utilizado, principalmente entre grandes companhias, é a fusão entre empresas. Assim, elas ampliam seu poder de produção e área de atuação, além de reduzirem gastos e se tornarem mais imponentes frente às concorrentes do mercado.

Nessa mesma linha, formar parcerias é um processo pouco explorado que costuma dar ótimos resultados. Quando empresas atuam em conjunto visando um objetivo em comum elas encontram soluções melhores do que buscando individualmente.

Essa é uma excelente opção para micro e pequenas empresas que podem se juntar para fazer a distribuição dos produtos de forma mais vantajosa ou para realizar as compras de matéria-prima de forma coletiva. Isso tudo visando reduzir custos a partir da compra de grandes quantidades.

>>> Leia mais: Tesouraria: o que é, funções e boas práticas.

Aquisição de insumos

A aquisição de insumos é um dos pontos fundamentais da economia de escala. Aumentando a quantidade produzida e, consequentemente, a demanda por matéria-prima, o empresário muitas vezes passa a poder negociar melhor o valor dessa matéria-prima. Isso por que estará comprando uma quantidade expressiva, o que reduz os custos de produção.

Para implementar a economia de escala é preciso estudar se existe uma demanda no mercado por aquele produto que a empresa pretende impulsionar. Não adianta aumentar o volume de produção se ele não será absorvido pelo mercado. Caso isso aconteça restará à empresa um grande estoque de produtos produzido a um custo baixo. Esses produtos geram ainda mais despesas por estarem estocados.

Rendimento de máquinas e processos

Outro erro muito comum é investir em maquinário, mas não em treinamento dos funcionários que irão operar essas máquinas. Isso faz com que eles demorem mais para que a nova infraestrutura funcione em sua plena capacidade.

A capacitação da equipe é essencial para evitar desperdícios e falhas. Somente um time bem preparado e com funções bem definidas consegue aumentar produtividade e realizar bem a próxima medida que é a padronização.

Padronização

Para produzir o mesmo item repetidas vezes, a primeira medida a ser tomada é padronizar tanto o produto quanto o modo com que ele é produzido.

Assim, é possível reduzir os gastos e produzir produtos com preços mais competitivos, ocasionando uma tendência de aumento das vendas e dos lucros.

Riscos e vantagens

A economia de escala pode ser uma transição mais difícil para negócios iniciantes. Ela é mais indicada para empresas que já conseguiram inserir suas marcas no mercado e querem aumentar sua margem de lucro.

Se não for bem avaliado o que era vantagem pode se tornar um risco. Portanto, saber analisar se sua empresa está pronta para adotar esse sistema é o que fará a diferença na hora dele ser bem sucedido ou não.

Por isso ter o apoio de especialistas como os da Capital Research e possuir as informações adequadas acerca do assunto é tão importante para os negócios.