Conheça os 11 melhores cursos sobre investimentos

Aprenda a organizar suas finanças e saiba como começar a investir e fazer seu dinheiro render! Confira alguns curso para absorver informação

Ter um bom gerenciamento das finanças pessoais é o ponto de partida para realizar investimentos rentáveis e alcançar os objetivos financeiros desejados.

Por isso, antes de começar a aplicar o dinheiro em ações e fundos, por exemplo, é importante ter uma base sólida de conhecimentos financeiros e aplicá-los no dia a dia. 

Instituições como a bolsa de São Paulo (B3), o Banco Central (BC ou Bacen), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Fundação Getulio Vargas (FGV) disponibilizam cursos online para investidores e interessados no tema. Os conteúdos abordam desde conceitos básicos de gestão financeira e índices como o Ibovespa até avançados sobre ações e commodities. 

Neste artigo, listamos os 11 melhores cursos sobre investimentos disponíveis no mercado. Eles se destacam por terem um conteúdo didático e acessível para qualquer pessoa.

Aprendendo a Investir na Prática – Capital Research 

Começando pelo nosso próprio curso, o “Aprendendo a Investir na Prática” foi elaborado a partir de extensas pesquisas com os cursos listados abaixo e mais de 20 outros cursos, inclusive pagos.

Neste curso, investidores iniciantes ou potenciais investidores aprendem tudo sobre as principais classes de ativos disponíveis no mercado: ações, fundos imobiliários, fundos de investimento, títulos de renda fixa, ETFs, entre outros.

O grande diferencial do curso é que 100% das aulas são dadas por analistas certificados, indenpendentes e com experiência prática no mercado. Isso significa que os professores estão autorizados pelas entidades responsáveis a te dar recomendações de investimento e te ensinar como operar na prática.

Com o selo de qualidade e de independência da Capital Research, este curso não te “empurra” nenhum ativo financeiro em troca de alguma comissão e você ainda garante acesso a duas ferramentas que te ajudam a  calcular a alocação ideal da sua carteira de investimentos de acordo com o seu perfil de investidor e cada classe de ativo. Você pode conferir todos os detalhes do curso neste link.

Gestão de Finanças Básica – Banco Central do Brasil  (Bacen)

Desenvolvido pelo Bacen, o curso online de Gestão de Finanças Básica ensina de forma didática os conceitos de finanças pessoais e investimentos. Com carga horária de 20 horas e aulas online, ele pode ser facilmente assistido em 2 dias. 

A inscrição no curso é gratuita e pode ser realizada aqui. Após realizar o cadastro, o aluno tem acesso ao curso por mais 30 dias. Durante esse período, ele pode acessar as aulas e esclarecer dúvidas no fórum interativo da plataforma. 

Educação Financeira para Jovens – CVM 

O curso Educação Financeira para Jovens da CVM é destinado para quem precisa organizar sua vida financeira. O conteúdo das aulas são introdutórios e abordam temas como consumo consciente, orientação do planejamento financeiro, importância de investir e muito mais. 

Com mais de 4.000 inscritos, esse curso da CVM é gratuito e está com as inscrições abertas. O cadastro pode ser realizado na plataforma e o início das aulas é imediato. Sem dúvida, é um dos melhores cursos sobre investimentos para iniciantes. 

Matemática Financeira Básica – CVM

Nesse curso da CVM, os alunos aprendem os conceitos básicos de matemática financeira. Com base neles, eles estarão aptos a calcular retornos de investimentos e taxas de juros de empréstimos, algo essencial no mundo dos investimentos. 

Assim como os demais, o curso é gratuito e está com as inscrições abertas na plataforma do CMV. As aulas são disponibilizadas online e podem ser acessadas após a criação do cadastro.  

Como Fazer Investimentos 1 – FGV 

O curso Como Fazer Investimentos 1 da FGV apresenta conceitos e métodos introdutórios sobre como aplicar o dinheiro com eficiência. Os conteúdos estão divididos em 3 módulos: conceitos básicos, características dos investimentos e fundos de investimentos

As aulas são disponíveis online e o curso tem carga horária de 8 horas, o que permite aplicar o conhecimento em breve. Não há processo seletivo para participar, as inscrições estão abertas e podem ser realizadas neste link.

Como Fazer Investimentos 2 – FGV 

Essa sequência do curso da FGV aborda um conteúdo aprofundado sobre investimentos. Ao longo de 4 módulos, os alunos acompanham vídeo aulas com temas sobre os tipos de investimentos, investimento em ações ou renda fixa e propensão ao risco. 

O curso Como Fazer Investimentos 2 é indicado para alunos que concluíram o primeiro curso ou tem um conhecimento avançado sobre investimentos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui

Poupança e Investimento – CVM 

Considerado um dos melhores cursos sobre investimentos. O conteúdo está dividido em 3 módulos que ensinam o aluno sobre como organizar a vida financeira, gerenciar dívidas e realizar o primeiro investimento. É indicado para quem planeja começar a investir. 

O curso é online e as aulas são disponibilizadas na própria plataforma do CVM. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui. É exigido que o aluno crie um cadastro prévio para ter acesso ao conteúdo do curso. 

Renda fixa – B3 Educação 

A B3 Educação também oferece um curso online de renda fixa abrangendo os temas introdutórios deste tipo de investimento. Também explica com detalhes conceitos como Tesouro Direto, CDB, ETF e FIDC. 

O curso é destinado a pessoas que querem começar a investir em renda fixa. As aulas são online e disponibilizadas na plataforma da B3. Clique aqui para acompanhar a abertura das inscrições deste curso. 

Renda Variável – B3 Educação 

O curso de Renda Variável da B3 tem como objetivo apresentar os conceitos introdutórios sobre esse tipo de investimento. Durante as aulas, os alunos verão temas como processos de liquidação de ações, BDR e ADR, ETF e FII na Bolsa de Valores

O curso é online e está disponível na plataforma da B3 Educação. A carga horária é de curta duração, o que permite colocar o conhecimento sobre renda variável  em prática em pouco tempo. 

Derivativos – B3 Educação

A B3 Educação elaborou um dos melhores cursos sobre investimentos em derivativos. Oferece conteúdo didático para quem quer aprender mais sobre como investir em derivativos.

Ao longo das aulas, os alunos conhecerão como esse tipo de investimento funciona, além de conceitos como mercado a termo, estratégias, mini contratos de opções e COE.

Após a inscrição, o aluno pode assistir às aulas online por meio da plataforma da B3. O curso é de curta duração e, para obter mais informações sobre as inscrições basta, clicar aqui

Commodities – B3 Educação

No curso de Commodities da B3 Educação, o aluno aprende como investir nesse tipo de aplicação. O conteúdo aborda os temas introdutórios sobre esse mercado, assim como estratégias de negociação Hedge e de bois e opções de soja BME. 

Essa especialização é indicada para investidores com conhecimento básico nesse tipo de aplicação. As inscrições podem ser realizadas pela plataforma da B3 e o curso é 100% online e gratuito. 

Continue acompanhando mais conteúdos exclusivos e ainda tenha acesso a uma assessoria de investimento conferindo todas as recomendações da Capital Research 100% gratuitas.

Recomendados

Investimentos

Quais são as áreas da administração e como se qualificar

Entenda mais sobre todas as áreas que o curso de administração abrange e os tipos ...

2 anos atrás

Investimentos

O que é e como obter sua Anbima CPA 20

Saiba mais sobre como funciona o exame Anbima CPA 20 e entenda qual a utilidade do ...

2 anos atrás

Investimentos

O que é e como obter sua CPA10

Entenda mais sobre o que é e para que serve o exame oficial Anbima CPA10 e como se ...

2 anos atrás