Melhor investimento para renda mensal: quer saber qual é?

Saber como investir seu dinheiro é sempre importante. Mas será que você sabe identificar qual é o tipo de investimento que garanta a melhor renda mensal?

Todo mundo que começa a juntar um dinheirinho, e pensar em investimentos, uma hora ou outra vai acabar se perguntando: tem um jeito melhor de aplicar minha renda para que eu tenha o melhor retorno possível? A resposta é sim, e a Capital Research te explica um pouco sobre o melhor investimento para renda mensal do mercado, de acordo com cada pessoa (importante frisar que fizemos um levantamento para diferentes tipos de perfil, então não deixe de conferir esse conteúdo também!).

Mas começando do zero, o que é renda mensal?

 Renda mensal nada mais é do que a somatória de tudo o que você recebe durante o mês: isso inclui seu salário, toda a renda oriunda de aluguéis de imóveis, rendimentos de poupança, juros de ações e outros investimentos; tudo isso somado durante o mês. Existem dois tipos de renda nessa renda mensal: a ativa e a passiva.

Ativa é aquela que você consegue por meio do seu trabalho: o seu salário. Já a passiva é toda aquela que você não trabalha para obter: aluguéis, investimentos, rendimentos, etc. Como vamos explicar diferentes tipos de investimento para alcançar a tão sonhada independência financeira, quando citarmos renda mensal estaremos focando na renda oriunda via investimentos e não a de salário, ou seja, falaremos da renda passiva daqui pra frente. Dessa forma vai ser possível identificar, de acordo com o seu perfil, qual é o melhor investimento para renda mensal. 

Melhor aplicação para reserva de emergência: Tesouro Selic 

Todo mundo sabe que está cada vez mais difícil fazer uma reserva financeira com os boletos acumulando no final do mês. Mas a máxima do “é melhor prevenir do que remediar” tem que ser uma prioridade na vida de qualquer pessoa, e se você quer alcançar uma boa renda mensal você precisa olhar para isso o quanto antes.

O primeiro passo é ter uma reserva de emergência. Com ela, você nunca vai ser pego desprevenido seja por situações inesperadas, doenças, sinistros ou mesmo por um momento inoportuno de desemprego estendido. Essa reserva deve equivaler entre 5 e 6 meses do seu custo de vida. Geralmente aquele dinheirinho que as pessoas colocam numa poupança para momentos como os citados acima, mas que nunca imaginou que ele poderia ter um melhor rendimento.

Se você não entende muito sobre investimentos, mas já conseguiu juntar uma quantia para a sua própria reserva de emergência, ou pretende começar a juntar agora, o Tesouro Selic é uma uma opção. Isso acontece porque esse investimento é de baixo risco, e já que não se pode arriscar muito com esse tipo de reserva pois, como já foi falado aqui, ela é para emergências o Selic é uma alternativa.

O Tesouro Selic é uma boa opção nesse caso porque uma vez que algo emergencial acontece, e você precise resgatar algum valor rapidamente, esse investimento te oferece essa possibilidade, além de ter um custo administrativo baixo quando comparado à outros investimentos, 0,08% ao ano.

Melhor aplicação para crescimento do patrimônio no longo prazo: ações

Se você já tem uma reserva de emergências aplicada, e agora busca um próximo passo, visando o melhor investimento para renda mensal, o segredo para subir esse degrau é: diversificação.

Quando falamos de aplicações, ainda mais quando estamos procurando o melhor investimentos para renda mensal para um perfil específico, estamos falando de correr riscos. Não existe investimento 100% seguro, por isso a diversificação de aplicações é um reforço na hora de diminuir os riscos. Vamos falar sobre outras maneiras de diversificar os investimentos nos próximos tópicos. Neste momento  umvamos focar em um investimento de longo prazo para crescimento do patrimônio: ações.

Investir em ações é uma boa opção para investimento no longo prazo, mesmo que seja variável (sobe e desce de acordo com as especulações do mercado financeiro) pois o mercado de ações historicamente tem potencial de ganho superior às aplicações de renda fixa.  Para se ter uma ideia do retorno, o Valor Econômico divulgou um levantamento que indicou que os 10 fundos de ações mais rentáveis nos primeiros 6 meses de 2019 deram, em média, 23,3% de retorno acima da Ibovespa e mais de sete vezes o CDI. Como podemos ver nesse caso, diferente do Tesouro Selic é necessário aprofundar um pouco mais seus conhecimentos no mercado, saber escolher ações de companhias com cuidado, saber quando é o melhor momento de compra e venda, etc.

O que não pode ser ignorado é que tempo é essencial para que esse tipo de investimento em empresas deem resultados mais robustos (principalmente quando estamos falando de um país pouco estável economicamente). A diversificação aqui também é a chave para minimizar os riscos, e por isso esse tipo de investimento é para quem já possui algumas fontes de investimento distintas, já tem mais experiência, e quer potencializar no longo prazo o seu patrimônio. 

Melhor aplicação para quem quer dar o primeiro passo além da renda fixa: fundos imobiliários

Se o mercado de ações é um tema ainda muito longe do seu perfil de investimento, ou se você está começando a investir agora, um tipo de aplicação que pode estar mais alinhada às suas necessidades são os fundos imobiliários. Esse tipo de investimento se trata ainda de uma aplicação em renda variável porém com menor volatilidade, bem mais alinhado aos investidores que ainda não estão seguros para o investimento de ações, mas já tem algum capital em outras fontes de investimento. O segredo aqui é sempre entender o seu perfil, sua meta, e assim calcular qual é o melhor investimento para renda mensal.

Importante frisar, que o investidor aqui compra cotas de um fundo e, apesar de ser o titular, ele na prática não exerce qualquer direito real sobre os imóveis. Não é como se você fosse o proprietário e recebesse o aluguel de um imóvel, diferente disso, a pessoa aplica em um fundo que direciona os recursos investidos em diversos empreendimentos imobiliários sejam eles edifícios comerciais, escritórios, shopping centers, etc.

Funciona basicamente assim: você pode participar de uma oferta pública ou mesmo comprar diretamente com algum cotista que deseja diminuir seu número de cotas ou mesmo sair do fundo. Daí pra frente o FII funciona de maneira parecida com as ações: os imóveis do fundo podem valorizar ou desvalorizar e seus rendimentos são repassados proporcionalmente pelo fundo aos donos das cotas. Outra maneira de lucrar é também vender as sua participação no fundo, já que se trata de um fundo fechado. Nos últimos anos investimentos do tipo FII chegaram a lucrar até 30%, ou seja o rendimento é realmente interessante.

Melhor aplicação para quem quer se proteger de alta da inflação: Tesouro IPCA+ 

É a variação abundante da inflação que te impede de investir? Temos uma opção para isso também! Se para você o melhor investimento para renda mensal é aquele blindado da inflação e que faz seu dinheiro crescer no longo prazo, então o seu tipo de investimento é o Tesouro IPCA+ (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), um tipo de título oferecido pelo Tesouro Direto.

Esse tipo de investimento é um conjunto de títulos de renda fixa, ele basicamente financia as atividades do Governo Federal negociando ativos públicos do mesmo. Desse modo o investidor se preserva da inflação e consegue projetar investimentos de longo prazo com segurança.

Como você pode perceber nesse artigo, há vários perfis e meios de investir o seu dinheiro. O essencial aqui é entender qual é o seu perfil e, alinhado com as opções de investimentos, conseguir encontrar qual é o melhor investimento para renda mensal que te favoreça.

Recomendados

Investimentos

Bolsa de Valores: o que é, qual sua importância e 5 razões para investir

A Bolsa de Valores pode ser uma maneira de aumentar a rentabilidade dos seus ...

5 anos atrás

Investimentos

Capitalização simples: entenda o conceito e impactos nos investimentos

Saiba mais sobre a capitalização simples, como calcular e qual sua utilidade para o ...

4 anos atrás

Investimentos

Entenda o que é uma carteira de investimentos e como montar a sua

Construa seu perfil de investidor para descobrir qual estrátegia se encaixa melhor e ...

5 anos atrás