O que é e como funciona a taxa de corretagem?

A taxa de corretagem é uma quantia que as corretoras de valores cobram por cada negociação de compra e venda de ativos na Bolsa de Valores. O valor da taxa de corretagem pode variardependendo da instituição e tipo de operação

taxa de corretagem

Interessados em investir no mercado de ações precisam contratar um intermediador: as corretoras de valores. Para realizar uma operação de compra ou venda de ações e ativos na bolsa de valores, as corretoras cobram um custo operacional nos investimentos, como por exemplo a taxa de corretagem.

O valor cobrado pela operação pode variar de acordo com o volume da transação. Além disso, algumas corretoras podem cobrar ainda uma porcentagem em cima da quantia negociada. Em cada modalidade de investimento pode existir diferenças nos processos de cobranças determinado em contrato.

Saiba tudo sobre a taxa de corretagem nos investimentos, como é calculada e por que é cobrada pelas corretoras.

O que é taxa de corretagem?

A taxa de corretagem é uma quantia que as corretoras de valores cobram por cada negociação de compra e venda de ativos na Bolsa de Valores. Ao realizar uma operação de compra ou de venda de ações na Bolsa, a corretora retira uma taxa de acordo com regras estipuladas em contrato pela sua corretora.

O valor da taxa de corretagem cobrado pode variar dependendo da instituição e tipo de operação. No entanto, a cobrança pode ser fixa ou variável.

Na corretagem fixa é estipulado um valor fixo a ser cobrado, independentemente do valor da operação. A faixa de preço neste modelo de cobrança pode variar de R$ 10 a R$ 20 por operação. Algumas instituições adotam uma taxa única, independentemente do valor da operação. Outras fazem uma distinção entre operações pequenas e grandes, acrescentando uma porcentagem que varia conforme o total aplicado e a operação realizada.

Já na corretagem variável é aplicada uma porcentagem sobre o montante da operação. Para grandes investidores e para quem investe em renda variável, a taxa de corretagem pode ser quase irrelevante. Já para um investidor pequeno, pode representar 5 ou 10% do valor total investido.

Como não pagar a taxa de corretagem

O pagamento da corretagem é obrigatório, mas algumas instituições podem isentar o investidor do pagamento de algumas taxas dependendo do volume de negociações ou do tipo de investimento. Mas o investidor deve ficar atento aos custos totais do investimento e não apenas à taxa de corretagem para evitar cobranças abusivas para realização das transações.

O pagamento da taxa de corretagem impacta diretamente na rentabilidade dos investimentos. Por esse motivo, antes de escolher a corretora de valores é importante observar as taxas cobradas para os serviços oferecidos e buscar corretoras que não cobrem taxas abusivas.

Dicas para escolher uma corretora de valores

 

Avalie a credibilidade da corretora

Com a popularização existe uma variedade de corretoras que oferecem seus serviços e outros serviços auxiliares com uma gama de opções de investimentos bem variadas

Avalie o histórico da empresa e a sua evolução ao longo do tempo para identificar qual delas possui a melhor reputação no mercado. Busque informações em canais de confiança e confira avaliações dos próprios clientes.

 

Busque corretoras que cobrem taxas acessíveis

Busque corretoras com menor taxa de corretagem. Afinal, esse custo impacta diretamente na rentabilidade dos investimentos. Por isso, o ideal é analisar os valores cobrados e, até mesmo, realizar algumas simulações antes de escolher uma corretora de imóveis.

 

Priorize transparência nas operações

Para escolher a corretora ideal, é preciso avaliar não apenas o valor das taxas, mas outras comodidades oferecidas. Isso porque, ter acesso a uma boa plataforma de investimentos, permite, por exemplo,  maior transparência para acompanhamento das suas aplicações.

Quer saber quais as corretoras ideais para você? Conheça a Capital Research e tenha acesso a conteúdos gratuitos exclusivos para encontrar as melhores oportunidades de investimento.

Recomendados

Investimentos

Ação Vale: saiba as informações principais e o que pode afetar em seu valor

Conheça mais sobre a VALE3, código das ações da Vale, e entenda quais fatores ...

5 anos atrás

Investimentos

Block trade: tudo que você precisa saber sobre o assunto

O block trade é uma grande oferta de ações na bolsa. Confira tudo que você ...

4 anos atrás

Investimentos

Bolsa de Valores: o que é, qual sua importância e 5 razões para investir

A Bolsa de Valores pode ser uma maneira de aumentar a rentabilidade dos seus ...

5 anos atrás