Fundos Multimercado: por que investir e como escolher

Entenda mais sobre investimentos de Fundos Multimercado

Os fundos multimercados são fundos de investimentos no qual empresário possuem liberdade para realizar investimentos em qualquer proporção em todas as classes de ativos. Em geral, as estratégias de alocação destes fundos dependem somente da estratégia escolhida pelo investidor, não necessitando seguir regras específicas de composição de carteira.

Quer saber mais? Neste artigo falamos sobre os riscos do investimento, qual é a rentabilidade, quais tipos de fundo multimercado existem atualmente e outros diversos pontos. Confira! 

 

Qual o nível de risco do investimento?

A maior parte dos fundos multimercados são caracterizados como agressivos, porém também existem diversos com níveis moderados e conservadores. Em outras palavras, o fundo multimercado é destinado a todos os perfis de investidores que entendem e concordam com os seus riscos. 

Alguns fundos são considerados conservadores e são bem semelhantes aos fundos de renda fixa conservadora. Já as opções moderadas são mais voltados para investidores que que tem objetivos de longo prazo. Por fim, os mais agressivos podem ser até mais arriscados do que determinados fundos de ações. 

Porque investir no fundo multimercado?

O fundo multimercado proporciona diversos benefícios aos investidores. Alguns dos principais são:

  • Diversificação: o fundo é dividida em quatro classes: renda fixa, ações, cambiais e multimercados. Os dois últimos têm capacidade de alcançar qualquer oportunidade que seja analisada como interessante pelo gestor, desde que este nas regras de aplicação que o fundo pode ter.
  • Flexibilidade: A depender do tipo de fundo multimercado escolhido, o gestor não precisa seguir uma única estratégia de investimento, como acontece por exemplo nos fundos di e de renda fixa. Ou seja, ele direciona sua atuação de acordo com as peculiaridades de cada ativo e do momento econômico vigente.
  • Alavancagem: permite operações com recursos superiores ao valor do capital aplicado, com a finalidade de maximizar o potencial de rentabilidade da carteira do investidor ou ainda proteger os recursos de uma mudança inesperada a estratégia estabelecida previamente pelo gestor. 
  • Gestão feita por um Especialista: a supervisão é feita por profissionais com expertise em fundos, garantindo mais tranquilidade ao investidor e consequentemente maiores chances de retorno. Neste fundo, o gestor da carteira consegue rapidamente ajustar as estratégias conforme as mudanças de cenários, diminuindo os riscos. 

Qual sua rentabilidade comparada ao seu risco?

Como não segue as mesmas regras de outros fundos, o fundo multimercado permite mesclar classes de investimento, proporcionando uma rentabilidade melhor com um risco controlado.

Com mais liberdade, o gestor consegue traçar estratégias envolvendo ativos de naturezas distintas, como ações, câmbio e Tesouro Direto. Desta forma, pode ser mais agressivo ou conservador quando achar conveniente, tornando o fundo mais mais rentável. A principal característica do fundo multimercado não é o risco, mas sim a liberdade que o gestor possui ao contar com profissionais de qualidade para cuidar de seus investimentos com as melhores estratégias. 

Quais tipos de fundo multimercado existem e como saber em qual investir?

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) subdivide o fundo multimercado em 10 diferentes tipos conforme a especialidade, fatores de risco ou os mercados em que vão atuar. Confira as características dos principais: 

  • Arbitragem: contando com diversas classes de ativos e operam as distorções do mercado. É possível comprar uma ação brasileira e vender juros americanos buscando um fechamento de uma distorção nos preços históricos entre esses dois ativos.
  • Macro: também conta com diversas classes de ativos, são direcionais e de longo prazo. Servem para definir as estratégias de aplicação baseadas na antecipação de movimentos macroeconômicos que consigam determinar os preços futuros dos ativos, seja este de juros, câmbio, moedas, renda fixa.
  • Multiestratégia: possui diversas classes de ativos e tem como foco a adoção de várias estratégias. Após uma uma profunda análise global de risco e retorno as decisões de investimento consideram o ambiente macroeconômico e a situação dos ativos em si mesma.
  • Multigestor: é outro que proporciona diversas classes de ativos, possibilitando investimentos em mais de um fundo de gestores diferentes. A finalidade é proporcionar mais especialização na gestão de cada ativo, aumentando as possibilidades retorno positivo.
  • Trading: servem para explorar oportunidades de ganhos providas por movimentos de curto prazo nos preços dos ativos. Possibilita diversas classes de ativos.
  • Long & Short – Direcional: aqui, o risco da renda é variável e a estratégia é montar posições compradas e vendidas de forma simultânea. O objetivo é vender primeiro para comprá-las quando os preços caírem, gerando lucro em uma operação inversa.
  • Long & Short – Neutro: também contém risco de renda variável e posições compradas e vendidas simultaneamente, porém, com outra finalidade: garantir uma operação mais cautelosa do que a Long & Short Direcional.
  • Long Biased: como os dois anteriores, possui renda variável e posições compradas e vendidas de forma simultânea. A diferença é que não existe obrigação de ficar com posições vendidas, dando liberdade ao gestor conseguir posicionar toda a sua carteira em compras.
  • Juros e moeda: contém diversas classes de ativos e é mais voltada para investidores que desejam aderir a estratégias de longo prazo ligada ao investimento em ativos de renda fixa atrelados ao índice de preços, risco de juros e moeda estrangeira.
  • Estratégia específica: são focados primordialmente no desenvolvimento de estratégias com riscos mais específicos. Como outras subdivisões, oferece diversas classes de ativos.
  • Balanceados: não há alavancagem e as estratégias são pensadas a longo prazo, pois buscam investimentos diversificados e deslocamentos táticos entre diversos ativos.
  • Capital Protegido: também há alavancagem e é voltada à proteção (hedge) total ou parcial do principal investido.
  • Crédito Privado: com risco de renda Fixa, não há alavancagem e o investimento é realizado em ativos de crédito, como títulos privados como CDB, LCA, debêntures e outros instrumentos do mesmo gênero.
  • Crédito Estruturado: também com risco de renda fixa, a finalidade é investir em ativos de crédito estruturado e operações de FIDCs de lastros diversos, securitização, letras financeiras, entre outros. Indicado principalmente para quem está iniciando uma trajetória no fundo multimercado.

 

Como investir nesse tipo de fundo?

O primeiro passo é escolher um fundo multimercado adequado para o seu perfil e que encaixe-se com os seus objetivos financeiros. Para isto, esteja atento a alguns fatores como: taxas de administração e performance, histórico do fundo, estratégia, liquidez, alavancagem e volatilidade. 

Ao investir em um fundo multimercado é possível visualizar todos os detalhes do fundo em pelo site da gestora ou pelo site de sua instituição. Alguns itens importantes para ficar atento são: prospecção, que consiste em seus objetivos e estratégias; Nível de risco, para identificar se tem a ver com o seu perfil de investidor; Aplicação inicial, que atualmente pode variar de R$ 100 a R$ 50 mil; Movimentação mínima, que diz respeito a quantia mínima para fazer novos aportes ou resgates; Além de histórico de rentabilidade, valores das taxas de administração e performance e liquidez. 

Quais cuidados tomar ao investir no fundo multimercado?

Os investidores que desejam entrar no fundo multimercado precisam estar atentos ao potencial da relação risco x retorno de um investimento, pois ele garante um retorno maior ao longo do tempo e com menor risco. Desta forma, são uma excelente opção de investimento para quem têm prazos acima de dois anos nos Fundos Multimercados.

Além disso, estes fundos envolvem diferentes fatores de risco, a depender da estratégia que será montada na carteira. O nível de risco é proporcional a habilidade do gestor, já que é necessário ter uma visão precisa do cenário econômico. Em resumo, se tem dúvidas, procure a orientação de quem já tem experiência no ramo. 

Qual a tributação do governo?

A tributação nos fundos multimercados varia conforme o tipo de fundo de investimento: de longo ou curto prazo. No caso do fundos de longo prazo, a carteira média tem prazo superior a 365 dias e a tributação é decrescente em função do prazo da aplicação: 

  • Aplicações de até 180 dias: 22,5% (somente sobre os rendimentos)
  • Aplicações de 181 a 360 dias: 20% (somente sobre os rendimentos)
  • Aplicações de 361 a 720 dias: 17,5% (somente sobre os rendimentos)
  • Aplicações acima de 720 dias: 15% (somente sobre os rendimentos)

Já os de curto prazo mantém uma carteira com prazo médio igual ou menor a 365 dias e cobra da seguinte maneira: 

  • Aplicações de até 180 dias: 22,5% (somente sobre os rendimentos)
  • Aplicações de 181 a 360 dias: 20% (somente sobre os rendimentos)

Os fundos multimercados que contam com investimento de no mínimo 67% em ações, são tributados como se fosse fundos de ações a uma alíquota de 15%, independente do prazo de aplicação. 

Ranking dos melhores fundos multimercado 

Em agosto de 2019, estes foram os cinco melhores fundos multimercados do Brasil: 

Fundos multimercados

Agosto

2019

12 meses

Tavola Absoluto FI Mult

0,13%

23,69%

49,01%

Safari FC FI Mult II

1,92%

26,97%

38,69%

Pacifico LB FC FI Mult

0,72%

18,86%

37,06%

Navi Long Blased FC de FI Mult

1,98%

18,54%

36,51%

CSHG Ibov Ativo 70-130 FI Mult

-0,56%

14,36%

36,02%

Infomoney – 05/09/2019

Com diversas possibilidades, os fundos multimercados pode valer a pena, independente de qual é o seu perfil de investidor. Esse tipo de fundo conta com uma variedade dos títulos para conseguir ótimas rentabilidades e ampliar o ganho de seus cotistas.

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e confira muito mais em nosso site!

blogcapitalresearch.com.br