RayDalio
Fundos de Investimento

Ray Dalio: Estratégia e princípios para todas as estações

Rafael Amaral28/09/2020

Você está preparado para a nova queda do mercado?

Não importa se você tem anos ou meses de mercado financeiro, com certeza o que esse ano te mostrou é que ninguém consegue prever quando a próxima queda ocorrerá.

Porém, infelizmente, o que mais você vê por aí é exatamente o oposto: os mais diversos profissionais tentando te convencer o contrário, de que sabem prever o futuro.

Neste relatório quero te apresentar uma estratégia construída por um dos maiores gestores de hedge funds do mundo, que criou um fundo para estar preparado para esses cenários. Um portfólio construído para performar em todos os mercados, seja de alta ou baixa.

Gerido pela Bridgewater Associates, uma das maiores e mais renomadas gestoras de recursos do mundo, a estratégia do fundo que vamos abordar foi desenhada por Ray Dalio.

Dalio é o fundador da Bridgewater Associates e um dos investidores mais influentes da atualidade.

Idealizado para ser a estratégia do seu próprio trust com o objetivo de ser um portfólio confiável para estar alocado no longo prazo, Dalio, Bob e Greg (CO – CIOs) construíram assim o All Weather Porfolio, uma carteira global e dinâmica para suportar todos os tipos de mudanças da economia.

Gama Bridgewater Global Risk Premium USD FIC FIM IE

34.447.464/0001

O Gama Bridgewater Global Risk Premium USD FIC FIM IE é o fundo local que dá acesso à estratégia do fundo da Bridgewater, o All Weather 12% Fund.

Em termos de objetivo, o fundo tem como meta um retorno anualizado de 7% (em dólar) com uma volatilidade de até 12%.

Uma característica importante é que ele realiza seus investimentos em dólar, tendo, assim, exposição cambial e desempenhando um papel de proteção para o portfólio.

A filosofia de investimento da gestora é baseada em três pilares:

  • Fundamentalista: Buscar identificar as conexões atemporais e universais de causa e efeito que compõem a economia e o mercado.
  • Sistemática: Construir regras explícitas que possam ser discutidas e testadas em diferentes ambientes econômicos.
  • Diversificada: Balancear o risco dos fluxos de retornos a fim de maximizar o perfil de risco e retorno da carteira e minimizar a dependência entre os ativos.

Estratégia

“Ao olhar para trás ao longo da história, há uma coisa que podemos ver com certeza: todo investimento tem um ambiente ideal no qual prospera. Em outras palavras, há uma estação para tudo.”- Ray Dalio [1]

Essencialmente, Dalio acredita que existem quatro premissas que fazem os preços dos ativos se alterarem:

  1. Inflação
  2. Deflação
  3. Crescimento Econômico
  4. Declínio Econômico

E, quatro ambientes econômicos que afetam as cotações dos ativos:

  1. Inflação acima do esperado (preços em alta)
  2. Inflação (ou deflação) inferior ao esperado
  3. Crescimento econômico acima do esperado 
  4. Crescimento econômico abaixo do esperado

A partir dessa concepção, ele construiu quatro possíveis cenários e alocou igualmente o risco em cada um deles (risk parity).

Partindo do pressuposto que cada cenário tem a mesma chance de ocorrer no futuro, o fundo aloca igualmente para ganhar em qualquer um dos ambientes.

Fonte: Bridgewater | research: the all weather story

O Resultado?

Um portfólio balanceado que entrega o mesmo retorno com 1/3 do risco!

Fonte: Bridgewater | research: risk parity is about balance

E com quedas menores.

Fonte: Bridgewater | research: risk parity is about balance

Um dos mais atuantes gestores no mercado atualmente, Ray Dalio é autor do livro “The Principles”, bestseller que traz diversos princípios que nortearam tanto sua vida pessoal como profissional.

O fundo oferece uma oportunidade de ter um portfolio global altamente diversificado que busca se posicionar em mercados desenvolvidos e emergentes nas diferentes classes de ativos.

Atualmente, o fundo pode ser acessado apenas por investidores profissionais e possui um ticket mínimo de aplicação inicial de R$ 50 mil. XP, BTG e Vitreo são algumas das plataformas em que o fundo está disponível.

***

🔔 Não se esqueça de compartilhar nosso relatório com seu colegas e familiares para que mais pessoas possam ser impactadas e consequentemente passem a invistir melhor.

Lembrando que para receber nossos relatórios em primeira mão na sua caixa de entrada, basta assinar a nossa newsletter, a Capital Now! É só colocar o seu e-mail neste link.😉

E caso tenha dúvidas, é só nos mandar uma pergunta no atendimento@capitalresearch.com.br ou por meio do Instagram ou LinkedIn.

Disclaimer

Aviso legal

A presente publicação visa única e exclusivamente informar os leitores dos temas apresentados e divulgar as atividades da Capital Research, portanto não deve sob qualquer hipótese ser compreendida como oferta de negociação de títulos, valores mobiliários ou quaisquer outros instrumentos financeiros.

Determinados conteúdos produzidos pela equipe da Capital Research podem constituir "Relatório de Análise", conforme definido no artigo 1º § 1º da Instrução CVM 598/2018. Quando da emissão destes Relatórios, os Analistas de Valores Mobiliários responsáveis pela referida emissão e autores dos conteúdos publicados, declaram expressamente que as recomendações de títulos e valores mobiliários apresentadas constituem estritamente suas opiniões pessoais, elaboradas de forma totalmente independente e autônoma, declarando-se ainda responsáveis pelo cumprimento das obrigações dispostas no Art. 20 da referida Instrução.

As informações apresentadas nos relatórios foram baseadas em fontes públicas e consideradas confiáveis na data de publicação, e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação pela Capital Research e/ou analistas em relação a tais mudanças.

Os analistas poderão esclarecer dúvidas de seus leitores através de relatórios ou vídeos que serão enviados simultaneamente a estes, sendo sempre mantida e garantinda a isonomia de informações.

Ressaltamos que as decisões de investimentos devem ser realizadas pelo próprio leitor sob sua total e exclusiva responsabilidade. Os resultados e estatísticas anteriores NÃO devem ser interpretados como garantias de ganhos futuros, sendo que de nenhuma forma a Capital Research e seus analistas, expressamente ou implicitamente, garantem algum desempenho ou a ocorrência de ganhos.

Alguns instrumentos de investimentos podem não ser adequados para todos os leitores, uma vez que os relatórios emitidos pela Capital Research, não levam em conta a situação específica e individualizada de cada um, devendo a decisão final sobre a realização ou não do investimento, ser tomada exclusivamente pelo leitor.

A Capital Research poderá alterar o presente aviso legal sob seus próprios critérios, sem que isto implique em necessidade de qualquer comunicação prévia ao leitor.

“Os analistas de valores mobiliários autores do presente conteúdo declaram, nos termos da Instrução CVM nº 598/2018, que as recomendações de títulos e valores mobiliários apresentadas constituem opiniões pessoais, elaboradas de forma totalmente independente e autônoma. Sob tal circunstância, ainda, os respectivos analistas se declaram responsáveis pelo cumprimento das obrigações dispostas no Art. 20 da referida Instrução.”