Maiores pagadoras de dividendos: setores e rankings

Sabe quais foram as maiores pagadoras de dividendos dos últimos anos? Confira os rankings e veja como encontrar essas ações.

As maiores pagadoras de dividendos são as empresas da bolsa que mais distribuem lucros aos seus acionistas. De modo geral, elas são conhecidas pela solidez e resultados consistentes ao longo dos anos, que permitem uma distribuição recorrente de proventos.

Ao compor uma carteira de dividendos, você pode aumentar sua rentabilidade em longo prazo sem depender unicamente da valorização da ação. Mas, para escolher as ações certas, é preciso entender o histórico e analisar com atenção as maiores pagadoras de dividendos.

Vamos mostrar quais empresas lideraram esse ranking nos últimos anos e ajudar você a escolher os papéis mais promissores.

Siga a leitura e descubra as oportunidades da bolsa de valores

Setores das maiores pagadoras de dividendos da bolsa

As maiores pagadoras de dividendos da bolsa estão concentradas em setores mais estáveis e sólidos da economia. Em geral, são empresas que movimentam um grande volume financeiro e apresentam liquidez constante.

Confira alguns setores promissores para quem busca ações que pagam dividendos.

Setor elétrico

O setor elétrico brasileiro é dividido em três grandes grupos: geração, transmissão e distribuição. A regulação desse sistema é de responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e a competitividade está presente somente no grupo de distribuição (que entrega a energia aos clientes). 

Há planos para abrir o mercado de energia, mas enquanto isso não acontece, é possível negociar as ações de distribuidoras sólidas como Eletrobras (ELET6), Light (LIGT3) e Cemig (CMIG4). 

Setor financeiro

Não é surpresa que as instituições financeiras estão entre as maiores pagadoras de dividendos no país, com a alta concentração e lucros bilionários do mercado. Na bolsa, destacam-se papéis do Banco do Brasil (BBAS3), Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC3) e Santander (SANB11) na categoria dos Blue Chips. 

Setor petrolífero 

O setor petrolífero, apesar de estar sujeito à alta volatilidade devido a questões geopolíticas, segue como um dos mais tradicionais da bolsa de valores. Com as alterações regulatórias de 2016, o mercado se tornou mais aberto e competitivo, mas ainda há muitos desafios pela frente.

Por enquanto, as ações disponíveis para negociação são de empresas perenes como  Petrobras (PETR3/PETR4), BR Distribuidora (BRDT3) e ExxonMobil (EXXO34).

Historicamente, quem são as maiores pagadoras de dividendos? 

Muitas das maiores pagadoras de dividendos da bolsa brasileira estão nos setores que acabamos de listar, além de empresas de telecomunicações, infraestrutura e bens de consumo. 

Mas não se esqueça da regra básica dos investimentos: rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. 

Confira os rankings das melhores pagadoras de 2017 a 2019.

10 maiores pagadoras de dividendos de 2019

No ranking publicado pela InfoMoney com dados da Economática, essas foram as 10 maiores pagadoras de dividendos de 2019, com base no índice de Dividend Yeld (DI):

  1. BR Distribuidora (BRDT3): 14,72%
  2. Itaú SA (ITSA4): 11,24%
  3. BB Seguridade (BBSE3): 11,17%
  4. Telefônica (VIVT4): 11,15%
  5. Taesa (TAEE11): 10,64%
  6. Engie Brasil (EGIE3): 9,93%
  7. Eletrobras (ELET6): 9,21%
  8. Itaú Unibanco (ITUB4): 9,01%
  9. Cemig (CMIG4): 8,73%
  10. Banco do Brasil (BBAS3): 8,40%.

10 maiores pagadoras de dividendos de 2018

No ranking de 2018, também baseado em dados da Economática e publicado na InfoMoney, estas foram as campeãs de dividendos por DY:

  1. Eztec (EZTC3): 16,27%
  2. Transmissão Paulista (TRPL4): 10,50%
  3. Braskem (BRKM5): 8,42%
  4. Copasa (CSMG3): 7,47%
  5. Multiplus (MPLU3): 7,14%
  6. Engie Brasil (EGIE3): 6,90%
  7. BB Seguridade (BBSE3): 6,36%
  8. Cemig (CMIG4): 5,87% 
  9. Ecorodovias (ECOR3): 5,67%
  10. Bradespar (BRAP4): 5,57%.

10 maiores pagadoras de dividendos de 2017

Finalmente, estas foram as 10 maiores pagadoras de dividendos de 2017, segundo a Exame:

  1. Eztec (EZTC3): 24,04%
  2. Comgas (CGAS5): 23,05%
  3. SLC Agricola (SLCE3): 15,32 %
  4. Ferbasa (FESA4): 12,95%
  5. Magnesita (MAGG3): 10,86%
  6. Cia Hering (HGTX3): 10,66%
  7. Smiles (SMLS3): 9,98%
  8. Multiplus (MPLU3): 9,82%
  9. Bradespar (BRAP4): 9,62%
  10. Tupy (TUPY3): 9,59% .

Encontre as melhores pagadoras de dividendos

Todo investidor quer incluir as maiores pagadoras de dividendos no seu portfólio de ações, com a expectativa de aumentar seus rendimentos para além da compra e venda dos papéis. No entanto, o pagamento regular desses valores não é garantido e depende muito das perspectivas financeiras do negócio. 

Se você quer formar uma carteira de ações com as melhores pagadoras de dividendos, os analistas experientes da Capital Research podem ajudar. Diariamente, nosso time avalia o mercado e recomenda as ações com maior potencial de valorização e perspectivas de distribuição de proventos. 

Como vimos, existem setores e empresas conhecidos pela solidez que podem oferecer lucros mais consistentes, mas há vários outros critérios para avaliar na hora de escolher seus papéis. Então, se o seu objetivo é alcançar rentabilidade no longo prazo, é melhor contar com a opinião de especialistas para investir nas oportunidades mais promissoras.

Recomendados

Investimentos

5 melhores podcasts para ouvir e aprender mais sobre negócios

Na Era dos Podcasts não faltam opções para quem está buscando dicas sobre ...

4 anos atrás

Investimentos

10 livros para o investidor sobre mercado financeiro

Opções de leitura não faltam para quem quer investir. Veja lista com 10 livros ...

4 anos atrás

Investimentos

5 sites de notícias para acompanhar o mercado

Buscar informações atualizadas e confiáveis é fundamental para entender as ...

4 anos atrás