O que é payout e 4 ações que pagam dividendos

Em dúvida sobre o que é payout e sua relação com as empresas pagadoras de dividendos? Então confira nosso guia completo.

Payout é um termo que você deve compreender se quer começar a investir em ações e obter uma boa rentabilidade a partir delas. Ele representa a porcentagem de lucro que é distribuído aos acionistas.

Assim, quanto mais alto é o payout, maior é o valor em dividendos que o acionista recebe. Portanto, esse indicador serve como base para a tomada de decisão na hora de escolher as ações pagadoras de dividendos.

Mas como encontrar os melhores payouts e qual é a importância desse conceito? Se você quiser saber as respostas, é só avançar na leitura.

O que é payout

Payout é a porcentagem de lucro líquido distribuído para os acionistas de uma companhia em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio.

Trata-se de uma parcela de lucro que é definida pela própria empresa, a partir de um percentual mínimo que é estabelecido no estatuto dela.

Em termos práticos, é o valor que você vai receber como retorno financeiro em um determinado período ao comprar ações de uma empresa na Bolsa de Valores, além da possível valorização do próprio ativo.

Por exemplo, se uma empresa oferece um payout de 50%, significa que metade do seu lucro em um período específico, como seis meses ou um ano, será distribuído entre os investidores que detêm ações dela.

O payout pode ser calculado a partir de uma forma simples:

  • Payout = receita líquida + distribuição do lucro.

Importância do payout para as ações

O payout é importante porque ajuda na tomada de decisão do investidor na hora de identificar as empresas das quais vale a pena comprar ações.

Afinal, esse indicador diz respeito a quanto o investidor ganha a partir de sua aplicação financeira na bolsa.

Sendo assim, o payout indica se uma empresa dá preferência a pagar dividendos mais altos para os acionistas ou a reinvestir os lucros para o próprio crescimento.

Além disso, o payout define o dividend yield, outro termo que precisa ser compreendido pelo investidor.

O dividend yield é o dividendo pago por uma ação dividido pelo preço dela.

Em outras palavras, ele consiste no rendimento do dividendo. Assim, se uma companhia paga R$ 2 por uma ação que custa R$ 15 no mercado, quer dizer que o dividend yield é de 13%.

No livro Investindo na Bolsa de Valores: o que você precisa saber antes de investir (Novatec Editora, 2018), Ademir Passos afirma que, para escolher as melhores ações, os dois indicadores precisam ser observados.

“Para ser beneficiado pelo payout, o investidor tem que analisar ações com uma previsão de lucro por ação elevado e também com uma proporção de distribuição atraente”, aconselha o autor.

4 ações com grande payout

Que tal conhecer algumas ações disponíveis na Bolsa de Valores que apresentam grande payout, considerando a porcentagem do dividend yield?

Importante: as ações abaixo não são uma recomendação de investimento. Servem apenas para ilustrar a importância do payout e como ele se reflete na distribuição dos lucros aos acionistas.

 

Itsa4

Pertencente ao setor financeiro, a Itaúsa é a holding que controla o banco Itaú. As ações Itsa4 costumam pagar dividendos consistentes, e o dividend yield é de 8,8%.

 

BRDT3

As ações da Petrobras Distribuidora (BRDT3) têm dividend yield de 13,58%.

 

CIEL3

A empresa de serviços financeiros Cielo tem dividend yield de 14% com o ticker CIEL3.

 

TRPL4

As ações da Transmissão Paulista (TRPL4) contam com dividend yield de 16,2%.

Como encontrar os melhores payouts

Para encontrar os melhores payouts na Bolsa de Valores, o ideal é estudar o mercado de ações e monitorar os resultados das empresas. Tenha em mente que esse é apenas um dos indicadores que você precisa considerar na hora de definir a carteira de investimentos.

Por exemplo: pode ser que uma empresa tenha payout elevado, mas esteja enfrentando alta concorrência no setor e, assim, sofrendo uma queda brusca no valor das ações.

Por outro lado, um payout menor oferecido por uma empresa que realiza investimentos no negócio para promover crescimento pode ser uma boa opção considerando a rentabilidade no longo prazo.

Se encontrar empresas com payout alto e que estejam aumentando os lucros de forma contínua, melhor ainda.

Não é uma tarefa fácil. Encontrar os payouts mais altos, como vimos, é apenas parte da tarefa. É essencial fazer uma análise constante dos dados do mercado financeiro e uma avaliação criteriosa de inúmeros indicadores para encontrar as melhores oportunidades da bolsa.

Um caminho para fazer isso é contar com o apoio da Capital Research. Com nossos planos, você tem acesso a uma carteira de investimentos personalizada conforme os seus objetivos, perfil de investidor e tolerância a riscos.

Além disso, nossa equipe de especialistas dá orientações, apontando os melhores investimentos  — identificando ações de empresas com alto payout, se esse for o seu objetivo.

Recomendados

Investimentos

ADR: o que é, como funciona e as vantagens de se investir

Entenda o que é American Depositary Receipt (ADR), como funciona, quais as ...

2 anos atrás

Investimentos

Bullish: o termo que todo mundo quer ouvir no mercado financeiro

Mercado operando em alta e clima de otimismo entre acionistas tem nome: bullish. ...

2 anos atrás

Investimentos

Como comprar ações online

Investir na Bolsa de Valores é uma realidade que pouco a pouco vem conquistando os ...

2 anos atrás