Vantagens da previdência privada e dicas para seu investimento

Quer descobrir quais são as principais vantagens da previdência privada e por que vale a pena no longo prazo? Confira.

Quer descobrir quais são as principais vantagens da previdência privada e por que esse investimento vale a pena no longo prazo? Então você chegou ao lugar certo.

Os benefícios são inúmeros:

  • Benefícios tributários
  • Visão de longo prazo
  • Gestão profissional dos recursos
  • Facilidade na transmissão do patrimônio
  • Liberdade de escolha do tipo de resgate.

Essas são apenas algumas das vantagens da previdência privada. Mas, para ter acesso a elas, é importante fazer uma boa pesquisa, planejar suas finanças e escolher o plano certo para o seu perfil.

Interessado em saber mais? Siga a leitura.

Vantagens da previdência privada

A seguir, confira algumas das principais vantagens da previdência privada para quem busca retornos no longo prazo:

Benefícios tributários

Os planos de previdência são os que contam com o maior número de benefícios tributários. Por ser um produto financeiro voltado para objetivos de longo prazo, como a aposentadoria, esses incentivos servem para desestimular aplicações de curto e médio prazo. 

Um deles é a isenção do chamado “come-cotas”, antecipação do recolhimento do IR que tem impacto em diferentes fundos de investimento. Dessa forma, a rentabilidade final é maior, já que o dinheiro que seria recolhido continua rendendo por muitos anos. O IR só é pago na hora de resgatar ou receber o benefício em forma de renda.

Outro ponto positivo é que o investidor pode decidir entre duas tabelas de tributação

Na tabela progressiva, quanto maior o valor recebido, maior será a alíquota de Imposto de Renda, que começa em zero e chega a 27,5%. 

Já a tabela regressiva conta com alíquotas decrescentes de acordo com o tempo de investimento, chegando à alíquota mínima do mercado, 10%.

Além disso, você pode escolher entre VGBL (normalmente recomendado para quem faz a declaração simplificada do Imposto de Renda) e o PGBL (que permite a dedução de até 12% da renda bruta no IR).

Visão de longo prazo

Entre as principais vantagens da previdência privada, está o olhar para o futuro, e não para o curto prazo. Dessa forma, você pode manter seus recursos aplicados por muito tempo, nas mãos de gestores profissionais, que têm condições de combinar renda fixa e variável para a melhor rentabilidade final.

Portabilidade

Outro ponto relevante é a possibilidade de trocar de fundo sem resgatar o valor para depois investir em outro plano. Assim, o investidor não precisa pagar taxas ou Imposto de Renda.

A portabilidade pode ser feita dentro da mesma instituição financeira ou entre diferentes empresas. Só não é possível trocar um plano PBGL por um VGBL, e vice-versa.

Transmissão de patrimônio

Em caso de morte, os recursos captados na forma de previdência privada podem ser direcionados diretamente para beneficiários escolhidos pelo investidor. Os recursos não caem em inventário e são passados aos beneficiários rapidamente.

Isenção de ITCMD

Pela regra, no caso de morte do beneficiário da Previdência Privada, não há incidência do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD). A escolha e o percentual para cada beneficiário são livres, desde que respeitada a herança legítima.

Para quem a previdência privada é vantajosa

Veja quando a previdência privada é a melhor alternativa:

Quem investe para a aposentadoria

A previdência complementar tem uma função importante ao servir como uma renda adicional à previdência social. Em meio às incertezas políticas e econômicas de um país emergente como o Brasil, a previdência privada se mostra muito vantajosa para quem investe para a aposentadoria.

Quem pensa no futuro financeiro dos filhos

A previdência privada também é uma alternativa vantajosa para bancar os custos dos estudos dos filhos no futuro, por exemplo. Para isso, é possível fazer um plano de previdência privada infantil. 

Esse tipo de investimento é feito com o objetivo de cobrir os custos da faculdade,  compra de um carro ou até para servir de fundo de reserva o futuro.

Quem busca gestão profissional

A previdência privada é vantajosa para quem busca gestão profissional de seus investimentos. Atualmente, as grandes gestoras de fundos de renda fixa, ações e multimercados oferecem opções variadas de previdência privada, adaptadas ao perfil de cada tipo de investidor. 

Aproveite as vantagens da previdência privada

Se você quer entender melhor as vantagens da previdência privada e combinar esse investimento a outras aplicações em renda fixa e variável, vale a pena conhecer o trabalho da Capital Research.

Assine o nosso plano para ficar por dentro das novidades do mercado financeiro, conhecer mais aplicações de longo prazo e revolucionar suas finanças para o futuro — sempre de olho na conservação e multiplicação do patrimônio.

Recomendados

Investimentos

O que é PGBL e como investir em previdência privada

...

4 anos atrás

Investimentos

Por que contratar previdência privada (GUIA)

...

4 anos atrás

Investimentos

INSS ou Previdência Privada: qual opção vale mais a pena?

Confira tudo o que você precisa saber sobre INSS e previdência privada e como ...

4 anos atrás