Mindset financeiro: como mudar sua mentalidade para acumular patrimônio

Em busca de um mindset financeiro mais saudável? Veja dicas para reorganizar as contas, começar a poupar e investir para o futuro.

Se você quer adotar um mindset financeiro mais saudável, chegou ao lugar certo. Neste artigo, você vai descobrir como usar esse conceito para revolucionar suas finanças e acumular patrimônio no longo prazo.

Com pequenas mudanças de comportamento, você pode quitar dívidas antigas, reorganizar o orçamento, poupar todo mês e começar a investir aos poucos — de olho no longo prazo.

Parece uma boa ideia? Então siga a leitura e veja como encarar esse novo mindset financeiro.

O que é mindset financeiro

Para entender o que é mindset financeiro, primeiro é preciso entender o conceito de mindset. Este termo que vem do inglês, significa “mentalidade” e diz respeito a como a mente humana está programada para pensar e assimilar determinado assunto. 

Assim, o mindset financeiro nada mais é que uma forma de instigar o seu cérebro a tomar decisões baseadas em fatores econômicos no dia a dia, desde uma simples ida ao mercado até uma aplicação em renda fixa. 

E como adotar essa mudança? É o que vamos descobrir em seguida.

Como melhorar seu mindset financeiro

Confira algumas maneiras de incrementar seu mindset financeiro e mudar seu comportamento:

Tenha consciência financeira 

Uma das partes mais difíceis de um bom mindset financeiro é a consciência dos gastos

Essa reeducação financeira permite que você organize corretamente seus ganhos e despesas, tendo uma ideia mais clara de quanto você tem para investir nos seus sonhos de curto, médio e longo prazo.  

Defina seus objetivos

A definição de metas e objetivos é importante para estabelecer as melhores rotas para chegar até eles. Sabendo aonde você quer chegar, você consegue organizar melhor seu orçamento e até descobrir quais são os investimentos mais adequados para aquele prazo.

Dê um passo de cada vez

Se este é o seu primeiro contato com essa ideia de um novo mindset financeiro, é preciso ter paciência. Há muito para aprender. Mas é bom saber que essa jornada vai levar você para mais perto dos seus sonhos. Até lá, um passo de cada vez.

Mindset financeiro aplicado aos investimentos

Bom, agora que você já está mais familiarizado com o que é e como melhorar seu mindset financeiro, chegou o momento que você estava esperando: a aplicação aos investimentos. Veja algumas dicas que vão fazer a diferença no seu futuro:

Invista para o longo prazo

A primeira coisa que você tem que entender sobre aplicações e investimentos é que você não vai ficar rico da noite para o dia. Sabemos que, quando se trata de dinheiro, nossa mente é ansiosa, e deixar uma quantia aplicada sem grandes mudanças pode ser agoniante.

Entretanto, para que de fato seu investimento comece a dar frutos, é preciso ter paciência e saber desde o ínicio que suas aplicações são para o longo prazo. Durante o tempo de espera, é possível entender ainda mais sobre esse universo, como mostraremos nas próximas dicas.  

Além disso, um prazo mais longo permite que você monte uma carteira de investimentos que contemple a renda variável, a principal responsável pelo salto que você deseja dar nas suas finanças.

Diversifique o portfólio

Essa é outra dica dourada para quem está começando a investir, que é a diversificação do portfólio. Mas o que é isso? Basicamente é entender que você não deve focar todo seu dinheiro em um único investimento

Em vez de deixar tudo em renda fixa, você pode alocar um percentual pequeno do seu patrimônio em renda variável. Experimente começar com apenas 5% em fundos de ações ou multimercado. As flutuações diárias, semanais e mensais vão dar um aperitivo de como é esse mercado.

Assim, aos poucos e com muito estudo, você pode diversificar ainda mais o seu portfólio e levar ainda mais recursos para a renda variável. Mas não esqueça: vá sempre com calma, consciência e o olhar no longo prazo.

Busque conhecimento

Para mudar seu mindset financeiro, você vai ter que ir atrás de mais conhecimento. Este artigo é um bom ponto inicial, mas se trata apenas do primeiro capítulo.

Comece a descobrir quais são as suas lacunas, pesquise no Google e conte com os conteúdos da Capital Research para se aprofundar nesse universo.

Conheça a Capital Research

Para finalizar, se você está de fato querendo revolucionar seu mindset financeiro e acumular patrimônio, você precisa conhecer a Capital Research

Nós somos uma casa de análise de investimentos independente que tem como objetivo democratizar o acesso a informações de qualidade para aqueles que desejam investir e acumular capital no longo prazo. 

Quer saber mais? Assine nosso plano gratuitamente e receba as melhores recomendações do mercado para compor sua carteira de investimentos.

Dê o seu próximo passo para investir melhor

Descubra uma nova plataforma para encontrar as melhores oportunidades de investimento de maneira rápida e direta.

Portal

Recomendados

Investimentos

Como fazer um planejamento financeiro para o longo prazo

...

2 meses atrás

Investimentos

Planejamento Financeiro Pessoal: saiba como fazer e como pode te ajudar

Entenda melhor como administrar sua verba e cortar os gastos é essencial para seu ...

10 meses atrás

Investimentos

Longo prazo nos investimentos: o que é e como chegar lá

...

2 meses atrás