Quais os riscos e retornos ao investir em uma empresa alavancada?

Ferramenta de impulsão financeira pode resultar tanto em maiores lucros quanto em maiores prejuízos para o empresário — e para o investidor. Saiba tudo sobre investimento em uma empresa alavancada.

empresa alavancada

O      dicionário estabelece o verbo alavancar como, entre outras definições, o ato de dar impulso; promover; incentivar; favorecer o desenvolvimento. No que se refere a empresas e ao mercado financeiro, o sentido do termo não se perde: alavancar um negócio significa utilizar ferramentas econômicas para aumentar os recursos e, consequentemente, as chances de retorno de um empreendimento.

Tanto um simples investidor quanto uma grande (ou pequena) empresa podem fazer uma alavancagem. Acompanhado do maior potencial de lucros, cresce também o risco de prejuízos. Investir em uma empresa alavancada requer conhecimento, planejamento e disposição para arcar com os resultados.

O que é uma empresa alavancada?

De forma simplificada, a alavancagem é uma espécie de empréstimo. Imagine que uma empresa de móveis em crescimento se vê sem recursos para abrir novas fábricas, comprar mais máquinas e contratar outros colaboradores. Para seguir com a expansão, seus proprietários recorrem a uma alavancagem e obtêm recursos de outras partes interessadas. 

No processo, eles fornecem provas de que podem arcar com os possíveis prejuízos – a margem de garantia. Assim, a empresa alavancada pode seguir produzindo e vendendo cada vez mais, com maior possibilidade de lucros. Por outro lado, precisa arcar com sua nova dívida.

🡪  Leia também: Custeio variável: o que é e como interpretar nas empresas.

Alavancagem Financeira x Alavancagem Operacional: qual a diferença?

Quando falamos em empresa alavancada, a Alavancagem Financeira significa aumentar o potencial de rentabilidade do próprio capital de uma empresa. Já a Alavancagem Operacional quer dizer aumentar o potencial de produção e, consequentemente, de lucros a partir das vendas de uma empresa. Veja com mais detalhes:

Alavancagem Financeira – Ocorre quando uma empresa alavancada pega emprestado o capital de terceiros (que podem ser instituições financeiras, fornecedores ou investidores do mercado de capitais) para aumentar seus lucros sem, necessariamente, aumentar os investimentos e as despesas. É uma manobra que trabalha com o impacto do Imposto de Renda e dos juros devidos sobre os lucros da empresa.

Alavancagem Operacional – É quando uma empresa alavancada obtêm recursos externos para aumentar sua capacidade produtiva e gerar mais lucros. O objetivo aqui é manter os custos fixos intactos enquanto a produção cresce. Para chegar a esse equilíbrio, usa-se o cálculo do Grau de Alavancagem Operacional (GAO), que é a variação no percentual de lucro operacional dividido pela variação no percentual das vendas.

🡪 Aprenda a calcular o Grau de Alavancagem Operacional da sua empresa e saiba mais sobre os 4 graus de alavancagem operacional! 

Quando as empresas devem utilizar a alavancagem?

A alavancagem de empresas é uma opção estratégica que, se utilizada com parcimônia e sob a orientação de especialistas em finanças e investimentos, pode ser muito interessante. Ela pode ser usada      tanto em situaçõesnas quais      uma empresa busca seguir crescendo quanto em momentos de dificuldade financeira, quando ela precisa de um auxílio para seguir operando.

Mas é preciso muita cautela: como já mencionamos, uma empresa alavancada tem a potencialização dos lucros acompanhada de maior risco nas perdas.

Alguns fatores a observar antes de alavancar uma empresa

  • É fundamental ter uma margem de garantia.    
  • A produção irá aumentar o suficiente para gerar lucros que paguem a dívida?
  • – Os custos fixos diminuirão, seguirão iguais ou aumentarão com a alavancagem?

Como cada caso demanda uma atenção particular, é fundamental que você submeta seu negócio a uma análise detalhada antes de decidir alavancar sua empresa.

Riscos e vantagens de se investir em uma empresa alavancada

Riscos – O não pagamento da dívida da empresa pode fazer com que ela perca valor de mercado – e suas ações passem a valer menos.

Vantagens – Com maior possibilidade de lucros, maior será a fatia de recursos que seus investidores e acionistas receberão em retorno.

Sobre a Capital Research

A Capital Research é uma casa independente que recomenda apenas o que acreditamos ser o melhor para você. Nosso objetivo é te ajudar a escolher os melhores investimentos de forma rápida e direta, sem economês. Para isso, possuímos um time de analistas com anos de experiência que acompanham diariamente o mercado financeiro.

Recomendados

Investimentos

Acionista Minoritário: Conheça os direitos, vantagens e porque se tornar um

Conheça os dispositivos legais para exercer poder na empresa em que investe, sendo ...

4 anos atrás

Investimentos

Ancord: Saiba o que é e como funciona essa certificação

Confira o artigo para que você entenda melhor o que é a certificação Ancord e ...

5 anos atrás

Investimentos

Built to suit: o que é e como funciona

Built to suit é um formato de locação no qual um imóvel é construído já ...

4 anos atrás