Saiba tudo sobre investimento no Mercado Futuro

Especular o futuro de certos ativos pode render bons frutos ao investidor. Entenda como funciona o Mercado Futuro.

mercado futuro

O mercado financeiro é composto por ambientes comerciais que oferecem opções de investimentos diversas. São “praças” onde diferentes tipos de contratos e mercadorias podem ser encontrados. A Bolsa de Valores, por exemplo, é o ambiente onde são negociadas ações de empresas que abriram o capital para investidores externos. Ainda na bolsa, são negociados investimentos de renda fixa, commodities e títulos.

Paralelo à Bolsa de Valores, porém, existe um outro ambiente comercial que dispõe de ótimas opções para quem deseja ampliar o leque de investimentos: o Mercado Futuro.

O que é o Mercado Futuro?

O Mercado Futuro é o ambiente de especulação no qual      são comprados e vendidos contratos futuros referentes a ativos de alto interesse para os investidores — como commodities, moedas e Índices da Bolsa.

No contrato futuro, os investidores envolvidos na negociação se comprometem a adquirir ou vender um ativo em uma data futura com um preço pré-determinado. Não importa se o ativo valorizou ou desvalorizou: o preço se manterá como foi combinado.

>>>Você pode se interessar por esses textos também:

>>>Royalties: tudo o que precisa saber.

>>>O Mercado Monetário e sua função nas operações de curto prazo.

 

Como funciona e como operar no Mercado Futuro: riscos e retornos

Na prática, então, o que está se comprando é um poder sobre as oscilações no valor do ativo: se ele valorizar, você recebe; se desvalorizar, você arca com as perdas. Ou seja, a ideia é comprar um ativo na baixa para posteriormente vender na alta e lucrar.

Caso o ativo se desvalorize, o investidor terá que pagar o prejuízo. São essas variações nos preços que fazem o Mercado Futuro funcionar.

Os contratos futuros são negociados da mesma forma que qualquer ação na Bolsa de Valores. O investidor precisa se cadastrar em uma corretora de valores, acessar sua plataforma de negociação digital (o Home Broker). Em seguida dev     e buscar os contratos de compra e venda padronizados e regulamentados pela Bolsa referentes ao Mercado Futuro.

Um detalhe importante é que, antes de comprar, o investidor precisa possuir uma margem de garantia que lhe possibilite arcar com as consequências de uma possível queda no valor do ativo e um consequente prejuízo.

 

O que é negociado no Mercado Futuro

  • Dólar (as variações no valor da moeda norte-americana são um dos grandes atrativos para investidores que atuam no Mercado Futuro).
  • Euro
  • Ouro
  • Boi Gordo
  • Milho
  • Café
  • Índice Bovespa – indicador de desempenho da Bolsa de Valores
  • Índice S&P 500 – indicador referente às maiores empresas do mundo    
        

Características do Mercado Futuro

  •  Ativos com contratos padronizados.        
  • Agilidade para vender, comprar e negociar contratos.      
  • Possibilidade de movimentar valores maiores do que o investidor realmente possui (alavancagem).    

 

Vantagem e Desvantagem do Mercado Futuro

Vantagem:      o      Mercado Futuro possibilita a potencialização dos ganhos caso o investidor saiba trabalhar com as oscilações do mercado. A percepção de quando um ativo está prestes a ganhar ou perder valor é fundamental

Desvantagem:            mesmo fator que permite sonhar com grandes lucros, a oscilação pode fazer os investidor ter largos prejuízos caso não tenha ainda a experiência e o conhecimento necessários para escolher seus contratos futuros.

 

Quem pode operar no Mercado Futuro?

Qualquer pessoa pode atuar no Mercado Futuro e obter bons resultados e lucros. Antes de escolher seu ativo e estabelecer um contrato  é altamente recomendável que você busque o auxílio de especialistas em investimentos. Eles lhe auxiliarão a enxergar as nuances do mercado financeiro.

Assim, independentemente dos valores oscilarem para cima ou para baixo, você terá o conhecimento necessário para tomar as melhores escolhas e lucrar tanto na alta quanto na baixa.

O preço do dólar impacta no Mercado Futuro?

A taxa do câmbio do dólar sempre vai impactar no mercado financeiro. A própria moeda é um dos ativos negociados no Mercado Futuro. Ficar atento ao      câmbio e entender melhor sobre os fatores que influenciam na oscilação da moeda norte-americana é uma das dicas para quem deseja operar nesse mercado.

Sobre a Capital Research

A Capital Research é uma casa independente que recomenda apenas o que acreditamos ser o melhor para você. Nosso objetivo é te ajudar a escolher os melhores investimentos de forma rápida e direta, sem economês. Para isso, possuímos um time de analistas com anos de experiência que acompanha diariamente o mercado financeiro e traz as melhores análises e recomendações de investimento.

Abra sua conta e tenha acesso a conteúdo exclusivo e gratuito sobre investimentos! Aproveite e assine nossa Newsletter para ter acesso a análises diárias do mercado.

Recomendados

Investimentos

Ação Vale: saiba as informações principais e o que pode afetar em seu valor

Conheça mais sobre a VALE3, código das ações da Vale, e entenda quais fatores ...

5 anos atrás

Investimentos

Built to suit: o que é e como funciona

Built to suit é um formato de locação no qual um imóvel é construído já ...

4 anos atrás

Investimentos

Ebitda: o que é, qual sua importância e como calcular

O Ebitda é um indicador fundamental para decidir se vale a pena investir em uma ...

4 anos atrás