Padrões de candlestick: o que é e como interpretar? Saiba tudo

Entenda o funcionamento de uma técnica oriental do séc XVII que mudou completamente as análises de investimento variável no mundo todo

Será que está na hora de comprar ou de vender, será que o mercado vai baixar ou vai subir? Perguntas como essas sempre passam pela cabeça dos investidores mais ousados, os chamados de traders. Esses questionamentos são recorrentes, pois são reflexos dos padrões de candlestick.

 Achou esse um termo diferente e parece difícil? Calma que a Capital Research deixa tudo mais simples para você.

O  que são gráficos de candlestick

Antes de tudo, um pouco de história: candlestick (candelabro), apesar de inglês, é um termo de origem oriental. O termo foi criado por japoneses, no século XVIII, e nada mais é do uma técnica de análise gráfica do mercado que surgiu para analisar os preços de contratos futuros de arroz. Como o desenho gráfico parece com o de velas o nome que traduzido fica candelabro, foi colocado.

 Os gráficos trazem a análise por meio da identificação de “figuras” formadas pelos “candles” (velas) quando já há um ponto determinado da tendência do mercado. Essas tendências podem prever futuros movimentos dos preços (altas ou baixas), além de eles sinalizarem suportes e resistências.

Segue aqui um exemplo de gráfico de candlestick para ilustrar como se organizam as imagens gráficas.

Nessa imagem, podemos que existem quatro níveis de preço: uma abertura, um fechamento, um ponto alto e um ponto baixo.

A cor simboliza a direção que o mercado está sinalizando, ou seja, um candelabro de alta deve aparecer com a cor verde e um castiçal vermelho representa uma baixa (fechamento abaixo da abertura).

Importante notar que temos cinco elementos representados em uma única imagem gráfica. Se o gráfico é diário, cada vela que vemos representa um dia, mas as velas não necessariamente são diárias. Assim, a cada período de tempo determinado por quem deseja fazer uma análise, são representadas quatro variações de preço através de uma vela.

O que são Padrões de candlestick?

 Conjunto de velas que podem passar imagens que podem indicar tendências. Completo, mas o que é realmente importante nesse momento é entender que as velas apresentam alguns comportamentos dentre os quais conseguimos prever antecipadamente algumas tendências do mercado. A isso chamamos de padrões de candlestick.

Quando os padrões se repetem eleva-se a probabilidade de repetição de algum movimento dos preços aconteça. Desse modo é possível que o investidor consiga se antecipar para amenizar possíveis perdas no mercado especulativo, caso haja algum risco.

 

Padrões de candlestick: como interpretar

 Bom, se você é um investidor que gosta de correr riscos, talvez seja uma boa ideia começar a estudar para se tornar um ‘trader’. Importantíssimo frisar que esse tipo de investimento requer um aprofundamento grande no mercado financeiro, nas suas movimentações e interpretações, já que é uma aplicação de alto risco. O tipo de risco que você não pode correr antes de ter muita experiência no campo.

Dito isso, e voltando a falar de candlestick, é importante termos em mente que quando olhamos as velas/candelabros, precisamos encontrar figuras. São essas figuras que anunciam as movimentações do mercado financeiro.

É preciso estar atento porque no meio das figuras é também possível encontrar sinais falsos, o que é um problema para quem está começando a se aventurar nesse campo.

O período também é um fator primordial que interfere diretamente nos padrões de velas, por isso é sempre bom ficar atento.

Outro ponto que deve ser levado em consideração ao analisar candlestick são as diferenças de mercado, ou seja, se nas commodities um castiçal pode estar indicando algo, talvez nas ações ele tenha outro tipo de interpretação.

 Os padrões de candlestick 

Esses são os padrões mais conhecidos (em ordem alfabética) eles podem apontar para reversões de alta e de baixa, como explicaremos melhor nos próximos tópicos.

  • Alargamento
  • Bandeira de alta ou de baixa
  • Cunha
  • Cup and Handle
  • Diamante
  • Flâmula Topo ou fundo triplo
  • Ilha de reversão
  • OCO (Ombro-cabeça-ombro)
  • OCOI (Ombro-cabeça-ombro-invertido)
  • Retângulo
  • Triângulo simétrico ou assimétrico

 

Padrões de reversão de alta

Padrões de reversão são imagens de candles que podem ser de um ou de um conjunto e que sinalizam uma possível mudança no preço. Isso pode acontecer indicando uma mudança de alta para baixa ou de baixa para alta.

Quando falamos de padrões de reversão de alta queremos dizer que existe a possibilidade de reverter um movimento de queda para uma alta.

Outros exemplos de padrões de reversão de alta: Bebê Abandonado, Piercing Line, Kicking, Estrela da Manhã,  Dragonfly Doji, Engolfo de Alta, Three Outside Up, etc.

 

Padrões de reversão de baixa

 Já quando falamos de padrões de baixa, queremos dizer o oposto: um movimento de alta que pode ser revertido para uma baixa. Essa mudança pode acontecer de acordo com fatores, como por exemplo, local e momento na imagem gráfica.

Exemplos de padrões de reversão de baixa: Estrela da Tarde, Dragonfly Doji, Dark Cloud, etc.

Vale lembrar que esse perfil de investidor precisa ter muita experiência de mercado para entender as tendências por trás das imagens que os candlestick oferecerem e total clareza do alto risco que essas aplicações podem correr.

O objetivo da Capital Research nesse momento é aproximar os leitores e leitoras dessa fatia específica de investimento e familiarizá-los com o universo do mercado financeiro. Além disso,  proporcionar um estímulopara que mais investidores façam aplicações das maneiras mais diversas possíveis.

Gostou de saber mais sobre os padrões de candlestick? Então continue acompanhando nossos conteúdos! Eles são feitos pensando em democratizar o acesso ao mercado financeiro por meio de informações passadas de forma simples e objetiva.

Recomendados

Investimentos

Capitalização composta: o que é, exemplos e como aproveitar

...

4 anos atrás

Investimentos

Como comprar ações online

Investir na Bolsa de Valores é uma realidade que pouco a pouco vem conquistando os ...

5 anos atrás

Investimentos

Crescimento e desenvolvimento econômico: Guia completo para você saber tudo sobre o assunto

Você sabe o que é crescimento e desenvolvimento econômico? Neste guia você vai ...

5 anos atrás