O que é LC e como investir em Letras de Câmbio?

Para diversificar seus investimentos em renda fixa, vale saber o que é LC e como aplicar em Letras de Câmbio. Veja as dicas.

Para quem está procurando por títulos de renda fixa, entender o que é LC, a Letra de Câmbio, vale a pena. O investimento é considerado seguro e tem boas taxas de rentabilidade.

Mas, ao contrário de outras opções como o Tesouro Direto e LCI/LCA, esses títulos não são tão conhecidos. Descubra, então, o que é LC e como você pode ser um investidor da Letra de Câmbio.

O que é LC – Letra de Câmbio?

Letra de Câmbio – ou LC – é um título de renda fixa emitido por financeiras. Ou seja, são papéis de dívida que as instituições emitem e vendem no mercado a fim de financiar suas atividades.

Funciona basicamente como um empréstimo realizado do investidor para as financeiras. Elas, por sua vez, “vendem” o dinheiro como crédito no mercado. Em troca pela compra das LCs, o investidor é remunerado com taxas de juros. Assim, quanto mais tempo ele possuir a letra, maiores serão os rendimentos sobre a aplicação.

Outras letras – como LCI/LCA – e títulos de renda fixa são mais comuns no mercado de investimentos. Isso acontece porque a LC geralmente exige uma aplicação mínima com valores altos.

No entanto, nem por isso elas deixam de ser mais seguras ou atrativas do que as outras opções com juros fixados.

Como funciona o investimento em LC

A Letra de Câmbio pode ser remunerada de 3 maneiras diferentes; assim, sua taxa de juros pode ser:

  • LC prefixada: a alíquota será a mesma do começo ao fim do investimento
  • LC pós-fixada: o ativo tem taxa indexada a outro índice. Ou seja, a letra vai render juros de acordo com outro indicador. É comum que a LC pós-fixada seja indexada ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário) ou IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) pagando valores próximos a 100% dos índices
  • LC híbrida: o papel tem um percentual de rendimento fixo e outro indexado a índice. Por exemplo: 100% do CDI + 2%.

Além das taxas fixas, que garantem o pagamento de juros durante todo o período de investimento, as LCs contam com outro dispositivo de segurança

Assim, as Letras de Câmbio são cobertas pelo FGC – Fundo Garantidor de Crédito. Ele garante que investimentos de até R$ 250 mil sejam ressarcidos caso a instituição em que o investidor aplica sofra falência.

Vantagens da LC

Depois de entender o que é LC, veja quais são as principais razões para investir:

  • Investimento de baixo risco, com proteção do FGC
  • Variedade de rentabilidade, com taxas pré-fixadas, pós-fixadas ou híbridas
  • Indexação ao CDI, IPCA ou outros indicadores que melhoram sua atratividade
  • Rende mais do que a caderneta de poupança, mantendo a segurança e facilidade de investimento
  • Pode ter liquidez diária.

Riscos da LC

Atenção também aos riscos desse investimento, como listamos agora:

Como investir em LC: 3 passos rápidos

Assim como outros ativos de renda fixa, a Letra de Câmbio pode ser comprada de forma simples e segura. Confira como fazer investimentos em LC utilizando apenas 3 passos:

 

1 – Abra conta de investimento

Para negociar a letra, você precisa dos serviços de intermediação de uma corretora de investimentos. Então, será necessário abrir uma conta em uma das instituições autorizadas.

Pesquise por empresas sérias e que pratiquem taxas compatíveis com o mercado. Veja, ainda, todas as condições oferecidas pela corretora para que você possa investir em LC com confiança e tranquilidade.

 

2 – Escolha a LC

Em seguida, transfira a quantia de dinheiro para a sua nova conta. Com o valor em caixa, comece a pesquisar pelos ativos disponíveis. Este é o momento de ser bem criterioso. Então, confira todas as opções me Letras de Câmbio.

Analise a taxa de juros – se é pré-fixada, pós-fixada ou híbrida –, confira a liquidez do ativo, veja o investimento mínimo e as demais informações sobre a LC.

Todos esses dados só serão relevantes se você souber com clareza quais são seus objetivos com a aplicação e o quanto de risco está disposto a correr. Depois que você conseguir avaliar as opções, junte o seu perfil de investidor às condições oferecidas pelas Letras de Câmbio e escolha seu investimento.

 

3 – Efetue a compra

Por fim, é hora de comprar a sua LC. Então, envie a remessa de compra, conferindo se todos os dados estão corretamente preenchidos – como ativo e valor.

Posteriormente, verifique se a letra entrou para a sua carteira de investimentos e faça o acompanhamento regular sobre a sua rentabilidade. Portanto, é fundamental que você fique de olho nos rendimentos e nos custos gerados pela aplicação.

Quer descobrir outras formas de investimento e como seu dinheiro pode render ainda mais? Então, acompanhe a Capital Research. Por aqui, você encontra diferentes opções para investir – tanto em renda fixa, como em renda variável.

Assim, continue sua leitura pelos materiais exclusivos da Capital Research e faça aplicações com maior confiança e tranquilidade. Dessa forma, seus ganhos também aumentam. Bons investimentos!

Recomendados

Investimentos

Investir em Letra de Câmbio: o que é, como funciona e veja se vale a pena

Já ouviu falar no modelo de investir em Letra de Câmbio? Saiba agora o que é, como ...

4 anos atrás

Investimentos

Letra de câmbio: o que é, quem emite e quanto rende?

A Letra de Câmbio é uma opção segura e rentável entre os investimentos de renda ...

4 anos atrás

Investimentos

O que é LCI? Qual a diferença desse título?

Conheça as principais caracteristicas da LCI (Letras de Crédito Imobiliário). ...

5 anos atrás