Lidando com meu dinheiro: XP Investimentos é confiável?

Será que a XP investimentos é confiável? Leia o nosso artigo e saiba se ela é uma boa opção para investir.

Nos últimos anos vem crescendo a procura de investidores por corretoras de valores independentes. Isso porque, além delas apresentarem taxas mais atrativas do que aquelas praticadas pelos bancos tradicionais, elas costumam exigir valores iniciais menores, o que atrai especialmente os pequenos e médios investidores.

Outra vantagem dessas corretoras é que, por não estarem ligadas a nenhuma instituição bancária,  elas conseguem oferecer um leque mais variado de produtos, trazendo  melhores opções de investimento.

As corretoras também costumam ter como diferencial equipes especializadas para o atendimento dos investidores, material didático e simuladores de investimentos para auxiliar os seus clientes.

Com um mercado em ascensão e com tantas concorrentes no mercado, as vezes fica difícil saber qual corretora apresenta mais vantagens, e claro, mais segurança para os seus investimentos.

Sendo assim, apostar em uma líder de mercado pode ser a decisão mais acertada. E é aí que entra a XP Investimentos.

Conheça a XP Investimentos

A XP Investimentos é a líder do mercado nacional em corretagem de valores. Ela faz parte do Grupo XP, fundado em 2001 e formado por diversas marcas e empresas. Para se ter uma ideia, além da própria XP Investimentos, o grupo conta ainda com corretoras como a Rico e a Clear.

Com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, o Grupo XP possui um total de R$ 250 bilhões em ativos e lucro líquido de R$ 465,5 milhões ao ano.

 XP Investimentos é confiável?

 A XP Investimentos é a maior corretora independente do Brasil, tendo conquistado grande respeito e credibilidade diante do mercado.

A instituição é habilitada pela CVM e foi a primeira do mercado nacional a apresentar o selo Cetip, uma garantia de que todos os investimentos intermediados pela corretora estão de fato registrados em nome dos clientes. Ela conta ainda com 4 selos do Programa de Qualificação Operacional da Bolsa.

Em pesquisa realizada pela Proteste, em 2018, a XP levou o primeiro lugar nos quesitos experiência do consumidor, segurança e melhor avaliação final. O órgão de defesa do consumidor avaliou o serviço de Home Broker de 10 das principais corretoras do país.

Vantagens e desvantagens

A XP possui escritórios espalhados por todo o Brasil e conta com oferta de assessoria para diversos tipos de investidores, isso sem falar na segurança que apenas uma líder de mercado pode garantir.

Também podemos apontar como uma das vantagens de se investir na XP o fato de ela possuir um leque muito diversificado de produtos, tendo opções de investimento em renda fixa (tesouro direito, CDI, CDB LCI e LCA), mercado de ações, contratos futuros, mini-dólar, fundo de investimentos, fundos imobiliários, previdência privada, entre outros.

Além disso, ela pratica taxa zero para custos operacionais em diversas de suas modalidades, como taxa de custódia na renda fixa, bolsa e COE. Ela também não pratica cobranças de taxa de custódia para operações no Tesouro Direto ou TED para as retiradas de dinheiro.

Já as taxas de corretagem praticadas para operações são muito altas, se comparadas com as de suas concorrentes.

A corretora também apresenta desvantagem no quesito “acessibilidade”. Apesar de contar com uma plataforma sólida e amigável, a empresa disponibiliza um aplicativo de celular inferior ao das concorrentes e o seu Home Broker que é muito complexo e difícil de usar.

Os clientes também costumam reclamar que, muitas vezes, o marketing de seus agentes autônomos podem induzir o investidor ao erro.

Reputação online

No Reclame Aqui, a  XP Investimentos está classificada em 8.3/10, índice considerado ótimo. Há 1279 reclamações contra a corretora, sendo que destas, apenas 10 não foram respondidas. O tempo estimado de resposta é de 2 dias e 8 horas.

Dentro os clientes que reclamaram, 78,1% disseram que voltariam a fazer negócio com a corretora, e a nota dos consumidores para a empresa é 7,28%.

Como investir na XP Investimentos

O primeiro passo para começar a investir na XP é abrir uma conta. Isso pode ser feito pelo site da corretora, seja no computador ou no seu dispositivo móvel. Depois você deverá responder a um questionário que irá ajudar a definir qual é o seu perfil de investidor.

Feito isso, você poderá criar as suas senhas, uma para os serviços de atendimento e outra que funciona como uma assinatura digital que permite que você finalize as operações realizadas na plataforma. Ambas as senhas serão enviadas por e-mail e devem ser mantidas em segurança.

Uma vez aberta a sua conta, você deverá transferir o dinheiro a ser investido para ela através de um TED. Por questões de segurança, a XP só aceita transferências realizadas entre contas de mesma titularidade.

Feito isso, você poderá começar a investir, escolhendo dentre as opções disponíveis na plataforma.

Vale a pena investir na XP Investimentos

A resposta é sim! Sendo a maior do mercado, a XP oferece uma grande segurança e credibilidade aos seus clientes. Além disso, a empresa é conhecida por prezar sempre pela excelência.

Para conhecer mais sobre o mundo dos investimentos e receber de forma gratuita conteúdo exclusivo produzido pelo time de especialistas da Capital Research, acesse o nosso site e veja como é fácil receber recomendações e relatórios sobre investimentos.

Recomendados

Investimentos

Rico ou XP: Saiba quais as diferenças e semelhanças antes de investir

Saiba quais as diferenças e semelhanças entre Rico e Xp antes de fazer seu ...

4 anos atrás

Investimentos

Entenda como utilizar o Excel para calcular juros compostos

Veja em passos simples e explicados como usar o Excel para calcular rapidamente e ...

5 anos atrás

Investimentos

Swap Cambial: Entenda o que é

Sabe o que é Swap Cambial? Explicaremos para você como funciona a transação na ...

4 anos atrás