Como a técnica tape reading tem influenciado investimentos há quase um século

Método auxilia a ler o mercado e saber qual caminho seguir em direção aos melhores resultados

O termo tape reading tem origem nos anos 1920, quando as informações acerca dos negócios na Bolsa de Valores eram transmitidas por meio de uma máquina chamada Ticker Tape Machine.

Esse equipamento era um tipo de telégrafo que ficava instalado nos escritórios dos traders da época, e apresentava entre 15 a 20 minutos de atraso em relação às atividades da bolsa. Foi apenas em 1966 que as informações das negociações da NYSE (bolsa de ações de Nova York) passaram a ser transmitidas em “tempo real” para os traders.

As fitas de papel que saíam desses telégrafos continham apenas os códigos da ação, a quantidade negociada e uma seta indicando se o preço negociado estava acima ou abaixo do fechamento anterior. Dependendo da máquina, poderia aparecer também a variação em porcentagem em relação ao fechamento do dia anterior.

Os tape reading, ou melhor, as pessoas que liam a fita, eram conhecidas por entender e analisar bem o mercado, justamente porque sabiam acompanhar as movimentações e, a partir daí, posicionavam-se de forma favorável à obtenção de lucros nas operações.

Por isso, até hoje, quando falamos de Análise de fluxo de ordens, utilizamos o termo Tape Reading, porque ninguém melhor do que alguém que passava o dia inteiro lendo as fitas de movimentação para saber para qual direção os maiores volumes financeiros estão seguindo e nos dizer qual o melhor caminho a seguir.

Podemos dizer que a Ticker Tape Machine se modernizou um pouco de lá para cá e, atualmente, a informação chega por meio de softwares conectados aos mercados financeiros em tempo real, além de existirem outras ferramentas que auxiliam no tape reading e nas tomadas de decisões.

Ferramentas do tape reading

Existem três ferramentas essenciais para quem faz tape reading. Histórico de negócios, livros de ofertas e volume profile.

 

Histórico de Negócios

Esta é a ferramenta mais parecida com a fita que deu origem ao termo. Aqui são mostradas todas as negociações envolvendo um ativo e as informações relativas a cada um deles, como preço, data e hora, tamanho do lote negociado e corretora que enviou a ordem. Assim, você perceberá quem são os formadores de preços daquela ação durante o pregão.

 

Livro de Ofertas

Ele mostra as intenções de compra e venda de ações. Através dele, você vê as ordens que aguardam a execução e os seus respectivos volumes.

 

Volume Profile

Também conhecida como Volume at Price, como o próprio nome já diz, é uma ferramenta que apresenta o volume negociado em cada preço, dentro de um período. Aqui você pode identificar pontos de resistência e rompimento das cotações.

Tape reading na prática

A análise do fluxo de ordens, ou tape reading, é algo que se desenvolve muito com a prática, contudo, existem alguns truques que podem auxiliar nesse processo. Um ponto importante é compreender quais são as dicas que cada uma das ferramentas listadas acima nos dá, pois, através delas, podemos descobrir os rastros deixados pelos grandes investidores do mercado e seguir seus passos.

Por meio do histórico de negócios, é possível perceber o que de fato está acontecendo no mercado. A quantidade e qualidade das ordens que estão chegando, sua cadência e quais negócios estão sendo executados.

Já com o livro de ofertas podemos notar a intenção dos investidores, ao observar as ordens que ficam passivas aguardando execução. Contudo, esse aspecto às vezes pode apresentar pegadinhas e blefes, quando as ordens que ficam expostas são canceladas, por exemplo, ao passo que, com o volume profile, é possível delimitar as regiões de acumulação, absorção e pontos importantes de rompimento.

A partir da análise entre as intenções de negociação e dos negócios realmente realizados, fica mais fácil encontrar o preço de equilíbrio ideal para fazer as suas ofertas.

Basicamente, o Tape Reading mostra as tendências de formação de preços, os volumes de negociação e os caminhos seguidos pelos grandes investidores do mercado.

Por fim, vale frisar que a sua utilização é voltada para os traders, já que eles operam no curto prazo.

Tape reading na Bovespa

Para utilizar a técnica de Tape Reading na Bovespa, a primeira medida a ser tomada é ter acesso ao Home Broker. Para isso, é necessário possuir uma conta em uma corretora de confiança.

Depois de acessar a plataforma de operações e buscar a ação que deseja, você vai ver o livro de ofertas daquele papel. Ao analisá-lo, poderá notar que ele mostra os preços das intenções de negócios tanto para a compra quanto para a venda da ação. Além disso, poderá descobrir também quais são as instituições responsáveis por enviar as ordens.

De acordo com as suas estratégias, dentro do home broker é possível fazer ofertas de compra e venda, além de determinar stop loss.

Vantagens e Desvantagens

O conhecimento e a capacidade de análise são imprescindíveis para quem atua na bolsa de valores. Portanto, aprender sobre essa técnica pode trazer excelentes retornos, já que uma das principais vantagens do trade reading é o aumento da percepção do mercado, identificação das oportunidades e, a partir disso, propriedade para ir na direção certa com maior precisão.

No entanto, o trade reading demanda prática, o que significa dizer que, talvez, no início, os resultados não sejam tão bons quanto o esperado, fazendo com que o investidor iniciante desanime e não utilize a técnica tempo o suficiente até realmente aprender a ler o mercado e fazer boas operações.

Todavia, a Capital Research auxilia quem quer aprender como atuar com essa técnica e, com a ajuda de especialistas experientes e informações relevantes sobre o assunto, o aprendizado é sempre mais rápido.

Recomendados

Investimentos

Bearish: Sobre ursos e touros no mercado financeiro

Saiba tudo em nosso artigo sobre o bearish no mercado de ações, qual é o seu ...

4 anos atrás

Investimentos

Como calcular a TIR e usar a Taxa Interna de Retorno para investir

...

5 anos atrás

Investimentos

Debêntures Incentivadas: guia completo para aprender tudo sobre!

Saiba o que são, como investir, quais são as vantagens, desvantagens e muito mais! ...

5 anos atrás