PTAX: o que é e como essa taxa é calculada?

Entender como a taxa PTAX funciona é essencial para investidores que pretendemoperar com câmbio internacional.

PTAX

Operar no câmbio internacional é bem diferente do que em outras operações no mercado financeiro. Nomenclaturas e taxas próprias fazem parte desse cenário, e precisam ser aprendidas antes que comece a investir – a taxa PTAX é um desses casos.

Quer entender o que é e como ela afeta os investimentos no câmbio internacional? Acompanhe e saiba mais sobre a taxa PTAX.

O que é taxa PTAX?

Também chamado de dólar PTAX, essa taxa acompanha o valor médio das operações feitas em dólar no mercado. Ou seja, seu objetivo é parametrizar a variação do dólar comercial.

Isso significa que ela é considerada na precificação de diversos itens, mas sem se limitar ao mercado financeiro. Por exemplo, ela pode estar presente nas compras internacionais que você fez com seu cartão de crédito ou até mesmo no preço das viagens ao exterior que está buscando.

Para que serve a PTAX?

Ela é usada como referência em operações, como a de contratos feitos na moeda americana, na própria cotação do dólar turismo.

Ativos como contratos futuros em dólar e derivativos de câmbio também são afetados pela taxa PTAX, por exemplo.

Esse é o motivo pelo qual calcular a taxa PTAX é imprescindível quando se pensa em investir no mercado de câmbio da Bolsa de Valores e apostar na variação cambial para obter mais rentabilidade.

Como a PTAX é calculada?

A primeira coisa a fazer é entender que ela oscila de acordo com o volume de transações que ocorre ao longo de um dia. A taxa sofre variações em quatro pontos fixos durante o período, ou seja, se o volume de transações oscilar consideravelmente perto desses horários, a PTAX certamente será alterada.

Para que a taxa seja alterada, é calculada a média do número de transações e seus respectivos volumes. Desta média, são desprezadas duas das operações de maior volume e outras duas com o menor volume.

Quando ela é calculada?

A taxa de abertura é anunciada pelo Banco Central às 10h, na primeira janela de horário:

  • Entre 10h e 10h10;
  • Entre 11h e 11h10;
  • Entre 12h e 12h10;
  • Entre 13h e 13h10.

Após esses quatro horários, o Banco Central divulga o dado final do PTAX para os investidores, por volta das 13h30 – mas essa não é a única PTAX calculada.

No último dia útil de cada mês, existe, também, o cálculo da PTAX mensal. Ele mede as transações que ocorreram ao longo do mês que passou, e sua taxa é considerada para os contratos cambiais que serão celebrados no mês que vai começar.

Quais são os tipos de PTAX?

Dois tipos de PTAX são calculados nas janelas de horário que mencionamos. Existe a taxa PTAX de compra e a de venda, e elas operam separadamente.

1. Taxa de compra

Essa taxa é calculada de acordo com o valor que as instituições financeiras pagaram para que pudessem vender dólar aos seus clientes.

Ou seja, é a taxa que apenas estas instituições devem pagar pela operação de compra que você está conduzindo.

2. Taxa de venda

Essa é a taxa cobrada do consumidor que faz compras no cartão de crédito internacional ou saques no exterior. A PTAX de compra está invariavelmente embutida nela. Por isso, a taxa de venda costuma ser mais alta do que a de compra.

Isso significa que, quando você faz uma compra internacional, paga a PTAX de venda, enquanto sua operadora de crédito arca com a de compra para o Banco Central.

Como essa taxa influencia o mercado?

Não é complicado entender como a taxa PTAX funciona no mercado internacional. Na maior parte do tempo, ela afeta o valor das compras feitas no cartão de crédito ou em saques feitos no exterior.

A taxa que interessa ao investidor é a mensal: é ela que afetará o custo de operações como as de contratos futuros de dólar. Por isso, é especialmente importante acompanhá-la antes de decidir como irá investir nestes ativos especulativos.

Quer entender mais sobre ativos do mercado internacional e como operá-los? Então, assine nossa newsletter!

Recomendados

Investimentos

6 dicas para ficar rico: você também pode alcançar a riqueza!

Confira uma lista com 6 dicas para ficar rico combinando economia de despesas, renda ...

4 anos atrás

Investimentos

Análise de custos: o que é, para que serve e como fazer

Entenda a importância, quais os métodos mais utilizados e de que forma a análise ...

5 anos atrás

Investimentos

APIMEC: saiba como obter os certificados e qual o papel da associação

A APIMEC fiscaliza e promove o desenvolvimento profissional para as áreas de valores ...

4 anos atrás