Fundos DI: o que são e vale a pena investir?

Entenda como funciona os Fundos DI, quais as vantagens e desvantagens e muito mais

O mercado financeiro é destinado para todos os tipos de perfis de investidores, incluindo aqueles que desejam mais segurança na hora de aplicar seus recursos. Neste sentido, uma das opções mais populares são os fundos DI, perfeito para quem é mais conservador, porém ainda deseja ter um bom rendimento.

Mas afinal, o que significa fundos DI? Qual é a rentabilidade? Como funciona a taxa DI? Neste artigo, abordamos em detalhes o tema. Confira! 

O que significa fundos DI?

 Fundos DI ou fundos de renda fixa referenciados são investimentos destinados quase que unicamente aos títulos públicos do Tesouro Direto, acompanhando os rendimentos das taxas CDI e Selic. Uma das principais característica dos fundos DI é a liquidez diária e o baixo risco de perda, ou seja, oferece aos investidores uma boa rentabilidade, possibilidade de saque imediato e segurança no investimento.

Os fundos DI são bastante populares entre os pequenos investidores, que não possuem grandes recursos para investir e optam por uma alternativa que faça o dinheiro render sem risco de perdê-lo.

Qual é a rentabilidade dos fundos DI?

Como citado anteriormente, os fundos DI basicamente investem em títulos do Tesouro Direto. A aplicação mínima nesses títulos são de 95%, enquanto os 5% são destinados a outros títulos relacionados a fundos de curto prazo.

O rendimento dos fundos DI é praticamente igual ao da taxa Selic e CDI, portanto acompanham as taxas básicas da economia relacionados ao governo. Porém, como há taxas de administração nesses fundos, que podem variar de 0,3% a 3,5%, o valor final pode corresponder de 80% a praticamente 100% da rentabilidade do CDI.

Vale a pena investir em Fundos DI?

 Esse fundo é bastante indicado para pequenos investidores que desejam ter uma boa rentabilidade sem correr muitos riscos.

Se você utiliza poupança, pode ser muito interessante realocar sua verba para os fundos DI, que rendem 6,50% ao ano, enquanto a poupança apenas 4,55% ao ano.

 Como surgiu a taxa DI?

A taxa DI ou CDI surgiu em decorrência a necessidade dos bancos em pegar dinheiro emprestado de um outro Banco. Com esta taxa DI, o banco pode emitir um título e captar este dinheiro no Mercado Interbancário.

 Entendeu agora como funciona o fundo DI? Ele é um investimento muito popular entre os investidores pequenos, mas é perfeito para todos que desejam uma boa rentabilidade, liquidez e segurança. Esse é o seu perfil? 

Se quer estar por dentro das novidades e atualizações do Mercado Financeiro e da Bolsa de Valores, assine nosso newsletter.