Melhores ações para investir: onde procurar e como identificar

As melhores ações para investir são aquelas com maior potencial de valorização em longo prazo. Aprenda a identificá-las.

Se você busca as melhores ações para investir, o caminho é se aprofundar no mercado financeiro e aprender a identificar as oportunidades na bolsa. Com os métodos certos, você não terá dúvidas na hora de escolher os negócios com maior potencial de valorização.

Mas, para isso, é preciso investir primeiro em educação financeira e enxergar as ações em um horizonte de longo prazo. Assim, você terá perspectivas de retornos consistentes e crescimento sustentável — e não apenas um pequeno lucro pontual. 

Continue lendo e saiba como encontrar as melhores ações para investir. 

Melhores ações para investir: onde procurar 

Escolher as melhores ações para investir exige conhecimento sobre as dinâmicas da bolsa de valores e também sobre negócios e gestão. Considerando um horizonte de longo prazo, você deve buscar papéis de empresas que têm lucros consistentes e crescem de forma sustentável, além de levar em conta o preço do ativo. 

Basicamente, você pode usar duas metodologias para identificar as melhores ações: a análise técnica e a análise fundamentalista. A primeira se baseia principalmente no histórico de variações de preço da ação a partir de gráficos e séries temporais, enquanto a segunda se concentra nos aspectos gerenciais e resultados financeiros da empresa. 

Ambas as dimensões são importantes para entender quais ações têm mais chances de se valorizar ao longo do tempo e trazer retornos crescentes aos titulares. Logo, você deve procurar esses papéis na bolsa a partir de análises profissionais e estudos de mercado que indiquem as oportunidades do momento.

Mas como encontrar esse tipo de ação? 

Se você quer encontrar as melhores ações para investir, comece se aprofundando nos métodos de análise fundamentalista e técnica.

Veja alguns critérios essenciais para selecionar os papéis. 

Análise de fundamentos

A análise de fundamentos avalia a saúde financeira da empresa, seu cenário econômico e potencial de gerar valor em longo prazo. Para isso, é preciso analisar demonstrativos financeiros, posicionamento de mercado, valor da marca, qualidade da gestão, concorrência, fatores macroeconômicos, entre outros elementos.

Análise gráfica

A análise gráfica estuda os preços e volumes de negociação das ações, identificando as principais tendências do ativo por meio do rastreamento da oferta e demanda. Dessa forma, é possível deduzir os melhores momentos para comprar ou vender ações com base nos indicadores de timing.

Análise de fluxos

A análise de fluxos é outra abordagem técnica, também chamada de tape reading, que estuda as tendências da construção de preços e efeitos das negociações de grandes volumes na bolsa. No caso, os principais grupos de informação analisados são o livro de ofertas, histórico de negociações dos grandes players e dados sobre as transações realizadas (preços, horários, corretoras, etc.).

Melhores ações para investir com value investing

O método de value investing, baseado na análise fundamentalista, consiste em comprar uma ação por um preço menor que seu valor real. Ou seja: significa ter uma visão dos lucros futuros da companhia e aproveitar seu preço subavaliado na bolsa para investir em longo prazo.

Confira algumas dicas para usar essa abordagem de investimento.

Pense no longo prazo

Como diz Warren Buffett, um dos maiores expoentes do value investing: “O tempo é amigo dos negócios excelentes e inimigo dos negócios medíocres”. Em outras palavras: você deve comprar ações pensando sempre no longo prazo.

Para o investidor com essa visão, uma ação comprada por um preço baixo pode multiplicar seu valor várias vezes com o passar dos anos — e há tempo para reverter eventuais desvalorizações. 

Confie na sua análise 

Utilizar o value investing também significa ir contra as tendências do mercado, pois é uma abordagem totalmente diferente do day-trade. Enquanto os traders se preocupam com as subidas e quedas das ações e buscam lucrar no curto prazo, o investidor adepto desse método enxerga os ganhos em longo prazo a partir do valor real do negócio. 

Como diz Benjamin Graham, o mentor de Warren Buffett, “A curto prazo o mercado é uma máquina de votação, mas, a longo prazo, o mercado é uma balança.” Por isso, é melhor confiar na sua análise e escolher os negócios que vão pender para os resultados positivos.

Invista no que você conhece

Para fechar, uma frase de Warren Buffett que destaca a importância da familiaridade no value investing: ““Apenas invista em ‘negócios simples’, que você entenda.” Parece óbvio, mas de fato é eficaz investir em empresas que fazem parte do seu universo e competência.

Carteira recomendada das melhores ações 

Todos os métodos de análise que vimos até aqui são válidos e podem ser combinados na busca pelas melhores ações para investir. O importante é priorizar a educação financeira e aprender sobre investimentos para fazer as escolhas certas, de acordo com seus objetivos.

Se você busca uma carteira recomendada das melhores ações, o melhor caminho é contar com o trabalho de analistas profissionais que acompanham de perto as oportunidades do mercado. Na Capital Researchh, por exemplo, você tem uma carteira completa e balanceada com renda variável, renda fixa e fundos imobiliários, e ainda recebe a newsletter diária com as recomendações de melhores ações para investir.

Recomendados

Investimentos

10 livros para o investidor sobre mercado financeiro

Opções de leitura não faltam para quem quer investir. Veja lista com 10 livros ...

4 anos atrás

Investimentos

5 melhores podcasts para ouvir e aprender mais sobre negócios

Na Era dos Podcasts não faltam opções para quem está buscando dicas sobre ...

4 anos atrás

Investimentos

5 sites de notícias para acompanhar o mercado

Buscar informações atualizadas e confiáveis é fundamental para entender as ...

4 anos atrás