ECOO11: Entenda tudo e saiba como investir neste fundo de índice

Entenda o que é ECOO11 para descobrir se é o investimento mais adequado ao seu perfil e veja como investir neste fundo de índice.

Conhecer os principais tipos de investimentos é fundamental para avaliar quais se adequam ao seu perfil de investidor. O ECOO11 é um fundo de índice ou ETFs (Exchange Traded Funds) negociado na bolsa de valores que reúne ações de companhias que adotam boas práticas em relação à emissão de gases causadores do efeito estufa. Ao investir neste fundo de índice, o investidor adquire uma cota da carteira de ações composta por empresas preocupadas com o desempenho do Índice Carbono Eficiente (ICO2) em suas operações. 

Entenda o que é ECOO11 para descobrir se é o investimento mais adequado ao seu perfil e veja como investir neste fundo de índice.

O que é ECOO11?

O iShares Índice Carbono Eficiente Brasil – Fundo de Índice (ECOO11) é um ETF negociado na bolsa de valores. Sua carteira é composta por grandes empresas que atendem a critérios de sustentabilidade, como Itaú Unibanco, Lojas Renner, Bradesco e Telefônica. O fundo é gerido e administrado pela BlackRock desde seu lançamento em 2012 e acumula o patrimônio líquido de R$ 61.131.442.

Como funciona o ECOO11

O ECO11 é um fundo de índice indicado para aqueles que desejam terceirizar e diversificar investimento a baixo custo. Apesar de cobrar uma taxa administrativas, os ETF’s cobram taxas menores comparado aos fundos de investimentos convencionais. No caso do ECOO11, a taxa administração é de 0,38%, enquanto em fundos de ações convencionais essa taxa costuma girar em torno de 2%, além da taxa de performance.

Criado por um esforço conjunto da B3 e do BNDES, o índice é composto pelas empresas participantes do IBrX-50 que adotam práticas transparentes com relação as suas emissões de gases efeito estufa. Na composição do índice são levados em consideração o grau de eficiência das emissões de gases efeito estufa e o número total de ações em circulação.

Para integrar o ECOO11, as empresas devem pertencer à carteira do IBrX-50, aderir formalmente à iniciativa do ICO2 e apresentar Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) referente ao ano-base.

Como investir em ECOO11

Para investir em ECOO11, é preciso ter conta em uma corretora de valores de sua confiança que irá intermediar a compra e venda dos ativos negociados na bolsa. Escolha o fundo de índice ECOO11 e transfira o valor que deseja investir para a corretora contratada. Por fim, faça a emissão da ordem de compra da ação que você deseja adquirir no home broker da corretora.

Antes de investir recursos nesse fundo de índice, é recomendado ao investidor se inteirar sobre o Regulamento do Fundo e ler cuidadosamente os fatores de risco, taxas, despesas e encargos descritos, bem como as demais informações disponíveis.

 

Prós e Contras de investir em ECOO11

Confira as vantagens e desvantagens de investir em ECOO11:

Vantagens

  • Solução de investimento socialmente responsável de baixo custo;
  • Diversificação de ativos da carteira de investimentos;
  • Taxas de administração mais baixas em comparação a fundos de investimentos tradicionais. 

Desvantagens 

  • Carência de análise fundamentalista;
  • Baixa liquidez;
  • Custo tributário.

Encontre as melhores recomendações de investimentos no site da Capital Research e descubra qual opção é mais adequada ao seu perfil de investidor.  

Recomendados

Investimentos

Análise técnica: o que é e como lucrar com ações

Análise técnica é uma ferramenta utilizada para qualificar o investimento no ...

4 anos atrás

Investimentos

Capacidade produtiva: o que é e como analisar nos investimentos

A capacidade produtiva é um fator importante ao analisar uma ação da bolsa. Saiba ...

4 anos atrás

Investimentos

Conselho Monetário Nacional: o que é e qual é sua importância?

Entenda o que é e como funciona o Conselho Monetário Nacional ...

5 anos atrás