4 dos maiores investidores do Brasil: inspire-se nessas figuras

Aprender com os maiores investidores do Brasil é uma das melhores estratégias para quem está começando. É hora de se inspirar.

Aprender com os maiores investidores do Brasil é uma das melhores estratégias para quem está iniciando na bolsa de valores.

Faz todo sentido entender como esses investidores enriqueceram por meio das suas aplicações, chegando a alcançar bilhões de reais no mercado de ações. Não se trata de copiar a carteira ou seguir dicas de investimento, e sim de compreender a mentalidade e a estratégia por trás do êxito.

Neste artigo, você vai conhecer alguns dos maiores investidores do Brasil e vai descobrir lições que pode começar a aplicar agora mesmo nos seus investimentos.

4 dos maiores investidores do Brasil

Confira, a seguir, a lista com alguns dos maiores investidores do Brasil e suas histórias de sucesso:

Luiz Barsi

Considerado por muitos o maior investidor da história do Brasil, Luiz Barsi tem um patrimônio estimado em quase R$ 2 bilhões, a maior parte dele aplicado na bolsa de valores.

Com mais de 80 anos, Barsi começou sua trajetória de investidor na década de 1960. Desde então, comprou e vendeu diversas ações, mas mantém a mesma estratégia de investimentos até hoje: comprar ações de empresas que pagam bons dividendos e carregá-las por muito tempo.

Lírio Parisotto

De origem humilde, o hoje bilionário Lírio Paristto nasceu em 1953, na serra gaúcha, em uma família de pequenos agricultores. Antes de enriquecer na bolsa, Parisotto cursou medicina e abriu o próprio negócio, que não foi bem-sucedido. 

Seu primeiro contato com a bolsa ocorreu em 1971, mas foi décadas depois que ele consolidou a estratégia que segue até hoje: o buy and hold. Na prática, Parisotto tem uma estratégia de investimentos semelhante à de Luiz Barsi: foco em empresas que pagam bons dividendos.

Luiz Alves Paes de Barros

Luis Alves Paes de Barros não é apenas um dos maiores investidores do Brasil, como também um dos mais famosos, por ser um dos fundadores do fundo Alaska, que está entre os mais populares fundos de investimento em ações do país.

Ao lado do seu sócio Henrique Bredda e de outros sócios-fundadores, Luiz Alves, como é conhecido no mercado financeiro, conduz uma estratégia de comprar boas ações a preços descontados.

Ele tem perfil arrojado, não tem medo de se expor a empresas em fase de crescimento e costuma aproveitar grandes oportunidades, nadando, muitas vezes, na contramão do mercado.

Guilherme Affonso Ferreira

Fechando a lista com 4 dos maiores investidores do Brasil, surge Guilherme Afonso Ferreira. Ele nasceu em 1951 e é filho de um revendedor da Caterpillar. 

Com base nos conhecimentos que Ferreira adquiriu com o negócio da família, ele criou um fundo para gerir o patrimônio dos familiares. Ao longo da sua trajetória, ficou famoso por ser um dos maiores investidores do Unibanco

Ferreira segue uma estratégia simples de investimento: ele lista o que as empresas podem fazer para aumentar o seu valor de mercado e, com base nessas informações, consegue determinar quando uma companhia está sendo negociada abaixo do seu valor de mercado. 

Lições dos maiores investidores do Brasil

Agora que você já conhece 4 dos maiores investidores do Brasil, é hora de aprender com eles.

Paciência como condição para enriquecer

Você deve ter notado que nenhum dos maiores investidores do Brasil é jovem. Pelo contrário: todos eles são idosos e acumularam patrimônio ao longo dos anos, utilizando a bolsa de valores como uma maneira de catapultar os seus investimentos.

A lição é simples e repetida por vários deles: vence na bolsa quem tem paciência, o que nos leva para a próxima lição.

Foco no longo prazo

Nenhum dos maiores investidores do Brasil enriqueceu na bolsa por meio da especulação com as ações ou do day trade. O foco não é analisar os gráficos, comparar preços e lucrar em pequenos movimentos do mercado.

Os investidores bem-sucedidos têm mentalidade de longo prazo, e enriquecem com a ajuda dos juros compostos. Você precisa pensar no seu investimento na bolsa não como uma oportunidade de ganhar muito em pouco tempo, mas sim como uma chance de se aposentar com conforto se tiver paciência e disciplina para isso. 

Valorização dos dividendos

Há diversas estratégias bem-sucedidas na bolsa com foco voltado a empresas que pagam bons dividendos. A principal delas, como você já leu, é a de Luiz Barsi.

A verdade é que existem várias maneiras de fazer a análise fundamentalista das ações, e o Dividend Yield é apenas mais um dos fundamentos que você vai analisar antes de investir. Mas ele pode se tornar especialmente relevante dentro de estratégias de investimento que focam em empresas sólidas e seguras, capazes de passar por momentos de crise.

Isso acontece porque uma empresa só distribui dividendos de forma recorrente se for capaz de gerar muito lucro. E são as empresas que geram muito lucro que se mostram resilientes no longo prazo. Assim, olhar para os dividendos não significa observar apenas um indicador, já que eles são uma ótima maneira de avaliar a saúde financeira a solidez de um negócio.

Foco naquilo que você conhece

Em geral, os maiores investidores do Brasil não possuem um portfólio extremamente diversificado, e costumam focar em alguns ativos, a respeito dos quais eles possuem um conhecimento robusto.

Portanto, esta é mais uma lição: procure investir nos negócios e setores que você conhece e que fazem parte do seu dia a dia, especialmente se você está iniciando na bolsa de valores. Essa é a melhor forma de aprender e de minimizar os riscos no longo prazo.

Simplicidade

Finalmente, a última dica tem a ver com a simplicidade. Nenhum dos maiores investidores do Brasil enriqueceu de forma mirabolante. Nenhum deles tentou reinventar a roda. Todos eles aplicaram estratégias de investimento amplamente conhecidas e difundidas, mas tiveram disciplina e assertividade nos investimentos.

Da mesma forma que Luiz Barsi continua cultivando hábitos simples no seu dia a dia, como andar de metrô, a simplicidade também deve fazer parte da sua estratégia de investimentos, já que grandes fortunas foram construídas dessa maneira.

Aprenda com os maiores investidores do Brasil

Conhecer os maiores investidores do Brasil sacia a curiosidade, mas não é suficiente para garantir que você vai alcançar seus objetivo no longo prazo.

Vence na bolsa de valores quem está disposto a estudar, errar e aprender. Apenas a experiência e a busca incessante por aprimoramento vão reduzir a sua margem de erros e levar ao sucesso no longo prazo.

Entre as melhores alternativas para quem deseja aprofundar os estudos sobre a bolsa, estão as casas de análise. Elas contam com analistas que passam o dia vasculhando o mercado em busca das melhores oportunidades, e abastecem os assinantes com conteúdo diário para guiar a tomada de decisão.

Ficou interessado? Para contar com o auxílio dos melhores especialistas em renda variável do Brasil, assine um dos planos da Capital Research e caminhe rumo à independência financeira.

Recomendados

Investimentos

Análise fundamentalista: conheça a metodologia adotada por grandes investidores

A análise fundamentalista ajuda investidores a entender o desempenho das empresas e ...

4 anos atrás

Investimentos

Melhores fundos de ações e como investir em gestores

...

4 anos atrás

Investimentos

Investimento a longo prazo: o que você precisa saber para começar?

Investimento a longo prazo é uma ótima opção para quem quer planejar um futuro ...

4 anos atrás