IPCA: como o principal índice de inflação da economia afeta seus investimentos

Entenda o que é o IPCA e como impacta em suas ações

Se você assiste jornal ou lê matérias sobre economia, já deve ter ouvido falar no índice IPCA. A sigla IPCA significa Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo e ele afeta diretamente a economia brasileira e, consequentemente, os seus investimentos. Portanto, entender sobre o assunto é de extrema importância.

O que é IPCA e o que é IPCA acumulado?

Bom, você já sabe o que significa a sigla IPCA, mas o que significa esse índice na prática? Ele é medido com base no custo de vida que as famílias brasileiras de 9 regiões metropolitanas do país têm. São famílias específicas, que ganham entre 1 a 40 salários mínimos e as despesas levadas em consideração são coisas básicas como moradia, educação, vestuário, transporte, alimentação, bebidas, saúde, artigos para casa e outros do tipo.

A relação do IPCA com esses itens é bem simples: se o IPCA sobe, significa que esses itens estão mais caros, isso quer dizer que, a inflação está elevada. Porém, se houve uma queda no índice, significa que, em relação ao mês anterior, os preços caíram. Nos casos de IPCA negativo, podemos dizer que houve uma deflação, ou seja, os preços dos alimentos, moradia e outros itens essenciais também caíram.

O IPCA é tão importante que é justamente por meio dele que o Banco Central mede a inflação do país. E isso, é claro, afeta os seus investimentos.

Já o IPCA acumulado, como o próprio nome diz, nada mais é do que a soma das variações do índice ao longo do ano. É o mesmo que inflação acumulada. Pode ser um período qualquer, por exemplo, IPCA acumulado por 3 meses, por 6 meses e assim por diante.

Vejamos a tabela do IPCA acumulado para 2019 que temos até o momento:

 

Mês

Valor Mensal (%)

Acumulado no Ano (%)

Acumulado dos últimos 12 meses (%)

Janeiro

0,32

0,32

3,78

Fevereiro

0,43

0,75

3,89

Março

0,75

1,51

4,58

Abril

0,57

2,09

4,94

Maio

0,13

2,22

4,66

Junho

0,01

2,23

3,37

Julho

0,19

2,42

3,22

 

Como o IPCA afeta a sua vida?

A lógica funciona como um tipo de balança que precisa entrar em equilíbrio para que a economia funcione bem. Por exemplo, se os preços dos produtos estão muito altos (IPCA elevado), a economia precisa fazer algo para que esses preços baixem. Afinal de contas, as pessoas precisam viver com o mínimo de dignidade não é mesmo?

Tudo começa pelo Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, que analisa se a taxa básica de juros, a Selic, precisa ou não ser ajustada. Se for preciso conter a inflação, a Selic será aumentada para que o crédito fique mais caro. Dessa forma, as pessoas gastam menos e se o consumo diminui, o comércio é forçado a reduzir os preços dos produtos para conseguir vender.

Se for preciso aumentar a inflação (parece estranho, mas é necessário para manter o equilíbrio financeiro e não desvalorizar a moeda), acontece justamente o contrário. O Copom reduz a taxa Selic, as pessoas ficam com mais dinheiro no bolso por assim dizer, consomem mais e o comércio sobe o valor dos produtos.

E como o investidor consegue ganhar com isso? Quando a taxa Selic está elevada é possível investir em títulos atrelados a ela e ganhar bons rendimentos. O mesmo acontece com o índice IPCA, que está maior quando a inflação está alta. É dessa maneira que muitos investidores conseguem bons ganhos mesmo quando todo o país está passando por uma crise financeira.

Quais são os investimentos atrelados ao IPCA?

Com o índice elevado, você consegue investir e fazer o seu dinheiro render. Para isso é bem simples: basta investir em títulos que usam o IPCA como indexador, ou seja, o seu dinheiro vai crescer de acordo com a taxa do IPCA. Existem alguns investimentos atrelados a ele nos quais você pode aplicar o seu capital:

  • Tesouro Direto;
  • CDB, LCI e LCA;
  • Debêntures;
  • Fundos Imobiliários.

Esses são alguns investimentos que podem ser feitos para aproveitar as taxas do IPCA e conseguir bons rendimentos. No Tesouro Direto, por exemplo, temos o Tesouro IPCA, um ótimo investimento de longo prazo, ideal para a aposentadoria. 

Diferenças entre IPCA e INPC

Algumas pessoas podem confundir o IPCA com o INPC que é um outro tipo de índice chamado de Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Pois é, é bastante parecido com o IPCA e por isso costuma causar tanta confusão. Porém, o INPC é utilizado pelo governo como uma referência para fazer o reajuste do salário mínimo.

Para saber o valor desse índice, são pesquisados os produtos que as famílias com rendas mais baixas — de 1 a 5 salários mínimos — consomem. São famílias das regiões de BH, RJ, SP, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Belém, Brasília, Goiânia e Salvador. Os itens pesquisados também fazem parte dos pesquisados pelo IPCA, porém a quantidade é menor.

O INPC é um índice que ajuda a medir a inflação para uma parcela mais específica. Quando está apenas um pouco elevado, pode fazer uma grande diferença para essa população.

Como o IPCA é calculado?

O IPCA é calculado a cada mês usando os dados de uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Essa pesquisa é realizada não só em domicílios como também em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços e concessionárias de serviços públicos.

O período usado para a coleta de dados vai do 1º ao 30º ou 31º dia do mês em questão. Apura-se o valor de determinadas mercadorias que são utilizadas pelo consumidor, mais especificamente, o preço que é pago à vista por elas. Lembrando que, para o cálculo, são utilizados pesos diferentes para cada item, por exemplo, alimentação representa 23,12% no peso desse cálculo, afinal de contas, entre os produtos é o mais importante.