IR sobre investimentos: quais são tributados e quais estão isentos?

Conhecer as regras de tributação do IR pode lhe ajudar a escolher suas aplicações. Conheça o imposto de renda sobre investimentos!

Os investimentos representam um mundo de possibilidades no que se refere às características pessoais de qualquer investidor. Da mesma forma como cada aplicação apresenta níveis bem particulares de risco e rentabilidade, o perfil do empreendedor financeiro é que determinará      se ele deve investir em opções de Renda Fixa ou Renda Variável. Não há certo ou errado aqui: um investimento que é bom para um, pode dar péssimos resultados para outro.

 Conheça os tipos de investimento disponíveis no mercado com seus riscos, prazos e rendimentos!

Essa mesma verdade vale também para a incidência do Imposto de Renda sobre investimentos. Ao escolher uma aplicação, muitas pessoas acabam optando pela segurança da Caderneta de Poupança, por não saberem quais serão taxadas pelo IR. A verdade é que existem outros investimentos de Renda Fixa isentos e mais vantajosos do que a Poupança – e ainda outros que, mesmo tributados pelo IR, podem valer a pena para você.

Conheça os investimentos que são tributados

Os investimentos que incidem imposto de renda sobre os rendimentos são:

  • CDB (Certificado de Depósito Bancário).
  • LC (Letra de Câmbio).
  • Tesouro Direto.
  • COE (Certificado de Operações Estruturadas).
  • Debêntures.
  • Títulos Públicos     .

Quais investimentos são isentos de tributação?


Já para os investimentos que não são tributados são:

  • Poupança.
  • LCI – Letra de Crédito Imobiliário.
  • LCA – Letra de Crédito Agrícola.    
  • CRI – Certificado de Recebíveis Imobiliários.
  • CRA – Certificado de Recebíveis do Agronegócio.
  • Debêntures incentivadas.    

Como declarar investimentos no IR?

Os bancos, corretoras e instituições financeiras são responsáveis por enviar, normalmente via Home Broker, os informes de rendimento das aplicações de cada investidor. Isso inclui os dados que devem declarados no imposto de renda sobre investimentos já calculados.

Esse documento mostra todos os investimentos que você possui junto àquela instituição e destaca quais são isentos de impostos (ainda assim eles precisam ser declarados ao IR) e quais são tributáveis direto na fonte.

🡪 Baixe o programa IRPF 2020!

Você notará que no programa da Receita Federal existem diferentes abas para cada tipo de investimento e suas respectivas informações correspondentes. A incidência do Imposto de Renda sobre investimentos varia de acordo com essas abas.

Como declarar investimentos ao IR nas respectivas abas do P     rograma de D     eclaração:

– Bens e Direitos: aqui o investidor informa o saldo total dos seus investimentos: todas as aplicações precisam ser informadas nessa aba. Em ‘Bens e Direitos’, o investidor deve informar suas aplicações em Ações, ETFs (Exchange Traded Funds) e em Fundos Imobiliários;      

– Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva: aba onde são informados os investimentos já tributados como Tesouro Direto, CBD e fundos de investimento;

– Rendimentos Isentos e Não Tributáveis: as aplicações isentas de Imposto de Renda são registradas nessa aba: Poupança, LCI, LCA e debêntures incentivadas;

– Pagamentos Efetuados: nessa aba o investidor informa suas aplicações em PGBL e em fundos de pensão.

Quer saber quais os melhores investimentos para você?

A Capital Research é uma casa independente que recomenda apenas o que acreditamos ser o melhor. Nosso objetivo é lhe ajudar a escolher os melhores investimentos de forma rápida e direta, sem o famoso “economês”. Para isso, possuímos um time de analistas com anos de experiência que acompanha diariamente o mercado financeiro e traz as melhores análises de investimento.

Abra sua conta e tenha acesso ao conteúdo exclusivo e gratuito sobre investimentos do mercado financeiro! Aproveite e assine nossa Newsletter para ter acesso a análises diárias do cenário financeiro nacional e internacional! 

Recomendados

Investimentos

Saiba tudo sobre Imposto de Renda e Poupança

Você tem caderneta de poupança? Saiba se é preciso declarar seus rendimentos no ...

4 anos atrás

Investimentos

Como declarar bens no IR (Imposto de Renda)

Entenda quando é preciso fazer e como declarar bens no IR e ficar em dia com a ...

4 anos atrás

Investimentos

Faixas do Imposto de Renda: saiba em qual você está!

Valor da taxa a ser paga para o Leão depende da faixa salarial de cada trabalhador. ...

4 anos atrás