Saiba quais são os tipos de investidor e em qual perfil você se encaixa

Entenda quais são os perfis de investidores mais conhecidos e saiba em qual deles você se enquadra.

tipos de investidor

O mercado financeiro está cheio de opções de investimento. Alguns com mais riscos, outros com menos, uns com mais liquidez, etc. Para saber quais são os melhores investimentos para você, é necessário entender que existem basicamente três tipos de investidores, e para cada um deles, algumas indicações de produtos do mercado financeiro.

Inclusive, quando se contrata uma corretora de investimentos, é realizado um teste de suitability, pelo qual são realizadas várias perguntas para identificar em qual dos tipos de investidor você se encaixa. A partir daí é que são apresentados os investimentos adequados ao seu perfil.

 

Quais são os tipos de investidor?

Os tipos de investidor mais conhecidos são três: conservador, moderado e arrojado (ou agressivo). No entanto, as instituições financeiras podem criar sua própria nomenclatura para identificar os melhores produtos para seus clientes.

Em linhas gerais, os investidores conservadores não aceitam riscos, e ficam satisfeitos com retornos menores. Os moderados conseguem arriscar um pouco mais, mas procuram equilibrar sua carteira com investimentos de riscos bastante pequenos. Já os arrojados ou agressivos apostam alto e são mais confortáveis com riscos maiores, embora mesmo essas pessoas invistam uma parte em produtos de menos risco, para obter uma certa liquidez.

Abaixo, explicamos melhor cada um desses tipos de investidor:

 

Investidor Conservador

Esse tipo de investidor prioriza a preservação de seus recursos, e não assume riscos, não tolerando perdas e nem falta de liquidez. Geralmente, é um investidor iniciante, com objetivos de curto e médio prazos. Para esse investidor, recomendam-se os fundos de renda fixa, como:

  • Tesouro Direto
  • CDB – Certificado de Depósito Bancário
  • LCI – Letras de Crédito Imobiliário
  • LCA – Letras de Crédito do Agronegócio

 

Investidor Moderado

Esse investidor assume um pouco mais de risco, para obter uma rentabilidade maior. Ele investe de forma equilibrada em diversos produtos, como renda fixa, ações e fundos multimercado. Apesar de ser um pouco mais arriscado, os ativos de risco ainda são minoria em sua carteira de investimentos, que geralmente é composta dos seguintes produtos:

  • Fundos de renda fixa
  • Fundos multimercado
  • Ações
  • Debêntures
  • Fundos imobiliários
  • Letras financeiras

 

Investidor Arrojado ou Agressivo

São investidores que assumem riscos mais altos e entendem que o mercado oscila, e em médio e longo prazos, apresentam maior estabilidade. Esses tipos de investidores priorizam a rentabilidade, e não a segurança do investimento, tendo amplo conhecimento sobre o mercado financeiro. Eles atuam com mais força no mercado de ações, mas também apostam em produtos ligados aos investidores conservadores e moderados. Afinal, ser arrojado não significa apostar todo o patrimônio, mas sim ter informações suficientes para arriscar mais.

Qual é o seu perfil de investidor?

Você está entrando agora no mercado de investimentos? Já tem algum conhecimento? Está procurando mais rentabilidade ou quer apenas manter o patrimônio que você já tem? Consegue tolerar riscos? Pode manter seu investimento durante um longo período de tempo ou tem algum objetivo em vista em curto e médio prazos?

Para identificar seu perfil de investidor e obter cada vez mais conhecimentos sobre a área, cadastre-se no site da Capital Research e tenha todas as informações que você precisa para descobrir seu perfil e conquistar seu espaço no mercado financeiro!

Recomendados

Investimentos

Investidor Anjo - Entenda o que é e como pode ajudar em seu negócio

Leia mais sobre o que é um investidor anjo e como pode ser o principal impulso que ...

5 anos atrás

Investimentos

Come-cotas: entenda melhor o que é e qual investidor pode afetar

Saiba como o imposto come-cotas age, quais alíquotas, como funciona a tabela ...

5 anos atrás

Investimentos

Investidor de risco: o que é e qual a sua importância para o mercado?

Saiba o que é um investidor de risco e entenda qual o papel que ele desempenha ...

4 anos atrás