O Mercado Monetário e sua função nas operações de curto prazo

Entenda como o mercado monetário funciona e saiba como otimizar seus investimentos e gerar maiores rendimentos.

mercado-monetário

Operações de compra e venda de ativos são a base de funcionamento do mercado financeiro, que abre espaço para que investidores, empresas e a economia do país cresçam. Entre as opções de operações dentro desse mercado está o mercado monetário.

O que é o Mercado Monetário?

Esse tipo de mercado financeiro é o que responde por operações de curto e curtíssimo prazo. Em geral, os empréstimos concedidos por esse mercado têm duração de até um ano. São investimentos utilizados para alcançar objetivos mais imediatos e que se focam na aplicação de saldos de caixa.

São aplicações que apresentam controle mais rápido da liquidez e das taxas de juros. Entre os exemplos que podem ser citados estão o CDI, os títulos públicos, as contas garantidas e o hot money.

Importância do Mercado Monetário para o país

O Mercado Monetário contribui muito com o país por meio de três operações principais:

  • Captação de fundos para aplicar na gestão de riscos da liquidez, mercado de capitais e concessão de créditos, entre outros;
  • Cedendo fundos excedentes captados de depósitos de clientes e alienação de títulos do mercado de capitais;
  • Mediação de prazos e instrumentos financeiros e gestão de riscos de juros.

Assim, é um mercado que permite controlar liquidez de curto prazo, auxiliando deficitários a receberem fundos canalizados da liquidez das instituições financeiras. Além disso, é utilizado como base para o Banco Central estabelecer políticas de juros de curto prazo.

Essas relações entre agentes que o mercado oferece faz com que, enquanto o investidor tem retorno, as instituições tenham capital para se desenvolver. Outro ponto importante é que, por servir de base para o estabelecimento das taxas de juros, faz com que elas sejam reduzidas em relação a outras operações, tornando diversos investimentos mais acessíveis.

De maneira simplificada, o que acontece é que, por incluir a bolsa de valores, corretoras e instituições financeiras em suas operações, ele organiza e controla, em certa medida, o sistema de distribuição de valores, principalmente mobiliário.

É um sistema de mercado de grande impacto em concessões de crédito e taxas de juro que influencia diretamente a economia.

Mercado Monetário e o investimento de curto prazo

Seus fundos são conhecidos por gerarem rendimentos mais altos no mercado financeiro. Com isso, permitem ao investidor alcançar resultados acima da inflação em um período de tempo curto.

A principal vantagem para esses investidores é o fato de que o vencimento dos títulos não demora. Assim, é possível ter acesso ao dinheiro para alcançar objetivos mais emergenciais, ao contrário de outras opções em que a liquidez é inexistente até o vencimento.

Por ter impacto nas taxas de mercado, acaba influenciando as taxas de juro de empréstimos de pessoas físicas e jurídicas

Entendendo a Liquidez Monetária

Uma de suas principais características é apresentar uma liquidez alta. A liquidez monetária alta só é possível por esse ser um modelo que opera em curto prazo, variando de poucos dias a um ano. O grande volume de operações de compra e venda também contribui para esse tipo de liquidez.

A facilidade e rapidez com que os ativos são convertidos em caixa, nesses casos, são uma das principais vantagens e diferenciais para investidores que escolhem essa opção do mercado financeiro.

Mercado Monetário vs Mercado de Capitais

A principal diferença entre os dois mercados é a liquidez oferecida por eles. Enquanto a liquidez do mercado monetário é alta e de curto prazo, o mercado de capitais, por trabalhar com investimentos de médio e longo prazo, possui liquidez mais baixa.

Além disso, como vimos, o primeiro tem grande capacidade de influenciar a economia todos os dias. Assim, o mercado de capitais de longo prazo acaba sendo influenciado por ele.

Investimentos rápidos e com retorno

Para aproveitar de todos os benefícios, é preciso conhecer bem o mercado monetário e seus investimentos. Informação é sempre a melhor maneira de conquistar investimentos de curto prazo com melhor rendimento para você, que possui objetivos de urgência, aplicar de maneira correta seu capital. Acesse os conteúdos da Capital Research e tenha todas as informações que precisa sobre o investimento que pretende fazer.

Recomendados

Investimentos

Ativo gerador de renda: o que é, tipos e como investir

Entenda mais sobre investimentos em ativos geradores de renda como imóveis ou ...

5 anos atrás

Investimentos

Capital social: o que é e como definir na empresa

O capital social é o valor formalizado para a abertura da empresa. Veja como ...

4 anos atrás

Investimentos

Certificação PQO: como se qualificar enquanto investidor?

Aprenda mais sobre essa certificação essencial para profissionais que atuam e ...

5 anos atrás