É possível ganhar dinheiro investindo no exterior? Saiba aqui!

Gostaria de ganhar dinheiro investindo no exterior? Entenda os riscos e vantagens de se aplicar no mercado externo.

Dólar nas alturas, negócios em baixa no Brasil, essa é a nossa situação atual. Será que investir no mercado externo não é uma melhor pedida? Há algum tempo, ganhar dinheiro investindo no exterior era algo inimaginável para investidores iniciantes ou medianos. 

Essa possibilidade era apenas palpável para quem já tinha muito dinheiro, viajava muito e tinha contatos com o mercado externo. Hoje ficou muito mais simples investir no exterior. Isso graças a algumas mudanças de regulamentações e um acesso mais simples e globalizado ao mercado. 

Mas por que investir no exterior?

A primeira vantagem de se ganhar dinheiro investindo no exterior é que seus investimentos estarão atrelados ao dólar. E essa é uma moeda muito mais forte que o real. Além disso, a economia brasileira, apesar de não ser hoje tão instável como nos anos 80, por exemplo, ainda corre muitos riscos, como a volta da inflação, por exemplo.

Outra vantagem é a possibilidade de se investir em setores variados, já que no Brasil, são negociadas ações de um número bastante restrito de empresas. Além disso, investir no exterior segue o mesmo objetivo de se investir em uma carteira bastante diversificada de investimentos: caso o mercado local, de renda fixa e variável, passe por uma crise, seus produtos externos equilibrarão a carteira. 

O que se considerar antes de investir no exterior

Se investir localmente já exige muito estudo de mercado, leitura, cursos e obtenção de informações de diversas fontes, investir no exterior demandará ainda muito mais dedicação. Isso porque é uma realidade diversa da sua, com modus operandi diferentes, outros critérios, outros valores, outras perspectivas. 

Você pode, sim, ganhar dinheiro investindo no exterior, mas também precisará estudar e estar sempre muito atento ao panorama político e econômico global. 

Também é preciso prestar atenção às taxas administrativas e outros custos embutidos nos investimentos no exterior. Para isso, é preciso contar com um corretor de confiança que lhe ajude a iniciar nesse mundo. Existem muitas aplicações para se ganhar dinheiro investindo no exterior, e algumas demandam mais burocracia e custos, outras não.

Mais uma questão que não se pode deixar de lado: o Imposto de Renda! É preciso declarar se você tiver mais de US$ 100.000,00 fora do país, além de todo e qualquer bem adquirido no exterior. 

Principais formas de se ganhar dinheiro investindo no exterior

 

Fundos de investimento

Uma maneira muito simples de se investir no exterior. Não é preciso mandar dinheiro para fora. Isso porque os principais fundos de investimento podem aplicar 20% do patrimônio em ativos financeiros no exterior. Se você já aplica em fundos, muito provavelmente uma parte deles já está investida no exterior. A tributação é igual a de fundos nacionais: 15% sobre o ganho.

 

Brazilian Depositary Receipts – BDR

Os BDR são certificados que representam ações de empresas no exterior, negociados aqui na B3. Ou seja, o investidor não compra ações diretamente, mas títulos que as representam. 

É preciso para isso contar com uma instituição depositária, que emite os BDR e mantém esses valores no exterior. Os custos são basicamente os de qualquer compra e venda de ações comuns, e a tributação é de 15% sobre o ganho obtido nas negociações. 

 

Exchange Traded Funds – ETF

São os fundos de índice, que buscam replicar a carteira de um determinado índice, por meio do seu desempenho. Os ETF mais negociados na B3 são os que acompanham a Ibovespa, mas pode-se adquirir fundos de índices que replicam o S&P 500, referência da bolsa americana. A tributação ocorre da mesma forma que acontece com as ações, sendo o IR 15% sobre o valor dos ganhos. 

 

Certificados de Operações Estruturadas – COE

Os COE têm características de renda fixa e renda variável, sendo uma junção de várias operações financeiras, pagando juros de um lado e derivativos de outro. É possível investir em Certificados de Operações Estruturadas com múltiplas combinações, estando atrelados a índices de ações, ouro, moeda, etc. 

Muitos deles têm uma proteção ao valor pago, e mesmo que um determinado COE perca dinheiro, o investidor recebe o valor investido inicialmente. Sua tributação é entre 15% e 22,5% sobre os ganhos. 

Como investir no exterior?

Existem algumas maneiras de se investir no exterior. As mais simples são por meio de bancos ou corretoras, em aplicações que não exigem o envio direto de dinheiro para fora do país. É também possível abrir uma conta no exterior, sendo para isso necessário ir até o país ou mesmo enviar os documentos necessários por outros meios. 

Existe uma certa burocracia nesse processo, mas, uma vez que você tenha dinheiro no exterior, fica bastante simples investir em qualquer aplicação de seu interesse. 

E agora: ganhar dinheiro investindo no exterior é uma boa opção para você?

Depois de ler esse texto, você se convenceu que pode fazer uma aplicação no exterior? Mas precisa estudar um pouco mais o mercado para iniciar definitivamente esse processo? 

Cadastre-se agora no site da Capital Research e tenha acesso a informações e análises específicas sobre diversos segmentos de investimentos!

Recomendados

Investimentos

O que é reserva de lucros e como analisar nas ações da bolsa

Quer tirar suas dúvidas sobre a reserva de lucros das empresas negociadas na bolsa? ...

4 anos atrás

Investimentos

Ágio: o que é e como calcular nos investimentos

O ágio é um termo importante para quem investe em renda fixa e variável. Descubra ...

4 anos atrás

Investimentos

Mercado financeiro passa por transformação, com redução da taxa de juros

Investidores precisam arriscar mais para garantir melhor retorno nas suas ...

4 anos atrás