Investimento para ganhar dinheiro: quais as melhores opções?

Você está procurando um investimento para ganhar dinheiro? Confira agora as melhores opções em renda fixa e variável.

Quem procura por um investimento para ganhar dinheiro se depara com muitas opções no mercado financeiro.

Da renda fixa à renda variável, há centenas de aplicações disponíveis para fazer o seu dinheiro trabalhar em busca da independência financeira.

Mas escolher a aplicação ideal não é uma tarefa simples. Primeiro, porque não há uma receita de bolo que se aplique a todos investidores. Segundo, porque a decisão depende do seu perfil de investidor e dos seus objetivos.

Neste artigo, você vai conhecer algumas das melhores opções de investimento para ganhar dinheiro no longo prazo e vai entender quais cuidados tomar ao analisar essas alternativas.

Investimento para ganhar dinheiro no longo prazo

Quando falamos em investimento para ganhar dinheiro no mercado financeiro, olhamos primeiramente para duas classes de ativos: a renda fixa e a renda variável.

Na renda fixa, o rendimento é fixo e o risco menor. Há alguns anos, quando a taxa básica de juros da economia, a taxa Selic, se encontrava no patamar de 14%, o investidor brasileiro encontrava boas aplicações de renda fixa sem precisar se esforçar.

Embora a inflação também fosse alta, era relativamente simples encontrar aplicações de renda fixa rendendo dois dígitos por ano. 

Mas essa realidade mudou recentemente, com a redução da Selic para suas mínimas históricas. Em maio de 2020, a Selic chegou a 3%, o que jogou o rendimento da poupança, por exemplo, para 2,1% ao ano.

Como resultado, muitos investidores estão migrando para a renda variável, cuja rentabilidade oscila com o passar do tempo. Ela envolve muito mais riscos do que a renda fixa, mas também tem possibilidades de ganhos muito maiores no longo prazo.

Por isso, quem procura um investimento para ganhar dinheiro de fato, e não apenas manter o poder de compra, precisa analisar os investimentos em renda variável. É isso que faremos a seguir. 

4 investimentos para ganhar dinheiro no longo prazo

Se você está iniciando seus estudos e busca um investimento para ganhar dinheiro no longo prazo, precisa analisar primeiramente quatro aplicações de renda variável:

Investimento em ações

O mercado de ações permite que você adquira uma pequena participação e seja sócio das maiores empresas do Brasil, como Petrobras, Vale, Itaú, Bradesco e Ambev. Os preços oscilam a cada segundo durante os pregões da bolsa de valores, onde as ações são negociadas. 

Mas, no longo prazo, os preços tendem a acompanhar os lucros das empresas. Por isso, vários estudos já provaram que não existe investimento mais rentável do que as ações no longo prazo.

Investimento em fundos de ações

Se você não tem conhecimento ou paciência para aprender a escolher as próprias ações, pode delegar esse trabalho aos fundos de ações. Eles possuem gestores com equipes de analistas para gerir o dinheiro dos cotistas e alocar nas ações nas quais enxergam as maiores oportunidades. Em troca desse trabalho, são remunerados por uma taxa de performance e de administração.

Investimento em fundos multimercados

Fundos multimercados têm flexibilidade para investir em ações e em diversos outros ativos, dependendo do estatuto do fundo. Em alguns casos, há possibilidade de investir em títulos de renda fixa, ações, câmbio, ouro e até ações do exterior. São fundos mais complexos e com estratégias mais sofisticadas do que os fundos de ações puros.

Investimento em fundos imobiliários

Outra opção de investimento para ganhar dinheiro em renda variável com foco no longo prazo são os fundos imobiliários. Nesse caso, o cotista acaba adquirindo uma pequena parte dos imóveis que estão no portfólio do fundo, e obtém o direito a receber uma parcela proporcional dos aluguéis em forma de proventos. As cotas dos FIIs, como são conhecidos, também são negociados na bolsa de valores, por isso os preços variam a todo momento.

Cuidados na análise de investimento para ganhar dinheiro

O investimento nas quatro classes de ativos listados acima pode dar ótimos resultados no longo prazo. São opções regulamentadas pelos órgãos competentes e muito difundidas no mercado financeiro. 

Mas, ao buscar por investimentos para ganhar dinheiro, talvez você encontre aproveitadores, golpistas e pessoas mal-intencionadas, que utilizam a falta de conhecimento do público em geral para vender promessas de lucros fáceis. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados ao analisar as opções de investimento para ganhar dinheiro.

Desconfie de fórmulas mágicas e dinheiro fácil

O primeiro cuidado é desconfiar de quem promete ganhos fáceis. Não existem fórmulas mágicas para ganhar dinheiro no mercado financeiro, e ninguém pode prometer qualquer tipo de retorno quando falamos em renda variável. Fuja sempre que ouvir algo do tipo.

Rentabilidade passada não é rentabilidade futura

Um erro comum entre investidores iniciantes é analisar o desempenho de um fundo no último ano e supor que ele é melhor do que os outros apenas porque teve uma rentabilidade superior nessa faixa temporal. A rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura: na renda variável, o futuro sempre é imprevisível. Além disso, um fundo com mais retornos pode simplesmente ter se exposto a mais riscos. É preciso ponderar isso ao comparar.

Conhecimento nunca é demais

Seja qual for o seu objetivo no mercado financeiro, conhecimento nunca é demais, e aí está algo que ninguém nunca vai poder arrancar de você. Por isso, leia livros, participe de fóruns de discussão, faça cursos, leia relatórios de casas de análise, encontre um mentor e siga produtores de conteúdo nas redes sociais. Conhecimento nunca é demais.

Não invista para o longo prazo antes de criar uma reserva

A última dica também poderia ter sido a primeira: não é indicado procurar investimentos para ganhar dinheiro no mercado financeiro enquanto você não possui uma reserva de emergência capaz de sustentar os seus gastos em caso de urgência, como o desemprego ou problemas de saúde. Por isso, economize seu salário e monte essa reserva antes de dar os primeiros passos nos investimentos. 

Por fim, vale lembrar que as opções de investimentos para ganhar dinheiro não são excludentes. Faz todo sentido manter uma carteira diversificada com ativos de diferentes classes e riscos. Dessa maneira, você reduz as chances de ser afetado de forma muito intensa em eventos específicos.

Se você está em busca de investimentos para ganhar dinheiro no longo prazo, assine a Capital Research e tenha acesso à Carteira Capital, com as melhores recomendações de ações e fundos imobiliários para você alcançar a independência financeira.

Recomendados

Investimentos

Longo prazo nos investimentos: o que é e como chegar lá

...

4 anos atrás

Investimentos

Como ganhar dinheiro com ações — de olho no longo prazo

...

4 anos atrás

Investimentos

Qual investimento rende mais no curto e no longo prazo?

Afinal, qual investimento rende mais no curto e no longo prazo? Tire sua dúvida e ...

4 anos atrás